Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

24 brasileiros disputam maior prêmio de livros gastronômicos do mundo

03/12/2019

por: Fran Micheli
24 brasileiros disputam maior prêmio de livros gastronômicos do mundo
Daniel Bork em seu antigo programa na Band | Foto: divulgação

Pode ser que você lembre de Daniel Bork à frente das câmeras, fazendo receitas em um programa popular para um público majoritariamente formado por donas de casa. Demitido da Band em 2018, o chef permaneceu afastado da tevê aberta, porém, nunca deixou de se dedicar à cozinha. E agora, um de seus livros está concorrendo como melhor do mundo pelo importante Gourmand World Cookbook Awards.

“A Cozinha de Daniel Bork”, publicado pela editora Alaúde, venceu a etapa nacional como melhor livro de gastronomia do Brasil e, a partir de agora, disputa o título mundial concedido pelo concurso. O livro aparece como selecionado em três categorias: "Chef Book", "Celebrity Chef´s Book" e o de melhor "Livro em Português".

A Editora Senac, por sua vez, concorre como melhor editora de livros gastronômicos do ano com outras sete empresas da Bélgica, Canadá, China, França, Alemanha, Suécia e Estados Unidos.

O Gourmand já premiou mais de 200 chefs e escritores do mundo todo, entre eles personalidades como Michele Obama, Paul Mc Cartney, Jacques Chirac, Gèrard Depardier e Oprah Winfrey.

OUTROS BRASILEIROS NA DISPUTA

Livro autobiográfico de Edson Leite também entra na disputa como finalista

O evento também contará com as obras de outros brasileiros finalistas. Um deles é o “Aventuras na Cozinha da Escola”, desenvolvido por professores e alunos do campus de Florianóplos do IFSC – Instituto Federal Santa Catarina. O livro apresenta receitas salgadas e doces para aprimorar o paladar das crianças nas escolas, utilizando ingredientes naturais e evitando o desperdício.

Já na categoria “Educação”, o Brasil será representado pelo livro “A Cozinha”, das autoras Laura da Rocha Miranda e Renata Matoso (Editora ID Cultural). Na categoria People Cuisine, o livro “Porque criei a gastronomia periférica”, de Edson Leite (Editora Inova), também foi um dos selecionados. Já “Vinho e Mercado”, de Valdiney C. Ferreira (Editora FGV), aparece entre os finalistas na categoria de livros para profissionais.

Também na categoria de bebidas, o livro “Guia de Vinicolas, Brazil & Uruguay”, de Flavio Faria (Tapioca), também foi selecionado. Na categoria livro fotográfico, o brasileiro Carlos Eduardo Oliveira aparece com seu “Tailândia, Cores e Sabores” e a publicação “Pequenho Larousse do Chocolate”, da Le Cordon Bleu (Alaude), aparece na categoria Traduções.

Na área do digital, o projeto “Cozinha das Geraes” (Fundação Cultural de Varginha) ganhou destaque e Rita Lobo aparece na categoria Best Sellers com o seu “Só para Um” (editora Senac). Já “Cozinha Brasileira”, de Heloisa Bacellar (DBA), aparece entre os finalistas da categoria Editados na América do Sul.

Veja outros brasileiros na disputa e suas categorias:

SUSTENTABILIDADE

“Isto Não é (apenas) um Livro de Receitas”, do Instituto Comida Amanhã - Universidade Rio de Janeiro - Fundação Heinrich Böll, ganha sua posição na categoria sustentabilidade.

“Da raiz à flor”, Bela Gil (Globo)

TURISMO GASTRONÔMICO

“Viagem Gastronômica a Paris”, André Boccato (WG)

NUTRIÇÃO E SAÚDE

Médicos na Cozinha, Dra. Denise Lelli (Editora des Editores)

FAMÍLIA

“Todo mundo na cozinha”, Carol Fiorentino (Globo)

RECEITAS FÁCEIS

Cozinhando com Economia, Zenir dalla Costa (Senac)

FRUTOS DO MAR

“Bacalhau”, J.A. Dias Lopes (Melhoramentos)

PÃO

"Direto ao Pão", Luiz Américo Camargo, (Senac)

VEGANO

"Vegano pelo Mediterrâneo", Katia Cardoso (Alaude)

DRINKS

“1500 P100 Receitas de Caipirinhas”, João Almeida (Escola Cachaça)erguntas e Respostas sobre “Água Potável”, Victor Magalhães Duarte

“Vinho com Design”, Miriam Gurgel, Agilson Gavioli (Senac)

A premiação final acontece em 2020 em local ainda não divulgado. Confira AQUI a lista com todos os indicados. 

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
BeerFest acontece em Ribeirão com mais de 20 rótulos e 12 tipos de coxinhas do Vila Dionísio

BeerFest acontece em Ribeirão com mais de 20 rótulos e 12 tipos de coxinhas do Vila Dionísio

Evento, realizado no Shopping Iguatemi em parceria com o Vila Dionísio, contará com cervejas da Colorado, Bodebrown, Dogma, Dádiva e Everbrew, além do festival de coxinhas do Vila Dionísio com mais de 12 sabores.
03/03/2020
Quentinhas
Se beber, não dirija faz 25 anos e ABRABE convoca ‘Amarelinhos Virtuais’ para promover responsabilidade no trânsito

Se beber, não dirija faz 25 anos e ABRABE convoca ‘Amarelinhos Virtuais’ para promover responsabilidade no trânsito

Nos 25 anos de criação do slogan, associação convida influenciadores para reforçar a mensagem de que bebida e direção não combinam
31/05/2021
Quentinhas
7º edição do Mondial de la Biere RJ já tem data no Píer Mauá

7º edição do Mondial de la Biere RJ já tem data no Píer Mauá

Entre 4 e 8 de setembro os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, recebem a 7ª edição carioca do evento internacional cervejeiro Mondial de la Bière.
16/07/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: