Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Quarta edição do Ilumina Festival apresenta concertos de câmara na capital, e no interior do estado

04/01/2018

por: Bia Amorim
Quarta edição do Ilumina Festival apresenta concertos de câmara na capital, e no interior do estado

Após duas semanas de imersão musical, na primeira quinzena de janeiro grupo seleto de 19 jovens músicos sul-americanos dividem o palco com 11 importantes solistas brasileiros e internacionais em dez concertos gratuitos na capital e no interior de São Paulo. O festival foi criado e tem direção artística da violista norte-americana Jennifer Stumm.

(JENNIFER STUMM Viola, Idealizadora e Diretora Artística. Foto divulgação)

Sob a temática Expedição, repertórios são abrangentes e de diferentes períodos da música, com obras de compositores consagrados, pouco conhecidos e contemporâneos; Na capital serão 4 apresentações, entre os dias 12 e 14, com destaque para o duo Tom Poster (piano) e Matthew Rose (baixo), estrela do Metropolitan Opera de NY, interpretando Winterreise, de Schubert, no Auditório MASP.

A música clássica conecta as pessoas a mais de 400 anos de experiências e emoções coletivas e humanas. É sob a temática Expedição que o Ilumina Festival 2018 vai levar, músicos e plateia, a viagens do corpo e da alma e nos mostrar quem somos. Idealizado pela violista norte-americana Jennifer Stumm, o encontro anual dedicado à produção camerística que vem se consolidando no calendário brasileiro, promove mais uma vez diversos concertos abertos ao público logo nas primeiras semanas do ano, período em que ocorre o intercâmbio para o desenvolvimento musical e sensitivo de jovens promissores.

Ao todo serão dez concertos com diferentes formações de câmara, entre instrumentos de cordas e sopro como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e clarinete, além de piano e um cantor lírico (baixo). No palco, bolsistas selecionados para esta edição do Ilumina tocando junto com grandes solistas de carreira internacional consolidada. Para citar alguns exemplos, a violinista norte-americana Tai Murray, o violista dinamarquês Asbjørn Norgaard, o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e o contrabaixista brasileiro Pedro Gadelha.

Partindo do tema que permeia a edição 2018 do Ilumina e com a pergunta #paraondevamos?, os repertórios foram divididos em cinco jornadas que farão com que jovens e solistas mergulhem em obras de câmara bem abrangentes. Tem música de Bach, Bartók, Haendel, Mendelssohn, Mozart, Ravel, Schubert e Tchaikóvski, dos contemporâneos Samuel Barber e do brasileiro Olivier Toni, entre muitos outros. O jazz e blues de Nina Simone e improvisos de chorinho também serão executados.

Na capital serão quatro concertos de 12 a 14 de janeiro, todos no Auditório MASP Unilever e encerrando em grande estilo a quarta edição do Ilumina. No interior, as apresentações ocorrem em Mococa e cidades da região, incluindo locais a céu aberto, como igreja, coreto e praça.

CONCERTOS

Interior

No dia 7 de janeiro (domingo), a Igreja da Matriz de Mococa recebe um concerto comunitário
sob a temática Jornada juntos, com peças que destacam duplas de instrumentos. No repertório, Requiem op.66, de David Popper, com arranjo para seis violoncelos; Io ti lascio, oh cara, addio, de Mozart; Quinteto n.2 para cordas, de Mendelssohn; entre outras obras. O clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e o contrabaixista brasileiro Pedro Gadelha, junto a bolsistas do festival, também improvisam no chorinho. Até o dia 11 serão outros cinco concertos com diferentes formações e repertórios, distribuídos entre as cidades de Mococa,
Caconde, Tapiratiba e o distrito de Igaraí.

Capital

Na sexta (12), o Auditório MASP recebe o primeiro de uma série de quatro concertos do fim de semana. Sob o tema Jornada de Inspiração - De uma ideia a outra, repertório destaca como os compositores emprestam uns dos outros, como Bartók (Contrastes para violino, clarinete e piano) fez com Ravel (Contrastes para violino, clarinete e piano), e Halvorsen (Passacaglia em sol menor) com Haendel (Sarabande). Como Bach emprestou dele mesmo (Invenções a três partes). Como os caminhos percorridos quando jovens inspiraram uma coragem criativa, como Olivier Toni (Recitativo IV para violino solo) e Samuel Barber (Dover beach op.3).

No dia seguinte (13) serão duas apresentações bem especiais: às 15h, o concerto mais aguardado. O pianista Tom Poster e a estrela do canto lírico na atualidade Matthew Rose (baixo), ambos britânicos, apresentam Winterreise, de Franz Schubert. A obra, trata-se de uma fascinante história contada em 24 músicas da jornada solitária de um homem – de amor perdido, da procura de significado e identidade, e da frieza de um mundo que não o entende. Uma história tão relevante hoje quanto na época em que foi escrita.

Mais tarde, às 20h, é a vez da Jornada do Amor com músicas que chegam a 400 anos. Destaque para as “Cartas Íntimas” de Leoš Janáček, Prelúdio de Tristão e Isolda de Wagner, entre outras obras.

