Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

A Patrulha do Copo Alheio

Por: Marcio Beck

20/07/2021
A Patrulha do Copo Alheio

Foto: Scott Rodgerson Unsplash

Você provavelmente já foi alvo de uma blitz da Patrulha do Copo Alheio (PCA). Talvez não aguente mais as constantes abordagens, ou ter que mostrar seu Registro Geral de Bebedor de Cerveja (o RGBC, tão ou mais importante que o CPF). Talvez até faça parte, ou tenha feito parte, do esquadrão; eu fiz, mas felizmente pus a mão na consciência e pedi exoneração do cargo de inspetor. Nunca é tarde pra largar. 

A Divisão Cervejeira da PCA é uma equipe multidisciplinar de gente chata unida sob o objetivo comum de perturbar a tranquilidade das pobres pessoas mortais que querem apenas curtir sua bebida. Reúne cervejeiros, çomeliês, distribuidores/importadores, beerinfluencers... 

Que cerveja é essa que você está bebendo? Que copo é esse que você está usando? Como esse copo foi limpo? A que temperatura está essa cerveja? Ai de você se as respostas estiverem erradas. 

Ah, essa cerveja tem milho, não pode. Aquela tem muito adjuntos, também não pode, não é cerveja "de verdade" - não importa o que diz o rótulo. Essa outra usa ingrediente que não é previsto no livro sagrado do juiz de cerveja, não pode chamar pelo nome do estilo tal.

As bolhas estão agarrando na parede do copo, já pro xadrez! Ei, aliás, esse copo não é apropriado pro estilo x, olha o agravante aí... tá ficando complicada a sua situação, hein?

Só falta dizer que essa IPA aqui foi produzida há mais de um mês. Cadê o frescor dos lúpulos? 

Stout e barleywine nesse calor??? Que loucura é essa? Não importa que inventaram ar-condicionado, stout e barleywine são cervejas DE FRIO, tá entendendo? E daí que no Brasil o inverno esse ano caiu numa quinta-feira? 

E nem pense em abrir essa witbier agora que tá fazendo 10°C lá fora. Cerveja leve e cítrica só pode ser bebida com sol a pino, pra refrescar. Duvida? Tenta a sorte pra ver o que te acontece.

E que história é essa de falar do que achou da cerveja sem usar palavras como "carbonatação", "dulçor", "retrogosto"? Violação gravíssima! 

Peraí, isso que tá no copo agora é o que? Negroni??? Completamente irregular, drink só está autorizado se for com cerveja.

A nossa sorte é que a autoridade desses agentes da PCA existe apenas na microbolha da cerveja. O nosso azar é que a organização não tem corregedoria nem ouvidoria pra investigar abusos... E suas ações repressivas só servem pra afastar um monte de amantes da cerveja do meio cervejeiro artesanal.

Patrick Fore via Unsplash

Portanto, aos agentes da ativa da PCA que porventura estejam lendo este texto, fica o apelo: peça exoneração com efeito imediato. Você pode pensar que é uma tropa de elite zitológica, mas não passa de uma milícia biriteira.

E pra você que quer se defender dos abusos, conheça - e exerça - seus direitos! 

Você tem direito de colocar a cerveja que quiser no copo que desejar, na temperatura que preferir, com o clima que achar mais agradável.

Você tem direito de dizer o que achou da cerveja sem precisar conhecer o vocabulário técnico da análise sensorial.

Você tem direito de não beber sempre cerveja.

E acima de tudo, você tem o direito de ignorar completamente quem quiser desrespeitar esses direitos.



Marcio Beck
Marcio Beck
Mais artigos deste autor

Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: