Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Marco de La Roche fala sobre o papel da educação na evolução do setor de coquetelaria

24/01/2020

por: Farofa Magazine
Marco de La Roche fala sobre o papel da educação na evolução do setor de coquetelaria
Marco de la Roche, do Mixologynews. Foto: Divulgação

O diretor de educação do BCB São Paulo explica como a criatividade, o contexto histórico e analítico ainda são grandes lacunas de formação

Com o desafio de montar e gerir a grade de conteúdo do BCB São Paulo, principal evento de destilados premium da América Latina, Marco de La Roche está certo do papel fundamental da educação no desenvolvimento dos profissionais do setor no Brasil e em toda a região. Ainda reunindo os nomes que participarão da edição 2020, o especialista fala da preocupação com a escolha dos temas e preparo das apresentações técnicas para que bartenders, mixologistas, donos de bares, restaurantes e responsáveis por bebidas em hotéis tenham uma experiência de real impacto no evento.

Ainda não existe um curso superior com foco em coquetelaria no Brasil. O aprendizado, em grande parte, vem da prática do dia a dia, de cursos livres e de workshops com referências de mercado. Para Marco de La Roche, este cenário deixa algumas lacunas. “Principalmente em relação ao campo criativo, histórico e analítico. Infelizmente, o foco de educação profissional está voltado para a reprodução de receitas e de frases prontas. Isso limita a capacidade de questionar as coisas, de se interessar pelo novo e, por consequência, o pertencimento à profissão”, explica.

Logo na primeira edição, o BCB São Paulo surpreendeu o público com palestras nacionais e estrangeiras de altíssimo padrão, traduzindo as principais tendências globais para as características e necessidades do mercado local, o que resultou em uma grande adesão e aprovação do público visitante, ávido por atualização e conteúdo. “Em 2020, nosso objetivo é aumentar a quantidade de espaços para estas experiências, mas sempre com o foco em qualidade. Nossa intenção é que os visitantes saiam do evento capacitados nos temas que serão propostos”, adianta o diretor de educação.

Momento de aprendizado. Jean Ponce no canto esquerdo da foto. Foto: divulgação

Histórico de sucesso

O BCB São Paulo reuniu 3.200 profissionais do setor de bebidas em 2019.

Foram 45 horas em experiências de conteúdo, divididas em 4 áreas. “Arena”, que reuniu 1647 participantes; “Bar Mentoring”, 954; “Palco”, 955”; e “Tasting Room”, com 445.

O evento trouxe mais de 60 palestrantes nacionais e estrangeiros, como Carolina Oda, hoje embaixadora, Angus Winchester, Neli Pereira, Lynette Marrero, Philip Duff, Luca Picchi, Rafael Mariachi, Mônica Rossetto, entre outros.

Planeje a sua visita

A programação educacional e o credenciamento on-line devem ser disponibilizados em breve, mas já é possível deixar os dados no site da feira para ser avisado sobre o registro e se organizar para a visita em São Paulo. Quanto antes, melhor, principalmente para quem vem de fora do Brasil. É claro que a organização do BCB pensou em recursos para facilitar este processo, com descontos em passagens aéreas e opções de hospedagem. Confira no site www.barconventsaopaulo.com.br.

SERVIÇO

BCB São Paulo 

15 e 16 de junho de 2020

Expo Barra Funda

Rua Tagipuru, 1001 Barra Funda – São Paulo

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Mondial de la Bière apresentou as inovações do mercado cervejeiro em sua 2ª edição paulista

Mondial de la Bière apresentou as inovações do mercado cervejeiro em sua 2ª edição paulista

A procura pelos rótulos premiados no MBeer Contest Brazil também marcou o evento
24/06/2019
Quentinhas
Clube de Leitura Gastronômico promove encontros gratuitos com bate-papo e mão na massa

Clube de Leitura Gastronômico promove encontros gratuitos com bate-papo e mão na massa

Espaço em shopping da cidade promove discussões em torno de livros selecionados mensalmente e participantes preparam receitas com supervisão de um chef. As inscrições são gratuitas.
09/08/2018
Quentinhas
Oba Hortifruti inaugura a 1ª loja em Ribeirão Preto

Oba Hortifruti inaugura a 1ª loja em Ribeirão Preto

A primeira unidade da rede na cidade terá a estética de uma fazenda e estará aberta ao público no dia 15 de fevereiro com café da manhã e aula show do chef Felipe Bronze.
06/02/2020
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: