Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

5º edição da competição Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge abre inscrições

18/06/2021

por: da Redação
5º edição da competição Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge abre inscrições
(divulgação)

A marca espanhola Licor 43, trazida com exclusividade pela Aurora Fine Brands, apresenta a quinta edição do campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, evento que desafia profissionais dos dois balcões a criarem as melhores receitas que levem Licor 43 e café para disputarem na rodada local onde o vencedor garante a vaga para participar da rodada global. A competição acontece pela segunda vez em formato virtual e com inscrições gratuitas.

Há cinco anos, a marca convida bartenders e baristas de todo o mundo para que mostrem sua experiência e criatividade na arte de mesclar Licor 43 e café em coquetéis. Nesta quinta edição o campeonato será executado online no site www.licor43.com e nas redes sociais de Licor 43.  

Jurados nacionais

O júri composto por Saulo Yassuda (Veja São Paulo), Mariana Proença (Revista Espresso), Tomas Vieira (gerente Zamora Company América do Sul) e Zulu (mixologista responsável pelo grupo São Bento Gastronomia) irão avaliar os coquetéis dos seis finalistas, levando em consideração a ideia por trás do coquetel, o nome, a influência de Licor 43, a facilidade na hora de executar a receita, a originalidade, a apresentação e entrega, o sabor e o aroma, e o conhecimento sobre café. Este último novidade para esta edição. O vencedor nacional será conhecido dia 02 agosto através de uma live no Facebook de Licor 43 Brasil e, em seguida, disputará a final global, que será em outubro de 2021, através do Youtube oficial da marca.

No ano passado

A criatividade e ousadia são elementos fundamentais para conquistar o público e os jurados. No ano passado, em disputa acirrada entre os seis finalistas, o bartender do Rio de Janeiro, Genilson Ribeiro levou o título de campeão e a vaga para disputar o mundial com o coquetel Império, que além da perfeita combinação entre os sistemas  sensoriais,  relacionou histórias do Brasil Colonial a cada um dos ingredientes da receita.

A combinação do coquetel Império, servido em taça coupé, leva 25ml de Licor 43, 15ml de café espresso, 10ml de bitter, 20ml de vinho Jerez e 20ml de uísque The Famous Grouse. Para decorar, uma folha pequena e três grãos de café finalizam a bebida.

De volta como juízes globais estão o guru dos coquetéis Merijn Gijsbers e o consultor e educador de café Timon Kaufmann; Penelope Bass, editora sênior da revista americana Imbibe, junta-se ao painel este ano. A tarefa deles será encontrar a melhor nova receita de coquetel Licor 43 com café – no ano passado, Annarose Krone de O Nic's on Beverly Bar em Los Angeles foi a grande vencedora global.

Licor 43 está empenhado em apoiar e envolver os bartenders e baristas por meio da competição. Para Julian Fernandez, diretor global de Inovação de Marketing dos destilados da Zamora Company, manter o formato virtual que teve início no ano passado é a melhor maneira de realizar o evento. “Com essa dinâmica, em 2020 alcançamos um público amplo, de 20,5 milhões de pessoas globalmente, cumprindo com a missão de educar e inspirar paixão por Licor 43 como o licor número um em coquetéis com café. Esperamos mais uma vez ser surpreendidos pelo pensamento, criatividade e esforço que os participantes colocam em suas criações”, diz.

Para se inscrever

O Brasil participa da competição pelo segundo ano. As inscrições ocorrerão entre os dias 21 de junho a 11 de julho no site global da marca. Para participar, é necessário que o candidato seja bartender ou barista profissional, e o desafio é criar uma receita exclusiva contendo Licor 43 e café.

Interessados em participar devem efetuar a inscrição no site global da marca e postar um vídeo da receita em suas redes sociais usando a #LICOR43BB2021 realizando a receita do drink proposto e comentando sua criação. Cada país que participa da competição terá o seu vencedor, que disputará a final global, fase em que os participantes revisarão suas receitas para que possam ser avaliadas pelo painel de jurados. Esses vídeos serão exibidos no canal Licor 43 do Youtube com um vencedor adicional votado pelo público em 27 de outubro de 2021.

O café faz parte da história do Licor 43, desde o Café Asiatico em Cartagena até o Café Barraquito em Tenerife, na década de 1950, para o Carajillo 43 hoje, o coquetel mais procurado na plataforma Difford’s Guide no Brasil em 2020.

“Há um casamento natural de aromas e sabores entre Licor 43 e café”, acrescenta Julian Fernández, “e nos últimos quatro anos que administramos esta competição, podemos ver a inspiração que isso tem sido para bartenders e baristas de todo o mundo.”

Para se inscrever acesse: www.licor43.com/bartenders-baristas-challenge/

Profissionais interessados devem acessar o site www.licor43.com e podem acompanhar as notícias nas redes sociais do Licor 43 no Brasil (https://www.instagram.com/licor43brasil/). #LICOR43BB2021 

fonte: Assessoria de Imprensa

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Especialista em azeites lança livro infantil

Especialista em azeites lança livro infantil "O que comem os astronautas"

Sandro Marques é o autor da obra que comemora os 50 anos da chegada do homem à lua com muito bom humor e dose extra de fofura. As ilustrações são de Ivan Coutinho e lançamento terá degustação de receita citada no livro.
10/07/2019
Quentinhas
Festival de Cultura Caipira celebra a música e a comida do interior

Festival de Cultura Caipira celebra a música e a comida do interior

Evento acontece no Alto do Morro do São Bento de 5 a 7 de outubro com música, dança, comida típica e oficinas de brincadeiras caipiras. A entrada é gratuita.
14/09/2018
Quentinhas
Heroyz lança cerveja e campanha em prol dos bombeiros

Heroyz lança cerveja e campanha em prol dos bombeiros

Heroyz Bier marca entrada da grife de roupas no mercado cervejeiro e quer valorizar o bombeiro voluntário em sua nova campanha.
18/11/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: