Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Entrevistas »

Lenha, carvão e fogo. Entrevistamos Juliano Lourenço, sócio da Churrascada Ribeirão

02/08/2018

por: Bia Amorim
Lenha, carvão e fogo. Entrevistamos Juliano Lourenço, sócio da Churrascada Ribeirão
Juliano Lourenço. Foto: Arquivo pessoal.

Churrascada já é considerado o maior evento de carnes do Brasil. Com temática simples e foco gastronômico na proteína da carne, milhares de amantes do churrasco seguem essa turma por onde quer que estejam. Pode até ser bastante salgado o preço do ingresso que chega a custar R$400,00, mas os organizadores prometem entretenimento, networking e muito sabor. Aqui em Ribeirão Preto o último evento aconteceu no dia 30 de junho no espaço Bella Cittá e mais uma vez foi sucesso de vendas. Durante a festa, show de música sertaneja, cerveja e alegria tomaram conta do lindo dia que fez na cidade.

Para falar um pouco mais sobre o projeto, conversamos com Juliano Lourenço, sócio da Churrascada Ribeirão Preto. Com foco na cidade, ele nos conta um pouco sobre o sucesso do evento e o conceito por trás da marca. 

1. FM: A Churrascada ganhou um endereço fixo em Ribeirão Preto?
JL: Sim, felizmente a Churrascada Ribeirão já faz parte do calendário anual do evento.

2.FM: Além de São Paulo, quais outras cidades receberam o evento? 
JL: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Goiânia, Indaiatuba e algumas partipações fora do país, levando também dois churrasqueiros parceiros para o maior festival de churrasco internacional em Dublin, na Irlanda e recentemente participação com um stand em um evento na Bélgica.

Ligia Karazawa, Profissional da Churrascada Ribeirão. Foto: Estudio Gustavo H


3.FM:Qual é o público que mais se interessa por esse tipo de evento?
JL: Amantes da carne de qualidade, pecuaristas e ou pessoas do meio da pecuária, lojistas que trabalham no segmento, como por exemplo dono de açougues e boutique de carne e também profissionais da área de gastronomia.

4.FM: Podemos dizer que é um Festival gastronômico com carnes de alta qualidade?
JL: Podemos dizer que sim, o melhor festival carnívoro do Brasil.

Churrascada Ribeirão. Foto: Estudio Gustavo H


5.FM: Existe algum manifesto sobre esse conceito?
JL: O manifesto da Churrascada é o uso de fogo de verdade, respeito ao animal através do seu aproveitamento total (de cabo a rabo), priorizamos a escolha de animais de qualidade superior entre os mais sérios produtores brasileiros, valorizamos o baixo processamento enaltecendo a integridade da fibra e a textura do corte, nossa lenha e carvão são 100% sustentáveis. A churrascada é feita por amigos, com amigos e para amigos.

"Plantamos o bem para cultivar amigos."

6.FM: Mais do que só a carne, vocês falam sobre fogo, lenha, celebração. O ritual primitivo é uma forma de contar nossa história e lembrar de como chegamos aqui? 

JL: A Churrascada é a concretização de um sonho. A realização de uma grande festa celebrando a gastronomia na sua forma mais bela, simples e primitiva: a união da carne com o fogo. Essa união deu início à gastronomia e à nossa evolução. A partir do domínio do fogo, nossos ancestrais, que dedicavam metade do tempo e energia à alimentação - caçando, mastigando e digerindo alimentos crus - evoluíram fisicamente. Passaram também a se dedicar a outras atividades como as artes, as ciências e o simples convívio social. Além disso, esses assadores primitivos descobriram que as reuniões em torno do fogo alimentavam não só os seus estômagos, mas também as suas almas. Alimentavam as relações e as amizades. Ao redor do fogo nascia à alimentação como fonte de prazer. É esse prazer e é esse espírito que cultivamos na Churrascada.

7.FM: É um ambiente de balada ou mais família e amigos em um dia bom para comer um churrasco?
JL: Para nós a Celebração é o principal. O churrasco é momento de reunir família e amigos em volta do fogo, como faziam nossos ancestrais. Prometemos música, festa e diversão! E claro, crianças são muito bem vindas.

Ambiente Familiar. Churrascada Ribeirão. Foto: Estudio Gustavo H


8. FM:Qual é a assinatura brasileira em um evento como este?
R: A Churrascada foi criada no Brasil por Rogério Debetti, Felipe Aversa e Gustavo Bottino, que basearam-se nos moldes de um evento carnívoro que já existia lá fora, tornando a Churrascada o Primeiro Festival de Churrasco do Brasil.
9.FM: Quem são as pessoas  escolhidas, produtoras dos animais?
JL: Priorizamos os produtores que reconhecem e valorizam o bem-estar animal como fundamental na qualidade do produto. 

10.FM: Qual foi o recorde de vendas de ingressos de vocês? O mais rápido de todo Oeste?
JL: O recorde foi da edição de Agosto/2018 em São Paulo, que foram vendidos 2.600 convites em menos de 6 horas.

Churrascada Ribeirão. Foto: Estudio Gustavo H


11.FM: É um evento também para os amantes da pecuária, como profissão e não somente ao  Chef Rôtisseur?
JL: Sem dúvida, todos os públicos são muito bem vindos.

Os próximos eventos acontecem em São Paulo (ingressos esgotados) e Barretos (ingressos a venda a partir de R$ 160,00, no link). Para assistir como foi em Ribeirão em 2017, tem vídeo deles aqui.

Sugestões da casa:

 

Entrevistas
De químico e marqueteiro a chef de cozinha

De químico e marqueteiro a chef de cozinha

Ele deixou as faculdades para trás e seguiu sua paixão pela cozinha. Hoje, Rodrigo Francellin comanda um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Athenas.
25/08/2017
Entrevistas
Dá pra emagrecer quando seu trabalho é comer e beber?

Dá pra emagrecer quando seu trabalho é comer e beber?

Conversamos com o chef e sommelier Ronaldo Rossi que, depois de uma insuficiência respiratória, decidiu cuidar da saúde e ganhou uma nova chance de continuar vivo sem deixar de trabalhar com o que ama. Até agora foram 67 quilos a menos.
21/04/2019
Entrevistas
Bonfim Paulista tem mais do que só uma praça e um coreto. Cervejaria que segue estilo alemão cresce no distrito vizinho de Ribeirão

Bonfim Paulista tem mais do que só uma praça e um coreto. Cervejaria que segue estilo alemão cresce no distrito vizinho de Ribeirão

Entrevistamos Raoni Baliero, gerente comercial da Cervejaria Walfänger, que fica em Bonfim Paulista, no estado de SP.
11/06/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02
artigos

Rafael Tonon

Rafael Tonon

Como seu fígado

Vera Cristina

Vera Cristina

A Alfabetização Científica e a arte da Gastronomia, existe algum paralelo possível?

Bia Amorim

Bia Amorim

A arte de comer

Bia Amorim

Bia Amorim

No meu leite de morte

saiba antes, saiba mais: