Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Crianças encerram ano letivo comandando jantar para os pais

06/12/2019

por: Fran Micheli
Crianças encerram ano letivo comandando jantar para os pais
Crianças se preparam para servir a entrada | Foto: divulgação

Mesa posta como mandam as boas práticas, menu fechado com entrada, prato principal e sobremesa e uma imensa ansiedade para o jantar mais importante do ano. Essa foi a noite de encerramento do ano letivo de 15 alunos do projeto de gastronomia Saberes e Sabores, da Escola de Arte do Museu, localizada em Ribeirão Preto.

O projeto, realizado no contraturno escolar e com adesão voluntária dos alunos, trabalhou durante todo o ano com aulas de cozinha, manipulação de alimentos, estudos sobre a história da gastronomia ao redor do mundo e técnicas de preparo. O Saberes e Sabores já está no segundo ano e atende crianças de 5 a 7 anos.

Alunos aprendem sobre higienização e manipulação | Foto: divulgação

Segundo a professora Fernanda Araújo, idealizadora e coordenadora do projeto, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre alimentação e sobre o ato de produzir o próprio alimento, estimulando-as a “botar a mão na massa” e vivenciar a gastronomia de forma lúdica.

“Este ano trabalhamos com base no livro ‘Sal, Gordura, Acidez, Calor”, da professora e escritora iraniana Samin Nosrat. Estudamos os livros de receitas para evitar ao máximo o digital e focá-las na experiência sensorial. As crianças também desenharam e fotografaram as receitas”, conta.

Equipe concentrada na cozinha | Foto: divulgação

O jantar surpresa

Tudo o que as crianças aprenderam pôde ser colocado em prática no jantar que elas realizaram para os pais, como encerramento do ano, no início de dezembro. Desde a elaboração e o design do menu até o serviço, tudo foi feito por elas. O projeto também foi interdisciplinar com a disciplina de inglês.

“Elas estavam muito ansiosas porque era surpresa, os pais não sabiam do jantar. Começamos o preparo na cozinha alguns dias antes porque era muita coisa, mas no final tudo saiu perfeito”.

Os pais foram surpreendidos com a organização do jantar | Foto: divulgação

O menu contou com entrada, prato principal e sobremesa a escolha do “cliente”. De entradas, salada verde com tomates confitados e focaccia; como prato principal, lasanha à bolonhesa e lasanha de brócolis com molho bechamel, e de sobremesa, gelato de vanilla, suspiros, coulis de morango e frutas vermelhas frescas, tudo feito pelas crianças.

Segundo a professora Fernanda, o resultado foi surpreendentemente positivo, tanto que já são esperados outros desdobramentos. “Para o ano que vem, pretendemos fazer um livro com as receitas que desenvolvemos no curso”, conta.

Menu foi elaborado e desenhado pelas crianças | Foto: divulgação

Professores e equipe reunida. Projeto prevê publicação de um livro de receitas | Foto: 2020

Sugestões da casa:

 

Editorial
Adeus 2019 da consolidação, bem-vindo 2020 dos desafios no setor cervejeiro

Adeus 2019 da consolidação, bem-vindo 2020 dos desafios no setor cervejeiro

Com certeza 2019 foi um ano em que muita coisa aconteceu no mercado cervejeiro e o ano de 2020 chega com muitos desafios. Convidada pelo Guia da cerveja, escrevi alguns tópicos a serem abordados, pensados e discutidos pelo setor.
23/01/2020
Editorial
Por que cervejas artesanais custam tão caro?

Por que cervejas artesanais custam tão caro?

Todo cidadão possui um sócio oculto. Ele se chama Estado. Até no bar (ou principalmente nele) este sócio marca presença, pronto pra filar uns goles da nossa cerveja.
23/08/2017
Editorial
13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

Toda semana tem um texto novo na web falando sobre qual cerveja tomar, que evento ir, qual comida harmonizar, qual cerveja da estação e muitos assuntos. Mas e o que não fazer no mundo cervejeiro, bebendo cerveja ou falando sobre ela?
08/04/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: