Em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil, a Eisenbahn oferece aulas sobre cultura cervejeira para quem está começando a apreciar melhor a bebida
Celebrar o mês alemão das boas cervejas é o intuito da marca Eisenbahn, que nasceu em Blumenau/SC, cidade que tem a cultura cervejeira ligada as tradições do país europeu. Com duas festas de grande porte, a marca tem muito a comemorar. São Paulo se consolidou e Blumenau já está no calendário nacional faz tempo, como grandes Oktoberfests brasileiras.
Degustação guiada e organizada. Foto: Mariana Smania
Não é possível democratizar a bebida sem transmitir conhecimento e fazer com que o consumidor entenda quais são os valores agregados e também a história por trás da milenar bebida. Com isso, milhares de cursos no país estão cheios de interessados em descobrir sobre malte, lúpulo, fermentação, técnicas e sabores.
Mini discursso de abertura para convidados. Foto: Mariana Smania
Para apresentar o novo projeto aconteceu um evento em São Paulo, no Low BBq, fechado para convidados, influenciadores de diversos segmentos e participantes do reality show da marca. Fui convidada a abrir o evento onde comecei falando sobre a importância de os profissionais divulgarem a cultura cervejeira, dos eventos e entretenimento cervejeiro de nicho. Passei a palavra ao Alexandre Cândido, diretor do segmento de Craft Beer da Heineken, que apresentou o projeto.
Alexandre Cândido, diretor de Craft Beer. Foto: Mariana Smania
O que são as Marterclass Oktober?
As aulas serão gratuitas e ocorrem em duas datas, 28 e 30 de outubro, no Instituto da Cerveja Brasil, em Moema, a partir das 19h. Os ingressos foram disponibilizados por meio da plataforma Sympla. Foram 40 convites por aula e os 80 ingressos acabaram em menos de 1 hora após a divulgação. A marca deve avaliar os resultados e esperamos que mais Masterclass possam acontecer!
Para encerrar, a Cris Botarelli, aprendiz cervejeira que ganhou a terceira temporada do Eisenbah Mestre Cervejeiro, deu uma palavrinha sobre sua experiência depois de ter observado mais de perto a cerveja. A Cris é uma super profissional da música, está imersa em entretenimento e ambientes onde a cerveja faz parte do conjunto. Ela contou que virou a pessoa que agora sabe a diferença entre sabores, indica novos estilos aos amigos e vibra com os diferentes gostos.
Cris Botarelli, da banda Far from Alaska . Foto: Mariana Smania
Depois convidei o pessoal para pequenas aulas com o sommelier Luís Celso Jr, do ICB, que promoveu degustações guiadas, uma mini Masterclass para os convidados conhecerem o projeto.
Luís Celso Jr, em uma das super aulas que ele deu. Foto: Mariana Smania
Com um pouco mais de informação as pessoas conseguem desfrutar muito melhor da cerveja e dos momentos que ela proporciona, com respeito a bebida e moderação, podemos ganhar muito e apreciar ainda mais. Prost!
Sandro Foltran, degustando. Foto: Mariana Smania
Thays Cardoso, Ivan Tozzi, vencedor reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro (2017), Giovana Gasparigi da Three Hills . Foto: Mariana Smania
Taz Marcelo (participante EMC 2019),da BFF Store e Brunah Lorenzetti. Foto: Mariana Smania
Equipe da Agência Lema Karina Romanato, Gerente de Comunicação da Eisenbahn, Leticia Zioni, Diretora da Agência Lema, Magda Castagna, gerente de produção da agencia Lema+ Alexandre Câdido da Heineken. Foto: Mariana Smania