Ícone do site Farofa Magazine

5 canais interessantes sobre comida no Youtube (em inglês)

Eu poderia fazer aqui uma longa introdução sobre a importância da internet e das redes sociais para a difusão da arte culinária. Como o risco de escrever algo que não tenha sido dito sobre o assunto nos últimos anos é baixa, vou apenas presumir que todo mundo sabe o que é e pra que serve o Youtube, e já está inscrito em um ou mais canais de culinária. Os canais desta lista, especificamente, são de língua inglesa, o que obviamente não quer dizer nada sobre os canais brasileiros ou de qualquer outro país.

Em seguida, eu provavelmente deveria “hypar” a lista ao máximo, explicando porque os canais selecionados são “os melhores”, ou “os maiores”, ou “que você TEM que assistir” senão sua vida será vazia de sentido e significado… mas a real é que esta lista é apenas uma fatia finíssima, quase transparente, do conteúdo sobre comida, culinária e gastronomia disponível nas redes sociais.

 

SORTED FOOD

https://youtube.com/c/SORTEDFood

2,6 milhões de inscritos

825 milhões de visualizações

1,6 mil vídeos

Início: 14 de março de 2010

Amigos desde o colégio, o quarteto britânico Sorted Food começou com a proposta de mostrar a evolução culinária de três “normais” – os cozinheiros amadores Mike Huttlestone, Jamie Spafford e Barry “Baz” Taylor – sob a tutela de um chef classicamente treinado, Ben “Ebbers” Ebbrell. Com a adição de outro chef profissional, James Currie (colega de classe de Ebbers na escola culinária), o time construiu uma grade de conteúdo variado, além de ter criado um aplicativo para ajudar os usuários a planejar refeições de modo a evitar desperdício. Leve e despretensioso, o canal tem como principais atrações desafios temáticos entre os “normais” (ou entre um “normal” e o chef Ben), degustações comparativas às cegas de ingredientes premium e regulares, além do “revezamento” (pass it on), em que os quatro tentam cozinhar um prato ou uma refeição inteira, em etapas individuais de 10 minutos, sem que possam se comunicar com os demais. Não é um canal de receitas, mas pode-se extrair muitas ideias e dicas sobre técnicas básicas de culinária.

 

ADAM RAGUSEA

https://youtube.com/user/aragusea

1,85 milhão de inscritos

<400 vídeos

430 milhões de visualizações

Início em 2 de fevereiro de 2010

As divindades da fortuna digital sorriram para o professor de Comunicação Adam Ragusea, da Georgia (EUA). Com um polêmico vídeo sobre como preferia temperar seus bifes (digite o nome dele no Google e deixe o algoritmo te levar), ele viu o número de visualizações do seu canal saltar das centenas para os milhões. Ragusea decidiu focar o conteúdo, antes variado, nos seus experimentos de cozinheiro caseiro (home cook). Acrescente-se a isso uma pegada acadêmica sobre a ciência por trás de tópicos como “devo lavar o frango cru?” (Spoiler alert: NÃO!), com boas entrevistas e referências bem ponderadas de estudos variados, e alguns vídeos com elucubrações sobre certos ingredientes e técnicas, e ele agora administra um dos mais diversificados e interessantes canais de cozinheiros amadores que encontrei até o momento.

 

AMERICA’S TEST KITCHEN

https://youtube.com/c/AmericasTestKitchen

1,53 milhão de seguidores

1,7 mil vídeos

310 milhões de visualizações

Início: 31 de maio de 2007

Faz diferença salgar o bife um dia antes, uma hora antes e 5 minutos antes de fritar? E a massa de pizza, o que acontece se deixar 72 horas fermentando, contra 4 horas, ou 24h? Quais são as maneiras mais eficazes de descascar alho, ou cortar cebola? Perguntas assim, devidamente investigadas por equipes de profissionais de culinária com uma abordagem científica, são o forte do canal da America’s Test Kitchen. A maior parte dos vídeos publicados, porém, foi produzida originalmente para exibição em TV – por meio dos canais PBS (rede pública dos EUA) e Create. O programa, criado em 1993, passou por mudanças drásticas de elenco e controle criativo e executivo nos últimos anos, mas mantém um formato de quadros variados que sempre incluem receitas testadas pelo menos 40 vezes pela equipe do programa (e voluntariamente por milhares de apoiadores). Apesar de permitir patrocínios no programa de TV (as revistas não tem anúncios, são financiadas apenas pelos leitores), ATK consegue manter um alto grau de objetividade e de honestidade, como demonstrado nas resenhas comparativas de produtos como molhos e condimentos que produzem com testes cegos com uma audiência de voluntários.

 

HOW TO COOK THAT

https://youtube.com/c/HowToCookThat

4,85 milhões de seguidores

<500 vídeos

860 milhões de visualizações

Início: 16 de abril de 2011

Deparei-me com o canal de Ann Reardon na minha eterna busca por “mythbusters” de todos os gêneros. A australiana um dia cansou-se do ininterrupto desfile de vídeos obviamente falsificados com truques milagrosos de confeitaria e cozinha, e resolveu usar seus anos de experiência profissional no assunto, bem como seu canal de dicas e receitas, num contra-ataque. Numa série com atualmente 25 vídeos, ela reproduz os passos indicados nos vídeos curtos que prometem resultados deliciosos e visualmente impecáveis com passos simples e rápidos, e revela a dura realidade do quanto os resultados finais diferem do prometido. Não satisfeita em desbancar as falcatruas, Reardon fala dos riscos até de acidente que certas receitas apresentam, e mostra estratégias realistas – quando possível – para tentar alcançar o resultado desejado… e ainda consegue convencer o marido a provar os experimentos fracassados. O canal dela, obviamente, oferece ainda excelentes vídeos sobre técnicas, como “resgatar” um bolo que deu errado, e muito mais.

 

FIRST WE FEAST

https://youtube.com/c/FirstWeFeast

11 milhões de seguidores

<800 vídeos

2,3 bilhões de visualizações

28 de fevereiro de 2014

Se você nunca viu vídeo em que uma celebridade é entrevistada enquanto come asinhas de frango – ou alternativas veganas – com os molhos mais apimentados do mundo… tem certeza que você gosta mesmo de culinária e tem conta no Youtube? Intitulada Hot Ones, a série capitaneada pelo jornalista Sean Evans conquistou uma legião de fãs por seus diversos méritos. Da originalidade do conceito à pesquisa minuciosa para as perguntas – que provocam reações às vezes hilárias dos entrevistados – aos resultados finais, com entrevistas surpreendentemente profundas para um show com uma premissa essencialmente humorística. E mostram ainda um retrato impressionante das diferenças e semelhanças dos paladares dos convidados… de Charlize Theron comendo molhos de milhões de Scoville sem nem franzir a testa a Shaquille O’Neal suando em bicas e fazendo caras e bocas mal chegando aos seis dígitos da escala que mede a intensidade do ardor da pimenta. Ainda que seja curioso que a principal atração seja com comida mas não sobre comida, o canal tem dois programas sobre a arte de fazer hambúrguer, e lançou recentemente uma série em que convidados falam de suas guloseimas preferidas.

Sair da versão mobile