Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Crianças encerram ano letivo comandando jantar para os pais

06/12/2019

por: Fran Micheli
Crianças encerram ano letivo comandando jantar para os pais
Crianças se preparam para servir a entrada | Foto: divulgação

Mesa posta como mandam as boas práticas, menu fechado com entrada, prato principal e sobremesa e uma imensa ansiedade para o jantar mais importante do ano. Essa foi a noite de encerramento do ano letivo de 15 alunos do projeto de gastronomia Saberes e Sabores, da Escola de Arte do Museu, localizada em Ribeirão Preto.

O projeto, realizado no contraturno escolar e com adesão voluntária dos alunos, trabalhou durante todo o ano com aulas de cozinha, manipulação de alimentos, estudos sobre a história da gastronomia ao redor do mundo e técnicas de preparo. O Saberes e Sabores já está no segundo ano e atende crianças de 5 a 7 anos.

Alunos aprendem sobre higienização e manipulação | Foto: divulgação

Segundo a professora Fernanda Araújo, idealizadora e coordenadora do projeto, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre alimentação e sobre o ato de produzir o próprio alimento, estimulando-as a “botar a mão na massa” e vivenciar a gastronomia de forma lúdica.

“Este ano trabalhamos com base no livro ‘Sal, Gordura, Acidez, Calor”, da professora e escritora iraniana Samin Nosrat. Estudamos os livros de receitas para evitar ao máximo o digital e focá-las na experiência sensorial. As crianças também desenharam e fotografaram as receitas”, conta.

Equipe concentrada na cozinha | Foto: divulgação

O jantar surpresa

Tudo o que as crianças aprenderam pôde ser colocado em prática no jantar que elas realizaram para os pais, como encerramento do ano, no início de dezembro. Desde a elaboração e o design do menu até o serviço, tudo foi feito por elas. O projeto também foi interdisciplinar com a disciplina de inglês.

“Elas estavam muito ansiosas porque era surpresa, os pais não sabiam do jantar. Começamos o preparo na cozinha alguns dias antes porque era muita coisa, mas no final tudo saiu perfeito”.

Os pais foram surpreendidos com a organização do jantar | Foto: divulgação

O menu contou com entrada, prato principal e sobremesa a escolha do “cliente”. De entradas, salada verde com tomates confitados e focaccia; como prato principal, lasanha à bolonhesa e lasanha de brócolis com molho bechamel, e de sobremesa, gelato de vanilla, suspiros, coulis de morango e frutas vermelhas frescas, tudo feito pelas crianças.

Segundo a professora Fernanda, o resultado foi surpreendentemente positivo, tanto que já são esperados outros desdobramentos. “Para o ano que vem, pretendemos fazer um livro com as receitas que desenvolvemos no curso”, conta.

Menu foi elaborado e desenhado pelas crianças | Foto: divulgação

Professores e equipe reunida. Projeto prevê publicação de um livro de receitas | Foto: 2020

Sugestões da casa:

 

Editorial
Cervejaria Lund planeja expansão

Cervejaria Lund planeja expansão

O que os novos proprietários da segunda cervejaria mais antiga de Ribeirão Preto planejam para o negócio após a aquisição.
24/06/2019
Editorial
Chamada Pública - Revista Mangút Conexões Gastronômicas

Chamada Pública - Revista Mangút Conexões Gastronômicas

A Revista Mangút: Conexões Gastronômicas é um periódico científico dedicado a fomentar a produção acadêmica de qualidade no campo da Gastronomia, em diálogo com diferentes áreas do saber. As submissões para esta edição estão abertas.
04/12/2020
Editorial
Pratinha lança site de conteúdo para impressão 3D e filamento de cerveja

Pratinha lança site de conteúdo para impressão 3D e filamento de cerveja

Cervejaria de Ribeirão Preto investe no B33R3D, um projeto sustentável e voltado para público cervejeiro geek. Além dele, o tour virtual com realidade aumentada e Beer Hack App também já estão disponíveis.
18/07/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: