Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação

O evento, organizado pelo Comida na Cabeça e pelo Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (Lehda), acontece de 4 a 6 de dezembro, na USP, em São Paulo.

O simpósio conta com conferências internacionais, mesas redondas e sessões de apresentação em oito grupos de trabalho. Como a procura foi intensa, serão mais de 100 apresentações, e até as vagas para ouvintes estão esgotadas.

Confira o que vai acontecer nos três dias de evento:

Dia 04 de dezembro (quarta-feira)

8h30: Credenciamento
9h às 9h30: Cerimônia de abertura 
9h30 às 10h30: Conferência “Paradojas de la globalización alimentaria”, com o antropólogo espanhol Jesús Contreras (Odela, Universitat de Barcelona)
11h às 12h30: Mesa-redonda “Interdisciplinaridade na pesquisa em alimentação”, com o Prof. Dr. Henrique Soares Carneiro (FFLCH-USP, coordenador do LEHDA-USP), a Profa. Dra. Marle Alvarenga (FSP-USP) e o Prof. Dr. Carlos Alberto Dória (sociólogo/pesquisador independente)

Dia 05 de dezembro (quinta-feira)

9h às 9h30: Palestra sobre a exposição de cardápios do Museu Republicano de Itu, com a Profa. Dra. Eliane Morelli Abrahão (Unicamp/pós-doutoranda na USP)
9h30 às 10h30: Conferência “To Kitchen: Making, Modeling, and Museumizing American Cookery”, com a historiadora norte-americana Shirley Wajda (pesquisadora e diretora do Enfield Shaker Museum em New Hampshire)
11h às 12h30: Mesa-redonda “Cultura material e alimentação”, com a Profa. Dra. Leila Mezan Algranti (Unicamp), a Profa. Dra. Tânia Andrade Lima (Museu Nacional-UFRJ) e o Prof. Dr. José Newton Coelho Meneses (UFMG).

Dia 06 de dezembro de 2019 (sexta-feira)

9h às 9h30: Pré-lançamento do livro História e Alimentação: Brasil séculos XVI-XXI (Editora Paka-tatu), organizado por Leila Algranti e Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo
9h30 às 10h30: Conferência “Between food and drugs: spices from Antiquity to Early Modern Time”, com o historiador francês Bruno Laurioux (L’Institut Européen d’Histoire de l’Alimentation, Université de Tours, França).
11h às 12h30: Mesa-redonda “Produção alimentar e sistema global”, com o Prof. Dr. Rafael Marquese (FFLCH-USP) e o Prof. Dr. Gustavo Acioli (UFRPE).

Data: 4, 5 e 6 de dezembro
Horário: 08H30 até 18H
Local: USP Campus Butantã (SP)
Classificação: Livre
Site oficial: comidanacabeca.com/2019/11/20/ii-simposio-internacional-de-pesquisa-em-alimentacao-programacao/


Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02

saiba antes, saiba mais:

artigos

Carlos Alberto Dória

Carlos Alberto Dória

Caipira enjoado

Fran Micheli

Fran Micheli

Visita de self-service

Gabriel Castaldini

Gabriel Castaldini

Grumixama, Gravatá, Curriola ou salada mista?

Fran Micheli

Fran Micheli

Filosofia de rodízio

Marcia Daskal

Marcia Daskal

A louça certa pode fazer você comer menos

Taís Suhre

Taís Suhre

Fermentar é um ato político