Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Páscoa das grifes: os ovos mais lindos do mundo são obras de arte

16/04/2019

por: Bia Amorim
Páscoa das grifes: os ovos mais lindos do mundo são obras de arte
Trilogia de Páscoa. Foto: Ricardo D´Angelo

O final de semana de chocolate liberado e sem limites está chegando. A Páscoa há muito tempo deixou de ser um final de semana mais religioso e hoje em dia o sucesso é o chocolate ou o que pode ser feito em formato oval. O Brasil está na sexta colocação em consumo de chocolates no mundo, com uma média de 1,3kg por pessoa ao ano, segundo o Euromonitor Internacional. As tendências continuam seguindo seu rumo e o ovo de colher ainda é o queridinho das lojas e vendas artesanais.

Mas nem só de açúcar vive esse momento. Todos os anos, os profissionais do chocolate no mundo doce capricham nas inovações, tecnologias, desenhos e formatos. Para 2019, uma das tendências que chamou a atenção foi o chocolate de cor naturalmente rosa. Este grão tem a cor rosada e parece quase um chocolate branco. A atração foi descoberta pela gigante mundial Callebaut, que processa os grãos de cacau.

Ovo esculpido do Chef Confeiteiro Thiago Dias, Four Seasons São Paulo. Foto: Ricardo D´Angelo

Em pequisas pelos chocolatiers mais famosos do mundo e o que estão apresentando nas suas galerias, ops, quer dizer, vitrines, me chamou a atenção os ovos criados pelo Chef Confeiteiro Thiago Dias, do Four Seasons Hotel em São Paulo. Puxamos uma conversa rápida com ele para entender como se chega em algo tão delicado e lindo.

"Trabalhar com chocolate é “ame ou odeie” e eu amo."

Foi com essa frase que a conversa começou. Thiago conta que na infância a mãe fazia ovos caseiros para vender e ele sempre ajudava de alguma forma. Fazia pequenas tarefas, como embalar bombons, depois foi promovido a rechear bombons ou encher as forminhas de pirulitos. Convidar as crianças para a cozinha é sempre valioso para a memória delas e uma forma de se divertir em família. No caso do confeiteiro, ajudou nas suas escolhas profissionais.

Chef Confeiteiro Thiago Dias, Four Seasons São Paulo. Foto: Ricardo D´Angelo

“O tempo foi passando e fui aprendendo um pouco e ganhando a confiança dela e iniciei a temperagem e comecei a fazer ovos. Um dia estava totalmente envolvido na produção e isso foi fluindo naturalmente no decorrer dos anos até que realmente fui estudar e aprender mais técnicas com especialistas do assunto.”

Ele nos contou que já faz 20 anos que está nessa jornada. Também fez diversos cursos em lugares que o inspiravam. “Não tinha internet, comprava revistas e os livros que tenho até hoje. Estudar é importante por abrir a mente, aprender técnicas e você colocar isso nos seus trabalhos vai fazendo com que seu trabalho fique registrado e de alguma forma você deixe sua marca.”

Ninho de ovos do Chef Confeiteiro Thiago Dias, Four Seasons São Paulo. Foto: Ricardo D´Angelo

Sobre os ovos de Páscoa que chamaram a atenção nas mídias sociais, o chocolatier conta que a confeitaria é uma arte. “Muita coisa que já foi criada é clássica. A páscoa é um momento onde podemos criar e apresentar formas, técnicas, cores e texturas. A brincadeira de deixar o cliente em dúvida se o ovo é de chocolate ou é fake se torna divertida, alguns chegam a quebrar algumas peças para checar a veracidade. “

Ovos especiais para hóspedes e clientes Four Seasons. Foto: Divulgação

"Para criar os ovos do Brunch de Páscoa nós usamos apenas chocolate belga Callebaut. A inspiração para o design veio justamente da identidade visual e das cores do próprio hotel Four Seasons São Paulo, inagurado em outubro do ano passado. O vermelho e o dourado usados na decoração do ovo, por exemplo, aparecem também na nossa escada icônica"

Escadaria do hotel. Foto: Divulgação

Para quem ficou curiosx sobre as obras de arte, o Instagram do Four Seasons São Paulo é um deleite aos olhos.  

O hotel abre para um Brunch que será no Domingo para hóspedes e clientes, no dia 21 de abril. "Na ocasião nós teremos diversos pratos feitos com bacalhau, estação de massas, pães de fermentação natural, embutidos artesanais, doces, chocolates e ovos de Páscoa, além de uma caça aos ovos para as crianças com ovinhos menores espalhados pelo hotel", conta Paolo Lavezzini, chef executivo do Four Seasons Hotel São Paulo. 

Four Seasons São Paulo
Local: Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 820
Quando: 21 de abril
Horário: 12h30 à 16h
Valor: R$ 260
Reservas: 55 (11) 2526-0100

Sugestões da casa:

 

Editorial
Bar do Evaldo é tesouro escondido nos Campos Elíseos

Bar do Evaldo é tesouro escondido nos Campos Elíseos

Famoso na vizinhança pelos lanches, Evaldo Del Lama é apaixonado por música e toca o bar na Rua Minas há 40 anos.
26/08/2018
Editorial
Restaurante americano dispensa chefs e contrata apenas nonas imigrantes

Restaurante americano dispensa chefs e contrata apenas nonas imigrantes

Enoteca Maria, em Nova Iorque, apostou nas receitas tradicionais de família e no talento das vovós, em sua maioria vindas de outros países. Uma brasileira, de Minas Gerais, está entre o time.
11/04/2019
Editorial
13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

Toda semana tem um texto novo na web falando sobre qual cerveja tomar, que evento ir, qual comida harmonizar, qual cerveja da estação e muitos assuntos. Mas e o que não fazer no mundo cervejeiro, bebendo cerveja ou falando sobre ela?
08/04/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais:

artigos

Bia Amorim

Bia Amorim

O Bar virtual em tempos de corona

Carlos Braghin

Carlos Braghin

CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO

Bia Amorim

Bia Amorim

Tomando cerveja sozinha né minha filha?

Camilla Cristini

Camilla Cristini

A comida além da mercadoria: um ode à natureza e à consciência

Marcelo Whately

Marcelo Whately

O que será do mercado da carne?

Marcia Daskal

Marcia Daskal

Dicas para comer melhor em tempos de quarentena