Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Crepioca Marajoara é opção exclusiva do Point da Tapioca para Festival Brasil Sabor 2019

22/05/2019

por: Farofa Magazine
Crepioca Marajoara é opção exclusiva do Point da Tapioca para Festival Brasil Sabor 2019
Imagem: Divulgação

A iguaria é composta por mix de sabores inusitados, e harmonização com especiarias tipicamente paraense

Conhecido em Belém como o espaço gastronômico, que valoriza as diversidades da culinária paraense, visando lançar ao cardápio harmonizações ousadas em sabores, o Point da Tapioca, revela para o Festival Brasil Sabor deste ano, a Crepioca Marajoara. A iguaria acompanha creme de tucupi,feito com a raíz da mandioca brava, que é finalizado em caldo típico da culinária paraense, e acompanhado com folhas de jambu, outro ingrediente que pertence à gastronomia local.

O ponto alto do ingrediente é o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, de Salvaterra, um dos arquipélagos da Ilha do Marajó. Patrimônio cultural, o queijo de leite búfala é um produto artesanal, apreciado devido à alta qualidade que se reflete tanto no sabor quanto nos benefícios à saúde. Deacordo o proprietário do estabelecimento, Marco Lima, a cremosidade do laticínio faz toda a diferença na harmonização com os demais ingredientes.

Consagrado em todo o país, e reconhecido como o maior festival gastronômico do planeta, e na linha de frente da organização do Brasil Sabor 2019, está a Associação de Bares e Restaurantes – AMBEV/PA. Em Belém o evento se estende até o dia 02 de junho, e tem o objetivo, promover a diversidade gastronômica brasileira, para fortalecer a tradição no país.

Com o tema desse ano é “Original do Brasil”. O festival oferece a oportunidade ao público, degustar várias inovações em sabores, especialmente criadas para a programação. Cada restaurante criou a própria receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente paraenses. 

14 restaurantes fazem estão credenciados ao evento em Belém. Destaques para o Point da Tapioca, Adega das Onze, Alemão Food, Aviú Restaurante, Blaus Sorvetes e Picolés, Bosque Sport Bar e Bowling, Chucaria Tucuruvi, Cia Paulista Gourmet, Famiglia Sicilia, Família Caranguejo, Saldosa Maloca, Soprano Restô, Sweet By Bebel Lima e Privilege Restô.

A opção marajoara lançada pelo Point da Tapioca apresenta total versatilidade quando o assunto é harmonização, o que se reflete em uma verdadeira explosão de sabores. Acompanhe a receita leve e saborosa, opção exclusiva para o Brasil Sabor. 

Receita - Crepioca Marajoara 

Ingredientes:

Massa 

* 2 ovos (quebrar separados) 

* 2 colheres rasas de goma fresca 

* 1 pitada de sal 

Ingredientes:

Recheio 

*100 gramas de Queijo do Marajó Fazenda São Victor

Ingredientes:

Molho 

* 80 ml de tucupi pré-cozido 

* 1 folhas de chicória 

* 1 dente de alho

* 1/2 colher de salsa picada 

* 1/2 colher de amido de milho

* 1/2 colher de açúcar

* 1/2 colher de Ajinomoto  

Modo de preparo:

Massa

Em uma tigela coloque os ovos o sal a goma e bata com um garfo até obter uma massa homogenia. Derrame de uma só vez na frigideira de teflon de 20 centímetros de diâmetro, já aquecida a 1500 por dois minutos, e vire para o outro lado por mais dois minutos. Em seguida, coloque a metade do queijo do Marajó em cima da massa, queime um pouco com o maçarico até que derreta um pouco o queijo do Marajó. Enrole e feche a crepioca, e a outra metade do queijo do Marajó, coloque por cima da crepioca e queime novamente com o maçarico. Em cima do queijo derretido coloque o molho de tucupi cremoso. Está pronta pra servir a Crepioca Marajoara!

Molho

Em uma panela coloque o tucupi para ferver com alho e a chicória. Ferva por 10 minutos em fogo médio, e após a fervura, dissolva o amido de milho com água e acrescentar no tucupi de uma só vez. Mecha até virar um creme brilhante e reserve.

Dica do chef: Derreta o queijo com um maçarico culinário.

Point da Tapioca

Endereço: Av. Alcindo cacela, 1048 – Umarizal Belém- PA

Contato: (91) 3347-4305 / 98232-3770 / 98709-3911

Facebook: @pointdatapioca

Instagram: @pointdatapiocapa

Queijaria Fazenda São Victor

Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA

Contato: (91) 99166-0284

Mídias sociais: @queijodomarajofazendasaovictor

Sobre Queijaria Fazenda São Victor

Desenvolvida em 2006 por Marcus e Cecília Pinheiro, tradicionais fazendeiros e criadores de búfalos da Ilha do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil, e “Super Ouro” no IV Prêmio Queijo Brasil, em São Paulo.

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Café torrado em Berlim é servido em Ribeirão Preto

Café torrado em Berlim é servido em Ribeirão Preto

Ruanda, Colômbia, Tanzânia e Etiópia são os berços das sementes que foram torradas na The Barn, torrefação na Alemanha especialista na bebida e que a Marê Café trouxe para servir em Ribeirão
03/07/2019
Quentinhas
Workshop sobre café no Rio de Janeiro vai da lavoura a xícara. Entenda seu café com Pedro Foster

Workshop sobre café no Rio de Janeiro vai da lavoura a xícara. Entenda seu café com Pedro Foster

Neste sábado, dia 22 de setembro, o tradicional restaurante Adega do Pimenta no Rio de Janeiro recebe o workshop Entenda Seu Café, ministrado pelo barista e beer sommelier Pedro Foster.
20/09/2018
Quentinhas
Cerveja Capricó, da Pratinha, é medalha de prata no concurso Aro Rojo

Cerveja Capricó, da Pratinha, é medalha de prata no concurso Aro Rojo

Cerveja Capricó, da Cervejaria Pratinha de Ribeirão Preto, conquista medalha de prata em concurso no México
29/05/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02
artigos

Fran Micheli

Fran Micheli

Meu primeiro restaurante

Bia Amorim

Bia Amorim

O Brasil é um bolo de fubapho todo dia

Bia Amorim

Bia Amorim

Vegetais & veganos, a turma das verduras do bem

Bia Amorim

Bia Amorim

O choro é livre

saiba antes, saiba mais: