Ícone do site Farofa Magazine

Bev Hack Lab: o que acontece na garagem de inovação da Ambev

Novos produtos e soluções nascem em um ambiente que estimula o pensamento fora da caixa e provoca novos olhares sobre o futuro do consumo

Equipe enxuta e multidisciplinar, ambiente disruptivo e ideias que podem transformar o futuro do consumo. O Bev Hack Lab (BHL) comemora o histórico de inovações para o mercado de bebidas desde 2016, propondo novas visões sobre hábitos de consumo futuros através de produtos e soluções. 

Com jeito de “garagem” experimental, o BHL é um laboratório autônomo que nasceu como um núcleo de pesquisa junto à Cervejaria Pratinha, em Ribeirão Preto, e foi berço da Magic Booze, a “cerveja instantânea” lançada em 2019. Desde 2020, o espaço integra o ecossistema de inovação do CIT – Centro de Inovação de Tecnologia da Ambev. 

Projetos como a Magic Booze e o PopCap, (tampinha que, acoplada a uma garrafa de água, também prepara drinks e suplementos na hora) nasceram no espaço e ganharam o mundo, abrindo portas para outros produtos que ressignificam os hábitos de consumo.

Segundo o gestor do BHL, José Virgílio Braghetto Neto, o trabalho no laboratório envolve várias frentes de pesquisa e desenvolvimento, com resultado sempre focado em soluções de problemas do consumidor ou na criação de novas tendências. “Estamos convictos de que é preciso enxergar além do óbvio e ir além do esperado. Todos os projetos desenvolvidos aqui partem do princípio de transformação, ou seja, não são apenas novidades de mercado e sim propostas de quebras de paradigmas ”.

Bebidas fora da curva, lúpulo brasileiro e experiências multisensoriais

Além das bebidas instantâneas e da “tampinha mágica”, o BHL também desenvolveu recentemente um Sparkling Sake, o Reiwa, que chega ao mercado ainda em 2022, prometendo conquistar o público jovem com o modo de produção tradicional japonês aliado a uma nova combinação de sabores e apresentação. O projeto contou ainda com a consultoria do especialista Celso Ishiy, sommelier e referência em sake no Brasil, também autor do livro “Guia Prático do Sake.    

O laboratório também trabalha em parceria com a Silver Hops, desenvolvendo novas pesquisas e tecnologias para a produção de lúpulo 100% brasileiro, cultivado no interior de São Paulo e parte integrante do projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev. A proposta é estabelecer dados científicos e inovações que colaborem com a melhoria da cultura nacional.

Contudo, o BHL também está imerso em novos projetos de narrativas sensoriais no metaverso, onde experiências virtuais com sabor e cheiros já são uma realidade através da realidade aumentada. 

O caminho da inovação

As inovações desenvolvidas no Bev Hack Lab passam por um intenso processo, que envolve pesquisa, parcerias científicas, prototipagem, testes e, finalmente, passam pela perspectiva da Ambev, através da qual o produto poderá chegar ao seu consumidor final. 

Segundo Daniel Baumann, diretor do Centro de Inovações da Ambev no Rio de Janeiro, o trabalho desenvolvido no BHL é fundamental para criar ainda mais pontes entre ciência, criatividade e aplicabilidade para o consumidor. “O nosso papel é enxergar, juntos, novas possibilidades para um mercado em constante transformação, com provocações em torno do como e porque consumir”.  

 

Sair da versão mobile