Ícone do site Farofa Magazine

Sparkling Sake: a nova aposta menos calórica e aromática para o verão

Sparkling sake - reiwa

É a vez do sake ganhar a preferência dos brasileiros. Reiwa está sendo desenvolvida no BHL – Beverage Hack Lab, da Ambev, e deve entrar no mercado ainda em 2022.

O BHL – Beverage Hack Lab, laboratório pertencente ao CIT – Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev, se debruçou no desenvolvimento de um novo projeto, cheio de sabor e refrescância. O Reiwa é uma bebida alcoólica mista levemente gaseificada (Sparkling Sake) que tem como base o Sake e, no sabor, romã e hibisco. 

A bebida é produzida à base de fermentação de arroz com aromas naturais e possui apenas 4% de álcool e singelas 74 Kcal por lata, além de ser adequado para dietas veganas e celíacas.

Como a bebida está em fase final de desenvolvimento, por enquanto, estão confirmadas algumas características como: venda em latas, bebida livre de sulfito (portanto, alérgicos a vinho podem beber sem medo), presença de aromas naturais, sem glúten e com menos calorias. Uma opção refrescante e em uma apresentação inovadora no Brasil para curtir com amigos em ocasiões de descontração, sofisticação e relaxamento. É a bebida perfeita para eventos como um sunset lounge (substituindo um espumante, por exemplo), festas na piscina ou harmonizada com um sushi como sugestão.

O método de fabricação segue os protocolos mais ortodoxos japoneses, utilizando o Koji Kin, um fungo probiótico utilizado na produção de Sake no Japão há séculos e responsável pela fermentação. Diferente da fermentação do vinho, onde a uva naturalmente produz açúcar, no sake a fermentação se parece mais com a fermentação da cerveja, na qual o amido (polissacarídeo) é convertido em sacarídeos que, por sua vez, se transforma em álcool. 

O projeto contou com a consultoria do especialista Celso Ishiy, sommelier e referência em sake no Brasil. O Sr. Ishiy é autor do livro “Guia Prático do Sake”, pela editora JBC. 

“O Reiwa leva Guenshu, produzido com arroz polido e da maneira tradicional japonesa. O polimento do arroz retira a maioria das impurezas para o sake, deixando praticamente amido, que é o importante para fermentação do sake”, explica Ishiy. “Sparkling sake saborizado é muito associado a jovens e diversão, trazendo uma experiência semelhante ao espumante, mas menos formal”. 

A previsão é de que o produto esteja à venda até final de 2022 no sabor hibisco e romã.

SOBRE O BHL

O BHL – Bev Hack Lab – é um braço do CIT – Centro de Inovação Tecnológica, com mindset de garagem de inovação e 100% experimental. O laboratório conta com uma equipe enxuta de cientistas e é responsável por pesquisas e desenvolvimento de produtos que andam à margem do principal mercado consumidor de bebidas, com novos olhares para o consumo através de experiências e melhorias que impactam positivamente a vida dos consumidores.

Sair da versão mobile