No domingo (14), às 16h, o concerto que encerra o Ilumina Festival 2018 reflete sob a temática Para onde vamos? – Jornada da Alma. E para abrir o repertório, a peça escolhida é A pergunta não respondida, do compositor norte-americano Charles Ives, interpretada por um trio de clarinetes. Destaque também para A valsa de Ravel, Heiliger Dankgesang de Beethoven, Ritmo furioso de Paul Hindemith, entre outros.

Tosas as apresentações no Auditório MASP, serão precedidos por um concerto didático de curta duração, sempre uma hora antes, onde solistas e jovens músicos apresentam perfomances comentadas. O intuito é informar o público, abordando o contexto histórico quando a peça foi escrita e os desafios de execução em formação de câmara, por exemplo. 

O cantor lírico Matthew Rose, tido como um dos principais nomes do momento e com trabalhos importantes no Metropolitan Opera de Nova York, também aproveita sua passagem por São Paulo para ministrar uma masterclass a quatro alunos de canto previamente selecionados. A atividade ocorre na sexta (12), das 14h às 17h, no Auditório MASP e tem a coordenação do pianista e professor da Faculdade de Música da USP, Ricardo Ballestero.

ILUMINA FESTIVAL 2018

Focado no desenvolvimento em música de câmara inovadora e de alta qualidade, o festival promove oficinais, masterclasses e concertos gratuitos na capital e interior e já abriu caminho a bolsistas que hoje estão estudando nos principais conservatórios europeus. A quarta edição reúne 19 jovens músicos de países como Brasil Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Venezuela para residência artística com 11 importantes solistas de renome internacional. E pelo segundo ano consecutivo, o local escolhido para esta imersão no repertório camerístico é uma fazenda de café localizada na cidade de Mococa, que fica a 260 km da capital. Mais informações, acesse www.iluminafestival.org.

(Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa, que recebe os músicos. Foto Felipe Janicsek)

Serviço e Programa dos Concertos

MOCOCA, SP

Igreja da Matriz
7 de janeiro de 2018
Domingo, 11h
Entrada gratuita

David Popper [1843-1913]
Requiem op.66 [arranjo para seis violoncelos]

Bartholomew Lafollette, violoncelo
Giovanni Gnocchi, violoncelo
David Carrasco, violoncelo
Lucas Santos, violoncelo
Lucas Muramoto, violoncelo
Haziel Cândido, violoncelo

Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791]
Io ti lascio, oh cara, addio, K 621a

Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival

Johann Sebastian Bach [1685-1750]
Concerto para dois violinos em ré menor BWV 1043
I. Vivace
II. Largo, ma non tanto
III. Allegro

Roman Simovic & Hanan Santos, violino
Alexandra Soumm & Bogdan Hudzelaits, violino
Tai Murray & Thierry De Lucas Neves, violino
Músicos do Festival

Improvisação sobre Chorinho

Gabriele Mirabassi, clarinete
Pedro Gadelha, contrabaixo
Músicos do Festival


Felix Mendelssohn [1809-1847]
Quinteto n.2 para cordas em si bemol maior op.87
I. Allegro vivace
II. Andante scherzando
III. Adagio e lento - attacca
IV. Allegro molto vivace

Tai Murray & Alexandra Soumm, violino
Asbjørn Norgaard & Jennifer Stumm, viola
Giovanni Gnocchi, violoncelo


SÃO PAULO, SP

Auditório MASP Unilever
12 de janeiro
Sexta, 20h
Entrada gratuita

Olivier Toni [1926-2017]
Recitativo IV para violino solo

Samuel Barber [1910-1981]
Dover beach op.3

Matthew Rose, baixo
Alexandra Soumm, violino solo
Nathan Oliveira, violino
Abner Brasil, viola
Lucas Santos, violoncelo

Johann Sebastian Bach [1685-1750]
Invenções a três partes em sol menor e maior BWV 787-801

Georg Friedrich Haendel [1685-1759]
Sarabande, de Suíte em sol menor HWV 432

Haendel-Johan Halvorsen
Passacaglia em sol menor HWV 432

Tom Poster, piano
Alexandra Soumm & Roman Simovic, violino
Jennifer Stumm & Asbjørn Norgaard, viola
Giovanni Gnocchi, violoncelo

Maurice Ravel [1875-1937]
“Blues” de Sonata para violino e piano


Bela Bartók [1881-1945]
Contrastes para violino, clarinete e piano
I. Verbunkos II.
Piheno
III. Sebes

Tai Murray, violino
Gabriele Mirabassi, clarinete
Tom Poster, piano

Piotr Ilitch Tchaikóvski [1840-1893]
Souvenir de Florence, op.70
I. Allegro con spirito
II. Adagio cantabile e con moto
III. Allegretto moderato
IV. Allegro vivace

Roman Simovic & Alexandra Soumm, violino
Jennifer Stumm & Asbjørn Norgaard, viola
Bartholomew Lafollette and Giovanni Gnocchi, violoncelo
Pedro Gadelha, contrabaixo


