Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

10 blogs sobre comida para você comer com os olhos

25/07/2017

por: Fran Micheli
10 blogs sobre comida para você comer com os olhos

A internet sempre foi terra fértil para o assunto gastronomia e não é à toa que vemos um novo blog sobre comida aparecer a cada hora. É claro que há o conteúdo feito às pressas que surge no calor do momento, mas há também aqueles que têm estudo, muita dedicação, assiduidade e comprometimento com a qualidade das informações e do estilo próprio.

Fizemos uma lista de blogs que acompanhamos e que são deliciosos de ler, fontes de reflexão e que promovem uma discussão aprofundada sobre o ato de comer em suas infinitas possibilidades. Ajeite os óculos aí e aproveite!

  1. Sem Medida

A jornalista e chef Larissa Januário abusa do espaço – carinhosamente chamado de “Casa de Comida” – para compartilhar suas receitas e falar sobre métodos de preparo. Ingredientes simples, típicos de cada região e resultados surpreendentes!

Além disso, o Sem Medida divulga eventos de gastronomia, faz coberturas e tem colunistas que colaboram periodicamente. Uma das áreas mais legais do blog é o Glossário, onde Larissa esmiúça os termos culinários, explicando detalhadamente o que são os nomes complicados da gastronomia e também fala sobre ingredientes, cortes de carnes e procedimentos nem tão populares.   

  1. Gordelícias

Desde 2010, a analista de marketing e historiadora Raquel Arellano divide sua paixão por comida neste espaço. Além das receitas com alto poder de afetividade, Raquel também dá dicas de viagens mundo a fora e de roteiros gastronômicos. Lá tem também uma área interessante de downloads onde você pode baixar utilidades como um planner semanal para organizar suas refeições diárias, cartões de receitas e uma tabela de pesos e medidas.

  1. É o que tem pra hoje

Sob o comando da catarinense Flora Refosco, o blog anda um pouquinho desatualizado, mas tem muito conteúdo legal para quem gosta de alimentação natural e de cultivar seu próprio alimento. Passeando pela permacultura e pela alimentação funcional, o É o que Tem Pra Hoje tem uma delicadeza aconchegante e parece que estamos sentados à mesa com a Flora falando sobre a vida e comida.

  1. Techicolor Kitchen

Patrícia Scarpin é o nome por trás desse blog dedicado à comfort food. Ele foi um dos cinco blogs gastronômicos do mundo nominados para o Saveur's Best Food Blog Awards, na categoria de sobremesas e panificação.

O nome veio em homenagem ao cineasta favorito de Patrícia, Martin Scorcese e a ideia é manter um diário do seu dia-a-dia sempre com o preparo de alguma comida aconchegante no meio. É muito gostoso de ler e dá vontade de sair correndo pra bater um bolo.

  1. Prato Fundo

Com bastante bom humor, o Prato Fundo existe há 10 anos e é mantido pelo Vitor Hugo, farmacêutico-bioquímico e gastrônomo, que dá uma pegada científica aos assuntos da cozinha. Além de receitas, ele traduz para o público leigo questões sob a luz da ciência, como o que é glúten, o que é margarina, como o corpo reage quando alguém tem intolerância ao álcool, como é produzido o foie gras, entre outras curiosidades.

  1. Edifício Tristeza

Quem conhece o crítico gastronômico Júlio Bernardo, o impagável Jotabê, sabe que azedume é sua marca registrada. No blog Edifício Tristeza, ele mete bala nas modinhas gastronômicas, nos jabás jornalísticos e dá dicas de onde ir e não ir. Com muito mau humor (ou bom humor?), Jotabê nos presenteia com uma visão apurada e intocada pelas tendências do universo da comida.

Cuidado, aquele restaurante que você ama pode ser alvo das palavras amargas do Jotabê. E aí, encara?

  1. Gastrolândia

A Ailin Aleixo comanda o Gastrolândia, um espaço com resenhas de restaurantes, matérias, entrevistas, novidades, curiosidades e, é claro, receitinhas das boas. Lá existe uma seção chamada Dicionário onde é possível encontrar todos os tipos possíveis de queijos, bebidas e temperos.

  1. What the Fork

Também comandado por um jornalista, o Rafael Tonon (que também foi colunista na primeira edição da Farofa Magazine), o What The Fork apresenta textos analíticos que se aprofundam no universo gastronômico para degustar com calma. Recentemente, o blog foi migrado para a plataforma do Medium e está sendo readaptado com o conteúdo postado aos poucos.

  1. Cozinha em Cena

Já pensou em aprender a cozinhar as receitas que aparecem em filmes e seriados? Essa é a proposta do Cozinha em Cena, blog da Sara Graciano, de Porto Alegre. No espaço, textos sobre a relação do cinema com a culinária, em uma linguagem apaixonante. No cardápio, comidinhas que aparecem em Breaking Bad, Okja, Bates Motel, LOVE, Big Little Lies, entre outras atrações.

Para cinéfilos e viciados em série: fica a dica.

  1. Um Blog de Comida

Ana Samas é a autora deste espaço que mistura comida, relações afetivas e escrita. Textos saborosos e profundos, mesclando coisas da vida, filosofia e comportamento. Vale a pena sentar, ler e digerir com um sorrisinho no rosto.

E aí, tem algum blog legal pra indicar pra gente? Deixe o link nos comentários!

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Curso de mixologia brasileira ensina sobre coquetelaria nacional

Curso de mixologia brasileira ensina sobre coquetelaria nacional

O Curso de Mixologia Brasileira é ministrado por Marco De la Roche, pioneiro no país, que já formou mais de 190 pessoas com seu curso de Mixologia. A primeira turma deste módulo acontecerá nos dias 02,03,04 de julho de 2018 em São Paulo.
06/06/2018
Quentinhas
Porter, Porteira & Portão, cerveja escura com amendoim, e a mais delícia de pronunciar pelos caipiras, é lançada

Porter, Porteira & Portão, cerveja escura com amendoim, e a mais delícia de pronunciar pelos caipiras, é lançada

A Porter, Porteira & Portão, eleita a melhor cerveja experimental no maior festival cervejeiro da América do Sul, passa a ser comercializada em Ribeirão Preto
25/05/2018
Quentinhas
Sanduíche de pato colaborativo é lançado em Ribeirão

Sanduíche de pato colaborativo é lançado em Ribeirão

The Black Bulldog e Weird Barrel se unem na criação de sanduíche com molho de redução de cerveja
16/05/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #01
artigos

Aline Silva

Aline Silva

COMO AS REDES SOCIAIS MUDARAM O RELACIONAMENTO DOS RESTAURANTES

Bia Amorim

Bia Amorim

Cerveja fase 2, o cervochato

Carina Tafas

Carina Tafas

Podemos exercitar nossos sentidos e aprimorá-los

Bia Amorim

Bia Amorim

Me tornei uma pessoa previsível fazendo café

Bia Amorim

Bia Amorim

As cervejas que eu tomo na minha TPM

Bia Amorim

Bia Amorim

O que falta ao mercado cervejeiro artesanal?

saiba antes, saiba mais: