5 Reflexões para o seu café, bar ou restaurante

5 Reflexões para o seu café, bar ou restaurante

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De tempos em tempos, é bom pararmos 5 minutos e refletir sobre o que fazemos e as estratégias do nosso negócio. Mas para os donos de cafés, bares ou restaurantes … levar 5 minutos é uma coisa heróica. Com este post, quero roubar 5 minutos da sua rotina para que você possa mesmo refletir  sobre os caminhos do seu negócio:

Defina seu cliente

Você não vai gostar de todos, porque cada pessoa é diferente e à mesa, todos nós temos gostos variados. O seu produto ou serviço não irá agradar a todos, porque cada um de nós temos necessidades diferentes. Quem é seu cliente? Adapte a sua oferta ao seu perfil: o menu, o salão, o tratamento e o serviço devem estar de acordo com sua clientela. Se for preciso fazer modificações faça. Quando criamos um negócio temos muita paixão, mas é o mercado quem aponta os caminhos para onde você deve ir.

Concentre-se no que funciona

Todos os dias vemos novas tendências, novas formas de produzir alimentos, ferramentas maravilhosas de marketing, formas inovadoras de prestar bons serviços na sala. Você não pode manter tudo. Concentre-se no que funciona e trabalha a 100%. Elimine a ansiedade e incorpore  as melhorias pouco a pouco.

Invista em marketing

Defina um título para marketing. Mova as redes sociais, melhore a sua comunicação interna e estude possíveis ações publicitárias. É o investimento que fidelizará o seu cliente e trará novas reservas. Hoje em dia você não tem desculpas, se você não fizer isso, seus concorrentes o farão, e eles se posicionarão muito melhor do que você na frente de seus clientes.

Conecte-se com seu cliente

Não importa o quanto você tente planejar sua estratégia, há muitos fatores que não estão sob seu controle. E um deles é a cabeça e o coração dos seus clientes. Por muitas horas você passa na frente de um papel estruturando suas ações, nada lhe dará tanta informação quanto o feedback daqueles que estão sentados em suas mesas. Deixe-se influenciar por eles, ouça-os.

Deixe o seu público falar

Claro que o seu café é o melhor da cidade, e os molhos que saem da sua cozinha são os mais saborosos. A simpatia de seus garçons é lendária e as sobremesas são únicas na sua região. Mas deixe os clientes dizerem … Você dizer isto e ficar vendendo isto o tempo todo cansa, e hoje as pessoas acreditam mais na avaliação de outras pessoas que já tiveram esta experiência. A auto-proclamação nem sempre funciona.

Aline mora na Espanha e tem muitas dicas incríveis de hospitalidade. Leia mais artigos dela na Farofa AQUI e conheça seu trabalho AQUI.

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