Ícone do site Farofa Magazine

Drinks nordestinos: uma mistura arretada em evolução

O que você pensa quando escuta a palavra Nordeste? Sol, Mar, Areia Branca e Povo Hospitaleiro, acertei? Sim, o Nordeste do Brasil tem tudo isso e muito mais!

Hoje lhes apresento a “Virado num mói de Farofa”, coluna assinada por mim para falar sobre um assunto lindo e delicioso que é a Mixologia Nordestina!

Iremos desbravar o mundo da coquetelaria no Nordeste, trazendo novidades, locais, receitas e profissionais que fazem o diferencial no mercado!

E para começar, vamos falar um pouco sobre a evolução desse tema tão maravilhoso.

O Nordeste brasileiro é composto por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Todos, sem exceção vão do mar ao sertão e essa junção maravilhosa têm sido palco da evolução da Coquetelaria nesta região.

Pouco mais de 20 anos atrás, a coquetelaria conhecida no Nordeste era resumida em caipirinhas, caipiroskas, whisky e gelo, vodca e energético e pina coladas servidas em abacaxis na beira mar das praias onde se concentravam os turistas. Cocktails clássicos eram servidos em Lobbys Bar de Hotéis famosos, porém seguiam desconhecidos pela maioria. Foi em meados do ano de 2000, com a chegada de turistas internacionais em praias paradisíacas nos diferentes estados do nordeste, que a coquetelaria começou a engatinhar de fato.

Os profissionais que chegaram de outros estados e países começaram a compartilhar conhecimento e formar novos bartenders, as grandes marcas começaram a olhar para o nordeste com mais carinho, os bartenders se sentiram a vontade para criar, utilizando ingredientes típicos de cada região que trabalhavam. A criatividade tomou conta, nomes como Luciano Guimarães, João Morandi, Everton Luck, Mauro Melo, Brayner Scherz, Lucas Santos, Nathália Correia, Flávia Santos, Tamires Paz, Maíra Marques, Pollyane Câmara, Dilton Sales, Bento Mattos, Edgar Amorim, Gabriel Simões, Alexandre Barberino, Pablo Pereira, entre outros vêm ganhando bastante espaço no cenário nacional ao se destacar em concursos, trabalhar como embaixadores de grandes marcas, ser professores e treinadores em cursos de capacitação profissional e enaltecer a cultura nordestina onde vão.

Tiki Cocktail | Foto: Kaau 

A utilização de ingredientes tipicamente nordestinos pelos Bartenders têm sido o nosso maior diferencial, nós temos uma flora extremamente rica, cheia de aromas, sabores e possibilidades. Começamos com um toque de semente de aroeira (pimenta rosa) numa caipiroska de maracujá e terminamos num Expresso Martini feito com café Yaguara colhido em Taquaritinga do Norte – PE. O público adora as misturas, a complexidade e a apresentação dos Cocktails. Na Era de coisas Instagramáveis, um Cocktail bonito e bem feito, é tudo!

O Cocktail deixou de ser o coadjuvante do momento para ser o ator principal. A criatividade e versatilidade dos profissionais da área trouxeram novos sabores e estilos aos Cocktails, sejam eles autorais ou releituras dos clássicos. Hoje em muitas cidades, já existem bares especializados em Cocktails como Pina Cocktails em Recife-PE, Coktelitas House Of Drinks em Fortaleza-CE, Oito Bar & Food em Natal-RN, GEM Mini Bar em Salvador-BA, Black Jack Bar em João Pessoa-PB, Boteco Generoso em Maceió-AL, Onnu Lounge & Bar em Aracaju-SE, Ça-Vá Gastrobar em São Luís-MA e o Misaki em Teresina-PI.

Cocktail Cleópatra | Foto: Nathália Correia

Há também várias fontes de profissionalização para quem está começando, o SENAC tem curso de bartenders profissional que atende todos os estados, a Diageo, empresa internacional que representa a Johnnie Walker, Tanqueray, Ketel One entre outros destilados, tem um programa chamado Diageo Bar Academy e o Learning for Life, que leva educação e profissionalização para a classe e pessoas sem condições financeiras de arcar com custos dos cursos. Em Pernambuco, há a Cocktail Brasil School e a Cocktail Nordeste, esse último além de escola com cursos de capacitação profissional, também é conhecido por organizar o maior Evento da Coquetelaria no Nordeste, onde há Congresso, Palestras e Workshops voltados para a capacitação técnica do mercado.

É uma evolução constante e linda de se ver, a mixologia vêm agregando valor à gastronomia e juntas, criam uma experiência fantástica!

Você vai ficar parado aí ou vem degustar esse Cocktail cheio de cultura, comigo?

Cocktail Summer Breeze | Foto: Thalita Cacho

Sair da versão mobile