Auditório MASP Unilever
13 de janeiro
Sábado, 15h
Entrada gratuita

Franz Schubert [1797-1828]
Winterreise, D 911

Matthew Rose, baixo
Tom Poster, piano


Auditório MASP Unilever
13 de janeiro
Sábado, 20h
Entrada gratuita

Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 1: Andante (de Quarteto n. 2 “Cartas Íntimas”)

Ele disse

Robert Schumann [1810-1856]
Widmung op.25 n.1


Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 2: Adagio – Vivace

Estrelas diferentes

Karlheinz Stockhausen [1928-2007]
Sagittarius e Scorpio, de Tierkreis

Ela disse

Nina Simone [1933-2003]
Wild Is the Wind

Ele disse

Anônimo francês (século XVII)

(Ela voou)

Ernest Chausson [1855-1899]
Decide, de Concerto para violino, piano e quarteto de cordas op.21

Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 3: Moderato

Ele disse

Improvisação sobre Separação

(Ele voou)

Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 4: Allegro
O fim é também um começo

Richard Wagner [1813-1883]
Prelúdio de Tristão e Isolda (Arr. Sebastian Gürtler)

Um beijo de despedida

Tai Murray, Roman Simovic, Alexandra Soumm, violino
Nathan Amaral, Thierry de Lucas Neves, Hanan Santos, violino
Jennifer Stumm, Asbjørn Norgaard, viola
Giovanni Gnocchi, Bartholomew Lafollette, violoncelo
David Carrasco, violoncelo
Pedro Gadelha, contrabaixo

Gabriele Mirabassi, clarinete
Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival


Auditório MASP Unilever
14 de janeiro
Domingo, 16h
Entrada gratuita

I. A Pergunta não respondida

Charles Ives [1874-1954]
A pergunta não respondida

Gabriele Mirabassi, clarinete
Gonzalo Guerra, clarinete
Victor Hugo Rego, clarinete
Músicos do Festival

Arvo Pärt [1935]
Fratres

Roman Simovic, violino
Tom Poster, piano

Georg Friedrich Haendel [1685-1759]
De O Messias e Te Deum
Before you know it, I will shake up sky and earth But
who will be able to stand up to that day?
Vouchsafe
Why do nations so furiously rage together?

Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival

II. “Venha, me dê sua mão”

Maurice Ravel [1875-1937]
A valsa

Tom Poster, piano

Improvisação sobre Chorinho

Gabriele Mirabassi, clarinete
Pedro Gadelha, contrabaixo
Músicos do Festival


III. Eu estava cego, mas agora vejo

Paul Hindemith [1895-1963]
Ritmo furioso de Sonata op.25 n.1

Jennifer Stumm, viola

Ludwig Van Beethoven [1770-1827]
Heiliger Dankgesang (Canto de Graças) de Quarteto de cordas op.132

Músicos do Festival

Auditório MASP Unilever
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3251-5644
Duração média dos concertos: 60 minutos (aproximadamente)
Capacidade: 374 lugares Acessibilidade: Sim
Retirada de ingressos: 2 horas antes das apresentações
Concertos didáticos: meia hora antes das apresentações

(Participantes do Projeto. Violino. Foto divulgação)

CONCERTOS EXTRAS - INTERIOR SÃO PAULO

Paróquia Santa Luzia, Mococa - SP
6 de janeiro
Sábado, 19h

Praça de Tapiratiba
8 de janeiro
Segunda, horário a confirmar

Serraria da Fazenda Ambiental Fortaleza, Mococa - SP
9 de janeiro
Terça, 16h30

Coreto de Igaraí
10 de janeiro
Quarta, 20h30

Praça da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucessoa, Caconde - SP
11 de janeiro
Quinta, horário a confirmar
* todos entrada gratuita

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa da Cultura Artística Conteúdo Comunicação
11. 5056-9800

© 2017 Ilumina Festival. Images: Miles Essex, David Kaye, Stela Morato, Melissa Osborne, Marcos Issa.

fonte: Release Assessoria de Imprensa do Festival

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Festival Gastronômico reúne 22 restaurantes e food trucks

Festival Gastronômico reúne 22 restaurantes e food trucks

Evento acontece no estacionamento do Shopping Iguatemi dias 5 e 6 de agosto.
28/07/2017
Quentinhas
As melhores cervejas IPA´s do Brasil em 2017

As melhores cervejas IPA´s do Brasil em 2017

Resultado do concurso organizado pelo evento IPA DAY BRASIL
12/11/2017
Quentinhas
Jornalista lança livro sobre cervejas e comidas mineiras

Jornalista lança livro sobre cervejas e comidas mineiras

Obra conta a história de oito cervejarias e traz dicas de harmonização com pratos típicos da culinária mineira. Lançamento é neste dia 30 de setembro, em Belo Horizonte.
15/09/2017
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #01
artigos

Bia Amorim

Bia Amorim

Último episódio Eisenbahn Mestre Cervejeiro

Bia Amorim

Bia Amorim

Almoço Entre Cafés e Fermentos

Bia Amorim

Bia Amorim

1 º Episódio do Reality Mestre Cervejeiro



saiba antes, saiba mais: