Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

6 livros de gastronomia para apaixonados pelo tema

27/09/2019

por: Bia Amorim
6 livros de gastronomia para apaixonados pelo tema
Fotos por Bia Amorim para Farofa Magazine

A gastronomia está presente em nossa rotina. Acordamos e precisamos nos alimentar, para termos combustível para os afazeres diários, para pensar, nos mover e viver. A leitura e aprendizado sobre cultura, história, ingredientes e futuro nos dão ferramentas para compreender melhor quem somos e o momento que passamos. O futuro está aí todos os dias e é com o passado que podemos observar quais aprendizados foram úteis e quais erros não podemos mais cometer. A alimentação mudou muito ao longo dos milênios e buscamos cada vez mais saborear, nos nutrir e nos divertir neste processo.

A Farofa separou 6 livros para quem curte gastronomia.

  1. HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO

por Massimo Montanari (Autor), Jean Louis Flandrin (Autor), Luciano Vieira Machado (Tradutor), Guilherme João de Freitas Teixeira (Tradutor)

Capa dura: 888 páginas

Editora: Estação Liberdade; Edição: 9 (14 de abril de 2003)

Uma relíquia para aqueles que gostam de organização e pesquisa bem feita. O livro é um “tratado histórico e antropológico sobre a alimentação”. Vai desde a Pré-História até os dias de hoje, é exibido de forma cronológica e dissertando sobre assuntos como função social dos banquetes, sistemas alimentares e modelos de civilização, a dietética contra a gastronomia, etc. Livro fundamental para historiadores, sociólogos e defensores das boas causas gastronômicas. Tem no miolo dois ricos cadernos de ilustrações coloridas.

  1. O TERCEIRO PRATO: Notas de campo sobre o futuro da comida

por Dan Barber (Autor), Ana Deiró (Tradutor)

Capa comum: 480 páginas

Editora: Bicicleta Amarela; Edição: 1ª (9 de outubro de 2015)

Dan Barber é um dos mais importantes chefs de cozinha da atualidade. Famoso pelo seu histórico, suas pesquisas e batalhas. Está no documentário Chefs Table, da Netflix mostrando seu restaurante e fazenda. Neste livro, ele imagina um cenário daqui a 35 anos. Com muitas conversas, histórias e passagens, o livro nos mostra como é importante pensar no futuro e revolucionar a maneira como comemos nos dias de hoje. “Barber construiu esse impressionante panorama para uma alimentação ética e, ao mesmo tempo, ainda mais suculenta.”

  1. ESTRELAS NO CÉU DA BOCA: Escritos sobre culinária

por Carlos Alberto Dória (Autor)

Capa comum: 272 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 2 (31 de julho de 2006)

Sempre reflexivo, Dória nos traz neste livro algumas histórias e uma investigação culinária. Fala sobre vanguarda e sobre tradição. Ele fala sobre comida, mas discute também os arredores do tema. Ele divide o livro em 3 etapas, sendo a primeira uma experiência pessoal em São Paulo, depois um contexto geral da gastronomia e por fim uma reflexão nacional sobre o pensar e o comer.

Ganhou o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2007 - Melhor Livro sobre Literartura Gastronômica.

Carlos Alberto Dória é também colunista da Farofa Magazine nas versões impressas e seus textos podem ser lidos AQUI.

  1. A ARTE DA FERMENTAÇÃO

por Sandor Ellix Katz (Autor)

Capa dura: 632 páginas

Editora: Tapioca (8 de setembro de 2014)

Este livro é considerado a “Bíblia” da fermentação. Mais do que um livro que tem receitas com alimentos fermentados, Sandor traz um aprendizado, respeito e cultura sobre este conhecimento, tão antigo e acontecimento tão natural, que é a fermentação.

“Fermentar a sua própria comida significa fazer um eloquente protesto – dos sentidos – contra a homogeneização dos sabores e das experiências alimentares que hoje se estende como uma vasta planície indiferenciada por todo o nosso planeta.”

Em 2017 Sandor Katz veio ao Brasil e ministrou diversos cursos e palestras junto com a equipe do Bora Fermentar. Participei de uma imersão na Fazenda Ambiental Fortaleza e conto tudo AQUI.

  1. CACHAÇA:  história, gastronomia e turismo

Por Jairo Martins da Silva (autor)

Capa dura: 322 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 1 (28 de junho de 2018)

Os diferentes caminhos que a produção de cana-de-açucar faz para se tornar uma das bebidas mais apreciadas no país e que também mais nos representa. Trazendo junto aspectos culturais e sociológicos da bebida, Jairo consegue ensinar processos, tipos, regiões produtoras e serviço da bebida.

  1. GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

por Dolores Freixa (Autor), Chaves (Autor), Guta (Autor)

Capa comum: 320 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 1 (23 de outubro de 2017)

Uma história completa da globalização da gastronomia. Com uma linha histórica bem construída e de simples leitura, as autoras fazem as amarrações necessárias para entendermos nossa cultura e como foi construída a culinária em diversos países e como nos fundimos e trocamos experiências como seres humanos.

O destaque brasileiro vem com descrições sobre hábitos alimentares, heranças e influências que nos moldaram ao longo dos séculos.

Boa leitura a todos, deliciem-se.

Sugestões da casa:

 

Editorial
Por que cervejas artesanais custam tão caro?

Por que cervejas artesanais custam tão caro?

Todo cidadão possui um sócio oculto. Ele se chama Estado. Até no bar (ou principalmente nele) este sócio marca presença, pronto pra filar uns goles da nossa cerveja.
23/08/2017
Editorial
O apetite foi o nosso guia, o paladar é seu

O apetite foi o nosso guia, o paladar é seu

O que dizer da segunda edição da Farofa Magazine
31/10/2018
Editorial
Mercado de bebidas ilegais tira R$10 bilhões dos cofres públicos

Mercado de bebidas ilegais tira R$10 bilhões dos cofres públicos

Estudo apresentado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça mostra impacto de contrabando, falsificação e produção ilegal de bebidas alcoólicas. Impostos não recolhidos seriam suficientes para construir mais de 5 mil escolas.
18/12/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais:

artigos

Taís Suhre

Taís Suhre

Quebrando os padrões

Sabrina Cyrillo Medella

Sabrina Cyrillo Medella

Tudo que não te contaram sobre os Base-Planta!

Marcia Daskal

Marcia Daskal

Comer melhor em 2020

Bia Amorim

Bia Amorim

Quando meu marido me pede uma cerveja

Bia Amorim

Bia Amorim

Uma cerveja para cada momento

Gabriel Castaldini

Gabriel Castaldini

Chega de alface!