Ícone do site Farofa Magazine

Literatura cervejeira: o guia completo de livros

Para quem gosta apenas de cerveja, basta um copo cheio. Para quem gosta de cultura cervejeira, técnicas de produção, pesquisa sobre matérias-primas e muita curiosidade, uma cerveja + livro é a pedida. Esta é uma lista editada desde 2015, quando não se lia muitos livros em português, seja nas traduções, seja nas publicações nacionais.

Este cenário está mudando, pegue sua cerveja e vamos escolher um livro para ler calmamente enquanto apreciamos nossa bebida favorita.

Publicações com tradução em português

Nos últimos anos foram publicados excelentes livros que chegaram às livrarias já com tradução. Isso ajuda muito pois temos exemplares que fariam falta para grande parte de pessoas que não possuem uma segunda língua fluente em assuntos tão técnicos.

Alguns são mais didáticos e complementam os cursos de técnico, homebrew e sommelier que estão à toda no país. Para alguns é um delicioso hobby, para outros mais uma forma de se educar e prestar um melhor serviço.

A Mesa com o mestre Cervejeiro (Garret Oliver) COMPRE AQUI

Este é um dos maiores clássicos cervejeiros da atualidade. Garret Oliver consegue te levar junto com ele nas viagens, jantares e explicações generosas sobre a cerveja, com um olhar holístico e generoso. O mestre cervejeiro e sócio da Brooklyn Brewey de Nova York tem uma escrita fácil e que é sempre atual, apesar do livro ter sido publicado originalmente em 2003 e no Brasil em 2012 (com prefácio de Cilene Saorin).

Vinho versus Cerveja (Charlie Bamfoth) COMPRE AQUI

Comprei este livro em 2012 e fui lendo ele ao longo do tempo. O famoso Charlie Bamfoth é conhecido como o “papa da espuma” por ter pesquisas relacionadas ao “creme” da cerveja, mas este é um livro onde ele traz para a mesa a pergunta “por que o vinho é considerado mais sofisticado que a cerveja” e explica de maneira fácil a complexidade de se fabricar uma bebida fermentada com maltes, além de todas as gamas de sabores.

Box Brewing Elements (série ed. Krater) COMPRE AQUI

1. Água (John Palmer e Colin Kaminski)

“John Palmer e Colin Kaminski destrincham os possíveis ajustes da água para diferentes estilos de cerveja, e discutem a importância de conceitos como pH, alcalinidade residual e acidez do malte. Nos capítulos finais, aborda-se o papel da água para além do produto final, como o seu uso em processos de troca de calor, transferências entre recipientes, envase e sanitização, bem como o tratamento de efluentes.”

2. Malte (John Mallett)

“Após passar pela história, desenvolvimento agrícola e fisiologia da cevada, John Mallett nos conduz às conversões enzimáticas que acontecem durante a produção de malte. Em seguida encontramos uma discussão detalhada sobre a ação das enzimas e as reações químicas que ocorrem desde o plantio da cevada até sua malteação, passando pelas reações de Maillard, a produção de maltes especiais e a classificação dos diferentes tipos de malte. A última parte do livro abrange capítulos sobre a seleção, controle de qualidade, armazenamento e manuseio do malte. ”

3. Lúpulo (Stan Hieronymus)

“Stan Hieronymus começa com os princípios básicos da química por trás do lúpulo, depois examina o importante papel dos agricultores e como os cervejeiros podem escolher seus lúpulos da melhor maneira possível. Ele traz descrições e informações fundamentais sobre mais de 100 variedades de lúpulo, além de dezesseis receitas coletadas mundo afora, incluindo algumas das principais microcervejarias norte-americanas. Hieronymus explora também a qualidade e utilização do lúpulo, com um capítulo inteiramente dedicado ao dry hopping.”

4. Levedura (Chris White e Jamil Zainasheff)

“Os autores do livro Levedura, Chris White (Ph.D. em bioquímica de leveduras e fundador da White Labs), e Jamil Zainasheff (premiado cervejeiro caseiro e fundador da Heretic Brewing Co.), trazem uma enorme quantidade de informações teóricas e técnicas práticas de produção cervejeira e de laboratório para garantir que as suas leveduras estejam sempre felizes – e suas cervejas sempre deliciosas.”

A nova IPA (Scott Janish) COMPRE AQUI

“Em A Nova IPA, Scott Janish navega por centenas de estudos acadêmicos, coletando e traduzindo a ciência do lúpulo em um livro fácil de assimilar.

Através de experimentos, testes de laboratório, discussões com pesquisadores e entrevistas com renomados cervejeiros profissionais, A Nova IPA fará você pensar diferente sobre os processos produtivos e a seleção dos ingredientes que definem as cervejas lupuladas atuais.”

O Guia Oxford da Cerveja (Garret Oliver, Ed. Brasileira Iron Mendes) COMPRE AQUI

The Oxford Companion to Beer (nome em inglês) Já ganhou como melhor livro de cerveja no ano de 2012 no Gourmand Award for Best in the World. Com editoração de Garret Oliver, tem texto de mais de 160 profissionais do setor cervejeiro. Um importante livro que trata desde agricultura até questões sociais e políticas. Um livro muito completo para aqueles que querem ir além do copo. A edição brasileira é de Iron Mendes e saiu em 2020.

Cerveja e Filosofia (Steven D. Hales) COMPRE AQUI

Cilene Saorin foi a responsável por este livro chegar em solo brasileiro e lembro de ter ido ao seu lançamento no bar Brejas em Campinas alguns anos atrás. Os textos são muito aprofundados e nos ajudam a ter uma visão mais holística da cerveja e seu papel. Muitos escritores fazem uma participação filosófica, com textos quetionando as cervejas fac símiles e ninguém menos que Michael Jackson abrindo os trabalhos com o ótimo artigo “Pisco, logo existo.”

A revolução da cerveja artesanal (Steve Hindy)  COMPRE AQUI

A revolução da cerveja artesanal é um relato empolgante do renascimento da indústria cervejeira norte-americana ao longo das últimas quatro décadas.

Radical Brewing (Randy Mosher) COMPRE AQUI

Este livro apresenta uma provocadora celebração dos 12.000 anos da arte de fazer cerveja. Com mais de 90 receitas completas e uma fartura de informações úteis tanto para iniciantes como veteranos experientes, Radical Brewing coloca o leitor em contato com algumas das cervejas mais exóticas – e deliciosas – do mundo.”

Degustando cerveja – tradução do original Tasting Beer (Randy Mosher) COMPRE AQUI

É um dos meus livros favoritos e também foi o primeiro que li quando entrei no mercado cervejeiro, em 2010. Na época só tínhamos a versão em inglês “Tasting Beer” e já era um “must have”. Mosher ainda usa do seu lado designer para apresentar ótimas imagens e diagramação lindíssima. Talvez um dos livros mais importantes para quem não quer sair da superfície, mas precisa saber o mínimo.

Cerveja e Comida (Sthepen Beaumont) COMPRE AQUI

Stephen Beaumont é um escritor canadense, especializado em bebidas e com uma paixão por cervejas. Escreveu diversos livros, no Brasil faz algum tempo que Cerveja e Comida foi traduzido, trazendo diversas dicas sobre harmonização, receitas e degustações.

Publicações nacionais

São raros os exemplares de livros que temos escritos aqui, mas esta realidade vem se transformando ao longo dos últimos anos e com um grande esforço de algumas pessoas para sair do papel, com as ideias de publicações.

Brasil Beer (Henrique Oliveira e Helcio Drumond) COMPRE AQUI

Comprei este livro para me ajudar nas pesquisas das cervejarias e roteiros possíveis para um rico e bonito Brasil Cervejeiro. Ele dá bastante detalhe para até as menores cervejarias que surgiram até a última edição.

Os primórdios da cerveja no Brasil (Sergio de Paula Santos) COMPRE AQUI

Um pequenino livro que conta um recorte da história cervejeira no Brasil.

Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado) COMPRE AQUI

Há muitos anos o país era um deserto seco de conhecimento cervejeiro. Surge então o Larousse da cerveja do Ronaldo Morado.

A Cerveja e a Cidade do Rio de Janeiro (Teresa Cristina Marques) COMPRE AQUI

“O tema desse livro é a presença da cerveja no Brasil. A partir de ampla pesquisa histórica, a autora esclarece como se formaram as principais empresas produtoras da bebida, como o consumidor foi se habituando a consumir a cerveja no seu dia a dia e o papel da propaganda na criação da preferência pela cerveja. A obra mostra como a cerveja foi integrada à vida social de uma cidade em expansão: novos espaços de convivência, novos hábitos, reforço simbólico da estratificação social, mobilização dos trabalhadores são alguns aspectos da vida carioca em que a autora situa de modo exemplar o papel da cerveja.” : de 1888 ao Início dos Anos 1930

Guia da Sommelieria de Cervejas (Org. Bia Amorim) COMPRE AQUI 

“Este será o primeiro livro em português dedicado à Sommelieria de Cervejas. É uma obra coletiva assinada por 28 grandes nomes do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção de cervejas à gestão de carreiras.”

Saiba mais sobre o projeto de crowdfunding no Catarse.

Publicações em inglês

No site Brewers Publications você tem uma lista enorme de livros e autores americanos. Bem completo e invejável o site.

Um sonho que vamos conquistando aos poucos no Brasil é poder organizar a forma como a cultura cervejeira é divulgada por aqui. Os livros americanos hoje chegam mais facilmente nas prateleiras. Tem livrarias fazendo encomendas diretas e que você recebe após cerca de 6 semanas. O site da Amazon também entrega aqui no Brasil para felicidade geral, e quase todos (se não todos) dessa lista você consegue com um pouco de paciência e ainda tem os que já tem versão online!

The Beer Bible (Jeff Alworth) COMPRE AQUI

The little book of Lager (Melissa Cole) COMPRE AQUI

Designing great Beers (Ray Daniels) COMPRE AQUI

How to Brew (John J. Palmer) COMPRE AQUI

Este livro fica na cabeceira de muitos mestres cervejeiros e homebrew no mundo. Também chamado de “o guia definitivo para se fazer cerveja em casa”.  O livro foi escrito em 1999 e faz sucesso até hoje.

Beer for Pete’s Sake (Pete Slosberg) COMPRE AQUI

Pete é um dos caras mais simpáticos que a cerveja artesanal poderia ter trazido para o Brasil. Além de ser um cara gente boa, ele foi um dos pioneiros no mercado de microcervejarias nos USA e hoje tem uma fábrica de chocolates, a Cocoa Pete’s Chocolate Adventures.  No livro ele compartilha sua experiência no setor cervejeiro.

Modern Homebrew Recipes (Gordon Strong) COMPRE AQUI

Neste livro, também mais técnico para quem produz cerveja (pequenas ou grandes panelas), Gordon dá suas dicas pessoais para fazer cervejas boas e inovadoras. Ele também explica sobre os desafios de se acertar uma receita para competições. Ninguém melhor que o presidente do BJCP (Beer Judge Certification Program) para dar dicas tão importantes.

The Brewers Association’s Guide to start your own Brewery (Dick Cantwell) COMPRE AQUI

Um tema que não tem muitos títulos é o de como montar sua cervejaria. Muitos explicam como fazer cerveja, mas quase nenhum fala sobre o negócio em si. Cantwell é um dos pioneiros em cervejaria artesanal em Seattle. Ele tem uma cervejaria e três pubs na cidade. Claro que muito do que tem no livro serve para o mercado americano, mas acredito que existam dicas preciosas para quem vai começar por aqui também.

boa leitura e bons brindes! Beba com Moderação!

Sair da versão mobile