Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Principais tipos de chá

23/11/2016

por: Leonardo Castelo Branco
Principais tipos de chá

Camellia sinensis

É uma árvore de grande porte da família Theaceae, nativa da China e da Índia, que dá

origem aos chás verde, preto, oolong e branco.

Chá Verde

Este é um dos chás mais conhecidos e consumidos em todo mundo. É antioxidante, o que atrasa os efeitos causados por radicais livres. Em outras palavras: o chá verde regula o intestino através da retenção de líquidos. Tem um sabor amargo, mas é possível combiná-lo com diferentes ervas e frutas sem que perca o seu efeito.

Chá Preto

É bastante difundido no Reino Unido, onde é consumido com leite e açúcar. Chegou aqui através dos imigrantes europeus. Possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda diversas funções em nosso organismo. Além disso, este chá também tem propriedades adstringentes, ou seja, é ótimo para a pele.

Chá Oolong

O nome oolong vem do chinês e significa “chá do dragão negro”. O chá oolong trabalha acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a queimar gorduras mais rapidamente. Além de ser um ótimo aliado para a pele, reduz a chance de doenças cardíacas e é usado no tratamento de diabetes tipo 2.

Chá Branco

De origem chinesa, japonesa e indiana, o chá branco é raro e caro, justamente porque sua colheita é realizada apenas 3 vezes no ano, período no qual a planta apresenta sua melhor condição. Também é conhecido por melhorar o humor de maneira geral, devido a substâncias que desencadeiam o aumento dos níveis de dopamina e serotonina, por exemplo.

Você sabe a diferença entre chá e infusão?

Chá – Bebida proveniente da infusão de folhas apenas da Camellia sinensis com água.

Infusões - Todos os tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas (com exceção da Camellia sinensis), flores e frutas em água quente. Ou seja, todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é chá.

Sugestões da casa:

 

Editorial
Mulheres da gastronomia, mais de 100 nomes brasileiros de profissionais com destaque na área de Alimentos & Bebidas

Mulheres da gastronomia, mais de 100 nomes brasileiros de profissionais com destaque na área de Alimentos & Bebidas

Mais de 100 mulheres nas áreas de coquetelaria, vinho, cerveja, café, chás, fotografia, empreendedorismo, fermentação, cozinha/chef, pães, mel, TV, cachaça, orgânicos e cultivos, jornalismo e literatura.
08/06/2018
Editorial
Cervejarias brasileiras estão entre as mais premiadas da América Latina

Cervejarias brasileiras estão entre as mais premiadas da América Latina

Ranking Latinoamericano da La Birra Magazine mostra Cervejaria Pratinha em segundo lugar, seguida de Tupiniquim, Antuérpia, Dama, Lohn, Bamberg, Unika e Kingbier.
27/09/2019
Editorial
12 lugares charmosos em Ribeirão Preto para uma experiência gastronômica

12 lugares charmosos em Ribeirão Preto para uma experiência gastronômica

Existem lugares bons para comer, existem lugares bonitos e existem lugares aconchegantes que misturam um pouco de tudo. Escolhemos os 12 lugares mais charmosos para você degustar uma deliciosa experiência ou curtir uma ocasião especial.
09/02/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: