Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Cerveja caseira e rotulada

28/06/2019

por: Farofa Magazine
Cerveja caseira e rotulada

O mercado de cerveja não é composto apenas por grandes cervejarias e centenas de pequenas artesanais, é formado por pessoas que produzem cerveja em casa e que capricham na arte de brassar diferentes estilos da bebida.

Com inspiração no mercado americano, os chamados “homebrews” são aquelas pessoas que tem em sua casa, um pequeno espaço dedicado a cozinhar malte e lúpulo e colocar para fermentar em um canto e aguardar a “mágica” acontecer. O trabalho é árduo e envolve passar o tempo de folga criando receitas e executando essa antiga forma de transformar uma sopa de cereais em uma bebida deliciosa.

Com o intuito de ajudar o mercado, Bento Ferreira, da agência Alvo Comunicação e Marketing, desenvolveu um rótulo base para os cervejeiros caseiros. O arquivo é gratuito.

“Cada vez mais brasileiros se interessam em produzir sua própria cerveja, e isso está mudando o nosso mercado. Já existem diversos cursos de aperfeiçoamento, concursos extremamente bem organizados e com juízes qualificados. Isso é muito importante para o amadurecimento do nosso mercado de cerveja artesanal.” Comenta Bento.

Com o aumento do número de cervejeirxs caseirxs, a venda de insumos em menores porções cresceu bastante e já existem hoje no país muitas lojas que vendem porcionados os ingredientes e todos equipamentos e afins para em casa, fazer cerveja.

“Grande parte das novas cervejarias artesanais no Brasil saem das panelas. Sabemos que para muitos será apenas um hobby, mas eu acredito que pelo menos uma vez na vida o cervejeiro caseiro em algum momento, já pensou em um nome para sua criação e imaginou um rótulo para ela.” Explicou Bento que também dá aulas sobre o tema no curso do Marketing Cervejeiro, que acontece em todo o país.

Não basta fazer cerveja, é preciso engarrafar e passar por todo o processo até que a geladeira esteja repleta de garrafas prontas para o consumo. Muitos cervejeiros sequer colam uma etiqueta ou adesivo dizendo sobre seu feito. As garrafas vão se misturando e um dia ninguém mais sabe o que é o quê.

“Para ajudar esse segmento que é tão importante na cena cervejeira nacional, a Agência Alvo especializada em criação de rótulo de cerveja no Brasil desde 2009, criou um rótulo gratuito para o cervejeiro caseiro “rotular” suas cervejas e ter um pequeno controle na sua produção.” Bento desenvolveu uma forma de ajudar os homebrews e disponibiliza um rótulo especial para esse nicho.

“Esse rótulo ajudará o caseiro a presentear os amigos, para consumo próprio, para deixar na estante, o rótulo é a identidade da sua cerveja, é o primeiro contato com sua criação. Não é porque você é um cervejeiro caseiro que a apresentação de suas garrafas será amadora, isso é valorizar o pequeno, desde o início.” Finaliza Bento.

A agência criou um rótulo especialmente para a Farofa Magazine =)

Cada vez mais o mercado se consolida e aprende que mesmo de forma caseira, pode apreciar uma cerveja bem-feita, bonita não só no líquido, mas em toda a entrega.

Para os que se interessaram em conhecer melhor sobre a criação de rótulos, pode entrar em contato pelo site da agência. Eles também são especialistas em rótulos para cervejarias profissionais e tem um portfólio muito interessante.

http://www.agenciaalvo.com/marketing/

https://www.facebook.com/agenciaalvo/

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Colorado aposta no mel em sua nova cerveja

Colorado aposta no mel em sua nova cerveja

Linha Brasil com S ganhou receita sazonal com meles nativos brasileiros. São quatro opções e lançamento vem acompanhado de ações de preservação das abelhas.
18/09/2019
Quentinhas
O Linguiceiro leva o bi-campeonato no Comida di Buteco

O Linguiceiro leva o bi-campeonato no Comida di Buteco

Casa especializada em linguiças artesanais conquistou pela segunda vez consecutiva o título de melhor boteco de Ribeirão Preto.
03/06/2019
Quentinhas
Prêmio de crônica gastronômica é lançado em homenagem à Nina Horta

Prêmio de crônica gastronômica é lançado em homenagem à Nina Horta

Premiação quer reconhecer talentos da crônica gastronômica e revelar novos autores, como uma homenagem à escritora que faleceu este ano, aos 80 anos.
22/11/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais:

artigos

Marcelo Whately

Marcelo Whately

Existe a carne perfeita?

Gabriel Castaldini

Gabriel Castaldini

Saindo uma porção de McFritas com tumbérgia

Taís Suhre

Taís Suhre

Quebrando os padrões

Sabrina Cyrillo Medella

Sabrina Cyrillo Medella

Tudo que não te contaram sobre os Base-Planta!

Marcia Daskal

Marcia Daskal

Comer melhor em 2020

Bia Amorim

Bia Amorim

Quando meu marido me pede uma cerveja