Depois do evento World of Coffee que aconteceu em Berlin, Alemanha, de 6 a 8 de junho deste ano, o pessoal da cafeteria Marê voltou com 5 pacotes de grãos na mala e está servindo xícaras especiais até o fim de cada um.
A vida com café em Berlin é agitada e a torrefação The Barn é uma das que compõe a nova cena na cidade. Estilo simples, mesa grande para acomodar laptops, cheiro de café torrado no ar. Essa é a cafeteria que tem diversos cafés do mundo inteiro e 1 vez por mês um super café novidade.
Se você nunca provou um café Colombiano torrado no Brasil, é porque não existe mesmo! Os cafés verdes não chegam de fora do país e por isso não podem ser torrados aqui. “Por razões fitossanitárias, o Ministério da Agricultura proíbe que o Brasil importe grãos verdes de café sob a alegação de riscos de contaminação dos cafezais nacionais. ”(AQUI).
É difícil achar bons cafés e com torras frescas, de outros países, ainda mais tão especializados. Quem está sempre viajando ao exterior, já vê que a onda dos cafés especiais cresce a cada dia e o mercado vivencia essa nova onda, com apaixonados por diferentes métodos, variedades da planta, torras de todas as cores e serviço caprichado. O Brasil tem grande potencial e só aumenta a cada dia sua qualidade na xícara. Em Ribeirão Preto, o Grassy Café foi pioneiro em trazer sementes verdes e fazer a torra em casa, servindo em métodos de extração, muitos excelentes e frescos cafés da região da Alta Mogiana.
O barista Zitto, com o café Dambi Uddo da Etiópia. Foto: Divulgação
O Marê apesar do pouco tempo de casa, vem se mostrando uma ótima opção para quem gosta de tendências e inovações. A cafeteria tem hoje mais de 13 diferentes tipos de métodos de extração, que vão do comum espresso, passando pelo famoso Hario V60, a mundial Aeropress, o brasileiro Koar e a elegante Chemex.
"A Marê Café, como cafeteria especial, tem o intuito de apresentar esses cafés ao público para que este possa apreciar novos tipos de grão, torras e sensações. Um café especial, com sensorial de Bergamota ou de Chá Preto pode remeter o cliente a infância ou a um momento de lembrança muito agradável da infância, isso faz com que o café seja tão especial." explicou Zitto, empresário e barista da casa. E completa: "A importância de servir um café dessa qualidade é bem interessante pra cafeteria, afinal ter esse tipo de grão mostra a preocupação com a qualidade e com o que servimos, ao nosso cliente, na xícara."
Confira quais são os cafés que serão servidos no Marê e corre para conferir os inusitados sabores:
Com notas de framboesa, baunilha e flora.
Servido exclusivamente no método Hario V60 (japonês)
Com notas de cereja e chá preto. É o café da escolha do barista da casa “Barista´s choice”, como diferencial e exclusivo.
Servido exclusivamente no método Hario V60 (japonês)
Com notas de frutas do conde e amêndoas, é mais encorpado.
Servido exclusivamente no método Aeropress (americano)
Com notas de baunilha e chá preto.
Servido exclusivamente no método Aeropress (americano)
Com notas de morango selvagem (mais acidez) e bergamota (notas cítricas).
Servido exclusivamente no método Aeropress (americano)
No Instagram do Marê você acompanha as novidades e abertura dos cafés tão especiais.
https://www.instagram.com/marecaferp/
Marê Café Rua Eliseu Guilherme, 235, Ribeirão Preto, Brasil
The Barn, Auguststraße 58 10119, Berlin, Alemanha (saiba mais sobre cafés em Berlin aqui)