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Diversificação de categorias no mercado de bebidas evolui no 2º BCB São Paulo

11/02/2020

por: Bia Amorim
Diversificação de categorias no mercado de bebidas evolui no 2º BCB São Paulo
Carol discursando no BCB 2019. Imagem: Divulgação

BCB (Bar Convent Berlim) é um evento que foi fundado em 2007 na cidade de Berlin, como um dos maiores elos da comunidade de coquetelaria. Em 2019  chegou no Brasil como o Bar Convent São Paulo e  mostrou que é peça chave para networking, aprendizado e negócios para os players do setor de bebidas e entretenimento.

Este ano, Carol Oda se tornou embaixadora da marca e abraçou algumas responsabilidades dentro do evento. Sua carreira profissional vem dentro da área de hospitalidade, com formação em gastronomia e especialização em bebidas. Conversamos (modernamente via whatsapp) sobre alguns pontos importantes do mercado líquido no país. Transcrevi nossa conversa nessa entrevista:

1. FAROFA MAGAZINE: Com mais de 15 anos no mercado de gastronomia, como vê a evolução do mercado líquido nesse tempo?

CAROL ODA: É nítida a evolução da parte de bebidas, mas acho que ainda está muito ainda atrás da relevância que tem pensar em pratos. Mas o que deixa mais clara essa evolução é que outras categorias além de vinho, começaram a se desenvolver: café, cerveja, coquetelaria é o que mais puxa o cenário.

2. FM Quais foram as principais mudanças do mercado no Brasil nos últimos 10 anos?

C.O. Bom, emenda um pouco com a primeira. A principal mudança foi a diversificação de categorias com relevância além de vinho no cenário gastronômico.

3. FM Quais são os coquetéis mais clássicos brasileiros, que nos representam fora do país?

C.O. Infelizmente não temos muito plural, a caipirinha ainda acaba sendo a mais conhecida. Existe um começo do rabo de galo, graças ao trabalho Yaguara, da cachaça, que fez ações nos Estados Unidos, Nova Iorque, pra divulgar o rabo de galo, que é muito mais fácil de replicar do que a capirinha, considerando os ingredientes. E de agradar também, pois não é tão fresco e cítrico.

4. FM Qual seu papel no evento?

C.O. O que eu acho muito legal, é que o meu papel no evento realmente tem interferência em decisões, em posicionamentos que o BCB pode tomar. Eu tenho palpitado bastante em questões de operação e conceitos do evento, desde sustentabilidade, treinamento do staff que trabaçha, influência na praça de alimentação. Mas o principal papel como embaixadora é levar o evento para outras categorias de bebida e de gastronomia no geral, além de coquetel. Então é conseguir divulgar o evento mais para fora do mundo de destilados e bartenders.

* Carol se apresentou em um texto, no site do evento. ACESSE AQUI

Carol Oda, embaixadora do BCB 2020. Foto: Divulgação 

5. FM Qual a importância da hospitalidade no mercado de bares e restaurantes?

C.O. A hospitalidade é essencial em qualquer negócio, seja ele em uma loja de carros ou restaurante, mas ainda no Brasil a gente acha faz isso de maneira nata, pois o brasileiro é legal e receptivo e profissionaliza muito pouco. Mas a hospitalidade ela é o grande cartão de visita, e o que faz a pessoa se sentir bem-vinda, é o que muda a atmosfera e ambiente do lugar. E além disso, falando do mercado de bares, estamos ainda falando e muitos assuntos muito muito que desconhecidos aos brasileiros. Gin, drinques clássicos, estilos de cerveja, métodos de extração do café. E quem faz essa ponte com o consumidor é equipe de atendimento. Principal momento que vivemos hoje é capacitar quem está lá na frente para conseguir explicar esses assuntos novos que estão vindo e o consumidor final que entende muito pouco. E ajudar nas escolhas e informação. Esses assuntos novos que estão vindo e o consumidor final entende muito pouco.

6. FM No artigo "Bom gosto não se discute" você faz uma importante ressalva para a forma como avaliamos as bebidas e os sabores. Para você qual a melhor forma de se construir um paladar?

C.O. Eu acho que a melhor forma de construir um paladar é você ter repertório associado a informação e conhecimento. Então tem que ser exposto a muitos sabores. Mas quando tem alguém para te direcionar, não no sentido de influenciar, mas alguém que te ajude a descrever o que você tá sentindo, ou então simplesmente te apresentar produtos diferentes, é a melhor forma. Porque só exposição, sem esse processo de autoconhecimento, de como seu corpo reage aos sabores é complicado. Só conhecimento direcionamento por um especialista sem o repertório pessoal também fica limitado. Tem que associar as duas coisas e eu vejo que falta muito nas pessoas, é isso, é saber nomear e descrever, prestar a atenção ao que o próprio corpo tá sentindo.

...

Para saber sobre as novas perspectivas de crescimento do evento, Fernanda Nagamine, diretor do BCB São Paulo nos explicou sobre como está o panorama para 2020.

"As expectativas para a segunda edição do BCB São Paulo estão incríveis. Atualmente, contamos com mais de 90% dos espaços já comercializados e faltando quase cinco meses para o evento. Em 2020, o evento será cerca de 40% maior em termos de espaço e esperamos um público 25% superior à primeira edição.De novidades, além dos novos expositores já confirmados estamos trabalhando para atrair cervejas e mais marcas de cachaças. Também teremos mais uma arena de conteúdo já que tivemos uma grande demanda por palestras em 2019 e melhoraremos a estrutura de áudio e vídeo das arenas algo que foi solicitado pelo público visitante." 

Em 2019, falamos do BCB AQUI na Farofa Magazine.

NOTÍCIAS SOBRE O BCB 

5 HABILIDADES QUE BARTENDER PRECISAM PARA SE DESTACAR EM 2020

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA EVOLUÇÃO DO SETOR DE COQUETELARIA

BAR CONVENT SÃO PAULO

 SERVIÇO: Expo Barra Funda

Endereço: Rua Tagipuru, 1001 | Barra Funda – São Paulo – SP | CEP: 05001-000

 DATA: 15 e 16 de JUNHO | 2020

 HORA: 11:00 - 19:00

LINK EVENTO FACEBOOK

BAR CONVENT BROOKLYN 

 SERVIÇO: 

Brooklyn Expo Center

72 Noble St, Brooklyn, NY 11222, Estados Unidos

DATA:  June 9 & 10, 2020 | 2020

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BAR CONVENT BERLIN 

 SERVIÇO: Messedamm 22

Messedamm 22, 14055 Berlin, Alemanha

DATA: 15 e 16 de outubro | 2020

 HORA:

Monday, 12th October 2020: 11 a.m. - 7 p.m.
Thuesday, 13th October 2020: 11 a.m. - 7 p.m.
Wednesday, 14th October 2020: 11 a.m. - 6 p.m.

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