Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Prato Firmeza lança seu terceiro volume em parceria com a Feira Preta

05/12/2019

por: Redação Farofa
Prato Firmeza lança seu terceiro volume em parceria com a Feira Preta

Nos dias 07 e 08 de dezembro acontece o lançamento do volume 3 do Prato Firmeza, guia gastronômico gastronômico da periferia de São Paulo e Região Metropolitana. O evento será dentro do Festival Feira Preta, evento que destaca a cultura negra. 

Nestes dias, duas das cozinhas mapeadas pelo Prato Firmeza 3 vão apresentar cardápios criados especialmente para o evento. Elas vão vender comidas inspiradas na culinária afro-brasileira, ao mesmo tempo que acontece uma programação composta por brechós, apresentações musicais, palestras e espetáculos.

Algumas das atrações serão o bobó de frutos do mar e bobó de shitake da cozinheira Cleonice Maria de Paula, conhecida como Tia Nice. Ela prepara pratos utilizando apenas ingredientes orgânicos de pequenos produtores de regiões próximas ou da horta da Agência,  o primeiro armazém de produtos orgânicos das quebradas de São Paulo.

O Panelarte, da zona leste, também vai estar presente. É um empreendimento itinerante, criado pela Bianca Souza e pela Rafaela Souza, que produz comidas sustentáveis, especialmente doces e salgados veganos. Nos dias 07 e 08/12 serão vendidos quibe assado com casca de banana (refogada com tomate, limão e hortelã), quibe tradicional de forno com carne, acompanhado de purê de abóbora ou batata e vinagrete.

O terceiro volume do Prato Firmeza é focado na comida boa e laços familiares. Além da seleção dos restaurantes das zonas sul, norte, leste, oeste e região metropolitana, os organizadores buscam mostrar que os vínculos familiares são um ato político. "A nossa missão foi criar um guia que fizesse qualquer pessoa, especialmente a que mora na periferia, sentir-se motivada a convidar alguém de sua família para desfrutar o que há de bom dentro da quebrada".

Nunca ouviu falar do Prato Firmeza?

O Prato Firmeza é um guia gastronômico das quebradas de SP feito por alunos da Escola de Jornalismo da Énois, cujo objetivo é promover estabelecimentos que estão fora do radar gastronômico da cidade paulistana. 

O projeto nasceu em 2013 e desde então diferentes pontos gastronômicos da periferia da capital paulistana vem sendo mapeados, somando no total 114 lugares para comer. Em 2017, O Prato Firmeza levou o 6º lugar na maior premiação da literatura brasileira, o prêmio Jabuti. Os volumes 1 e 2 também foram premiados pelo Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia. O projeto tem apoio da Cargill.


Serviço

Lançamento Prato Firmeza Volume 3
Festival Feira Preta | 07/12 e 08/12 | Memorial da América Latina (Barra Funda) | 12h - 22h
Evento gratuito

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Chega em Ribeirão a 8ª edição do IPA Day Brasil

Chega em Ribeirão a 8ª edição do IPA Day Brasil

Maior evento do mundo dedicado à cerveja India Pale Ale acontece dia 16 de novembro. Ingressos do segundo lote estão à venda.
16/10/2019
Quentinhas
Em meio ao caos urbano, cervejaria convida as pessoas a relaxarem com novo bar em Pinheiros

Em meio ao caos urbano, cervejaria convida as pessoas a relaxarem com novo bar em Pinheiros

Greenhouse, da Cervejaria HOEGAARDEN, espaço único da witbier mais premiada do mundo, convida o público a experimentar estilo rústico do vilarejo belga que originou seu nome
27/03/2019
Quentinhas
Culinária afetiva é tema de evento no Museu da Casa Brasileira neste fim de semana

Culinária afetiva é tema de evento no Museu da Casa Brasileira neste fim de semana

Pequenos produtores, expositores e oficinas são as atrações do evento que acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro no MCB, em São Paulo.
22/11/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: