Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Melhores comidas para os dias mais frios

05/07/2019

por: Farofa Magazine
Melhores comidas para os dias mais frios
Matthew Henry via Unsplash

Inverno chegou e vamos aproveitar a estação que no Brasil as vezes dura semanas, as vezes apenas dias dependendo de onde você está. Liguei a televisão e a moça do clima tempo avisou, mínima de 4ºC e máxima de 15ºC para este final de semana. Meu estômago roncou e eu fui pensar no que comer.

Nesta época do ano não consigo pensar em pratos leves e delicados. É preciso energia suficiente para aquecer o corpo e por isso os pratos mais suculentos estão ganhando de longe meu coração e artérias. Não dá para não pensar em alguns pratos e por isso resolvi compartilhar minhas opções favoritas.

Sopa é janta sim!

Não me venha com essa de que sopa não sustenta! No inverno faça caldos mais grossos, canjas mais cheias de legumes e capriche nas escolhas de carboidrato e da proteína que vai trazer textura e energia. Um pão acompanhando também ajuda a trazer essa sustância que a gente busca. Um queijo ralado em cima da sopa também não faz mal né!

Piotr Miazga via Unsplash

No Google milhares de receitas estão disponíveis e quase tudo que tem na geladeira dá um belo mexido com água! O feijão é só colocar mais água e amassar parte dos grãos para trazer aquela consistência mais cremosa. Caldos muito “aguados” precisam de sabor com maior potência para não ficar sem graça. Capricha nas especiarias. Caldo verde com couve, espinafre e todas as verduras que as crianças nunca comem podem ficar escondidas e nutritivas.

Conhecer receitas de outros países pode ser uma nova opção. Já provou os Lamens, Sukothai e Capeletti in brodo?

Fondue de Queijo

Eu vi que a coxinha de frango com queijo cremoso é o requentado novo trend de sucesso das mídias sociais de inverno, mas convenhamos que um simples pedaço de um bom pão com queijo derretido já é bastante prazeroso. Vamos deixar a mini coxinha para as festas.

O segredo para quem quer fazer em casa é simples. Esfregar um dente de alho na panela antes de tudo (e deixar ele inteiro lá!). Os queijos que são mais indicados para fazer a receita tradicional são Gruyère ou Emmental, um toque de noz moscada, uma golada de vinho branco e pronto. Mas como estamos no Brasil, podemos adicionar outros queijos ou baratear a receita, desde que a textura seja aquela cremosa, mas com um certo puxa-puxa acontecendo. Em diversos países ao invés de pão, pequenas batatas cozidas também são usadas e eu não acho que seja má ideia.

Angela Pham via Unsplash

O fondue também tem um clima mais aconchegante. Ficamos ali com os espetinhos na mão, conversando, com aquela vontade de ficarmos abraçados. Acho romântico e delicioso, com bem pouco trabalho para fazer. Deixe a panela de molho com água quente, nesse frio lavar louça a noite não vale a pena.

Qualquer coisa “ao forno”

Macarrão gratinado, lasanha, carnes e legumes assados, tortas salgadas, batatas gratin e tudo e qualquer coisa com queijo em cima. Quando eu era criança gostava de ficar na cozinha durante o inverno, antes da minha mãe servir o jantar, o forno aquecia o ambiente. O cheiro é algo que me desperta a fome e faz o corpo roncar! “Cuidado, sai da frente”, alguém sempre grita com a assadeira na mão. O pão quentinho clama por manteiga. Até o vizinho sente o cheiro e fecha os olhos para imaginar.

Nosso forno, nossa lareira. Quem não tem cão caça com gato, diria o popular ditado.

V2osk via Unsplash

Chás, Cafés e Chocolates quentes com bolo e pão na chapa

Só da gente segurar a caneca quentinha já vale a pena. Beber algo para se hidratar e ainda aquecer dentro do corpo, fluído e delicioso. O café logo cedo desperta, o pão na chapa é um pequeno abraço. Os chás e infusões são boas pedidas para quando o dia avança e você não quer ficar eletrizadx pelo café. Bolo acompanha? Bebidas com leite quente também são um generoso afago.

Maddi Bazzocco via Unsplash

Comidas apimentadas

As receitas com especiarias, gengibres, pimentas e temperos diversos causam de forma natural aquecimento ao corpo. Comece com a acelga apimentada coreada, Kimchi. Os tacos mexicanos podem ter um tempero extra e as samosas indianas sempre tem um curry caprichado. Nos Estados Unidos, as asinhas de frango são lambuzadas com molho bastante hot!

ting tian via unsplash

Carne assada com molhos a base de tomate, com muito tempero e caldo são deliciosas tentativas de aquecer o corpo com sabor e uma sensação picante intensa!

Risottos e massas

Macarrão de diversos tipos, recheados ou não, com molho bolonhesa, quatro queijos ou aquele “al sugo” tradicional, com muito queijo em cima. As massas são sempre queridas por todos e muito versáteis. O molho pode estar pronto no congelador e com um pouco de tempo descongela enquanto a massa cozinha na água fervente.

Os risottos combinam tão bem com vinho que são o par perfeito para uma noite requintada e calorosa.

Julien Pianetti via Unsplash

Alguma coisa com chocolate

Meu corpo me obriga. Fica agradecido. Obrigada. De nada. Chocolate é algo que grita dentro de mim no inverno. Qualquer coisa me alegra, até uma simples barrinha. Época de tirar o lado gourmetizado e óbvio e pedir o cláááásico Petit Gateau na churrascaria. Tá frio, ele é quentinho dentro, tem duas textura, me alegra. O mais açucarado ou o que tem sabor puro de nibs, ambos que vão derretendo na boca. A mousse, o brownie, a calda quente.

Charisse Kenion via Unsplash

Sugestões da casa:

 

Editorial
Quanto custa o cafezinho em Ribeirão Preto

Quanto custa o cafezinho em Ribeirão Preto

O café é uma locomotiva. Logo cedo, apita a vontade de nos encher de energia. Depois que ganhou o mundo, a bebida de origem árabe está por todas as mesas e balcões, de cafeterias requintadas ao boteco no bairro simples.
11/08/2017
Editorial
Não importa se você é um entusiasta, Master Chef ou profissional, tem que conhecer esses nomes que são figuras tão icônicas do mundo gastronômico

Não importa se você é um entusiasta, Master Chef ou profissional, tem que conhecer esses nomes que são figuras tão icônicas do mundo gastronômico

Alguns profissionais se tornam ícones em seu ramo. Aqui, uma pequena lista de alguns nomes conhecidos da gastronomia que você precisa conhecer.
01/06/2018
Editorial
Pratinha revolutionizes brewing market with instant beer, Magic Booze

Pratinha revolutionizes brewing market with instant beer, Magic Booze

This new innovative product was show cased at Mondial de la Bière in São Paulo. To develop the instant beer, a 9 month research and an investment of almost 2.3US$ million were done by Pratinha Brewery.
03/06/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02

saiba antes, saiba mais:

artigos

Luiz Horta

Luiz Horta

O testamento de um enochato

Bia Amorim

Bia Amorim

Quando floriu o cafezal

Bia Amorim

Bia Amorim

Diversity in the beer market

Bia Amorim

Bia Amorim

Pense por um minuto apenas. E se o mundo não tivesse IPA e Burger?