Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

Dicas para comer melhor em tempos de quarentena

Por: Marcia Daskal

01/04/2020
Dicas para comer melhor em tempos de quarentena

O Corona Vírus está mudando a rotina de todos e muita gente, sem rotina, fica meio perdida.

Ficar confinado pode levar a uma sensação ruim de falta de controle, inclusive quanto à alimentação. Embora esse tempo em casa também possa ser útil para a gente experimentar aquela receita que nunca consegue fazer e uma oportunidade para a gente se cuidar mais.

Com a experiência de outros países percebemos que esta é uma condição que pode durar alguns meses. Por isso, pensei em algumas dicas que podem ajudar:

- Crie uma rotina; você não está de férias. Vá dormir com o escuro e acorde no claro; o ritmo circadiano é fundamental para a adequada secreção de hormônios.
- Deixe as janelas abertas para receber luz e ventilação natural.
- Mantenha uma rotina de exercícios. Se mexer é fundamental para a saúde. Se conseguir, exercite-se ao ar livre. Escadarias do prédio podem ser um recurso útil, além de cordas e elásticos. Existem professores dando aulas por Skype, e online você consegue sequências de yoga, tai chi chuan e Liang Gong. Desencave aquela esteira ou ergométrica que tinha virado cabide!
- Exponha-se ao Sol sempre que possível.
- Coma à mesa. Não coma vendo TV, mexendo no celular ou no computador. Delimite o momento das refeições.
- Lembre-se da importância de comer frutas e vegetais. O fato de você fazer as refeições em casa e ter tempo é uma oportunidade para você comer melhor do que come fora; e não pior.
- Deixe frutas e vegetais disponíveis para aqueles momentos em que a gente quer comer alguma coisa e não sabe o quê.
- Não pire, respire. Medite, faça exercícios de respiração e mentalizações. A ansiedade é inimiga da saúde.
- Arrume armários, leia, escute podcasts, assista suas séries favoritas, veja alguns TED talks, matricule-se num curso online, inicie aquele projeto, comece a escrever um livro. Os museus do mundo todos estão disponibilizando visitas virtuais. Temos que sair de tudo isso mais descansados e vitalizados. Qual saldo positivo você quer ter quando tudo isso acabar?
- Converse com seus entes queridos e amigos que não vê faz tempo; a tecnologia ajuda a nos manter próximos, ainda que distantantes.
- Nenhum alimento evita o vírus, mas alimentos com reconhecida capacidade anti-inflamatória podem ser úteis. Gengibre, cúrcuma, alho, cebola, mel, própolis, pimentas, chocolate amargo, chá verde e muitos vegetais coloridos são alguns deles. Manter-se hidratado é fundamental! Beba água!
- Máscaras e luvas não ajudam e podem até atrapalhar. Você precisa de água e sabão e de álcool em gel. Vinagre não é eficaz.

Para finalizar, vamos fazer deste um momento de oportunidade para redescobrir o que é verdadeiramente importante. Quem vem comigo nessa descoberta?



Marcia Daskal
Marcia Daskal
Mais artigos deste autor

Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: