Após duas semanas de imersão musical, na primeira quinzena de janeiro grupo seleto de 19 jovens músicos sul-americanos dividem o palco com 11 importantes solistas brasileiros e internacionais em dez concertos gratuitos na capital e no interior de São Paulo. O festival foi criado e tem direção artística da violista norte-americana Jennifer Stumm.
(JENNIFER STUMM Viola, Idealizadora e Diretora Artística. Foto divulgação)
Sob a temática Expedição, repertórios são abrangentes e de diferentes períodos da música, com obras de compositores consagrados, pouco conhecidos e contemporâneos; Na capital serão 4 apresentações, entre os dias 12 e 14, com destaque para o duo Tom Poster (piano) e Matthew Rose (baixo), estrela do Metropolitan Opera de NY, interpretando Winterreise, de Schubert, no Auditório MASP.
A música clássica conecta as pessoas a mais de 400 anos de experiências e emoções coletivas e humanas. É sob a temática Expedição que o Ilumina Festival 2018 vai levar, músicos e plateia, a viagens do corpo e da alma e nos mostrar quem somos. Idealizado pela violista norte-americana Jennifer Stumm, o encontro anual dedicado à produção camerística que vem se consolidando no calendário brasileiro, promove mais uma vez diversos concertos abertos ao público logo nas primeiras semanas do ano, período em que ocorre o intercâmbio para o desenvolvimento musical e sensitivo de jovens promissores.
Ao todo serão dez concertos com diferentes formações de câmara, entre instrumentos de cordas e sopro como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e clarinete, além de piano e um cantor lírico (baixo). No palco, bolsistas selecionados para esta edição do Ilumina tocando junto com grandes solistas de carreira internacional consolidada. Para citar alguns exemplos, a violinista norte-americana Tai Murray, o violista dinamarquês Asbjørn Norgaard, o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e o contrabaixista brasileiro Pedro Gadelha.
Partindo do tema que permeia a edição 2018 do Ilumina e com a pergunta #paraondevamos?, os repertórios foram divididos em cinco jornadas que farão com que jovens e solistas mergulhem em obras de câmara bem abrangentes. Tem música de Bach, Bartók, Haendel, Mendelssohn, Mozart, Ravel, Schubert e Tchaikóvski, dos contemporâneos Samuel Barber e do brasileiro Olivier Toni, entre muitos outros. O jazz e blues de Nina Simone e improvisos de chorinho também serão executados.
Na capital serão quatro concertos de 12 a 14 de janeiro, todos no Auditório MASP Unilever e encerrando em grande estilo a quarta edição do Ilumina. No interior, as apresentações ocorrem em Mococa e cidades da região, incluindo locais a céu aberto, como igreja, coreto e praça.
CONCERTOS
Interior
No dia 7 de janeiro (domingo), a Igreja da Matriz de Mococa recebe um concerto comunitário
sob a temática Jornada juntos, com peças que destacam duplas de instrumentos. No repertório, Requiem op.66, de David Popper, com arranjo para seis violoncelos; Io ti lascio, oh cara, addio, de Mozart; Quinteto n.2 para cordas, de Mendelssohn; entre outras obras. O clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e o contrabaixista brasileiro Pedro Gadelha, junto a bolsistas do festival, também improvisam no chorinho. Até o dia 11 serão outros cinco concertos com diferentes formações e repertórios, distribuídos entre as cidades de Mococa,
Caconde, Tapiratiba e o distrito de Igaraí.
Capital
Na sexta (12), o Auditório MASP recebe o primeiro de uma série de quatro concertos do fim de semana. Sob o tema Jornada de Inspiração - De uma ideia a outra, repertório destaca como os compositores emprestam uns dos outros, como Bartók (Contrastes para violino, clarinete e piano) fez com Ravel (Contrastes para violino, clarinete e piano), e Halvorsen (Passacaglia em sol menor) com Haendel (Sarabande). Como Bach emprestou dele mesmo (Invenções a três partes). Como os caminhos percorridos quando jovens inspiraram uma coragem criativa, como Olivier Toni (Recitativo IV para violino solo) e Samuel Barber (Dover beach op.3).
No dia seguinte (13) serão duas apresentações bem especiais: às 15h, o concerto mais aguardado. O pianista Tom Poster e a estrela do canto lírico na atualidade Matthew Rose (baixo), ambos britânicos, apresentam Winterreise, de Franz Schubert. A obra, trata-se de uma fascinante história contada em 24 músicas da jornada solitária de um homem – de amor perdido, da procura de significado e identidade, e da frieza de um mundo que não o entende. Uma história tão relevante hoje quanto na época em que foi escrita.
Mais tarde, às 20h, é a vez da Jornada do Amor com músicas que chegam a 400 anos. Destaque para as “Cartas Íntimas” de Leoš Janáček, Prelúdio de Tristão e Isolda de Wagner, entre outras obras.
No domingo (14), às 16h, o concerto que encerra o Ilumina Festival 2018 reflete sob a temática Para onde vamos? – Jornada da Alma. E para abrir o repertório, a peça escolhida é A pergunta não respondida, do compositor norte-americano Charles Ives, interpretada por um trio de clarinetes. Destaque também para A valsa de Ravel, Heiliger Dankgesang de Beethoven, Ritmo furioso de Paul Hindemith, entre outros.
Tosas as apresentações no Auditório MASP, serão precedidos por um concerto didático de curta duração, sempre uma hora antes, onde solistas e jovens músicos apresentam perfomances comentadas. O intuito é informar o público, abordando o contexto histórico quando a peça foi escrita e os desafios de execução em formação de câmara, por exemplo.
O cantor lírico Matthew Rose, tido como um dos principais nomes do momento e com trabalhos importantes no Metropolitan Opera de Nova York, também aproveita sua passagem por São Paulo para ministrar uma masterclass a quatro alunos de canto previamente selecionados. A atividade ocorre na sexta (12), das 14h às 17h, no Auditório MASP e tem a coordenação do pianista e professor da Faculdade de Música da USP, Ricardo Ballestero.
Focado no desenvolvimento em música de câmara inovadora e de alta qualidade, o festival promove oficinais, masterclasses e concertos gratuitos na capital e interior e já abriu caminho a bolsistas que hoje estão estudando nos principais conservatórios europeus. A quarta edição reúne 19 jovens músicos de países como Brasil Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Venezuela para residência artística com 11 importantes solistas de renome internacional. E pelo segundo ano consecutivo, o local escolhido para esta imersão no repertório camerístico é uma fazenda de café localizada na cidade de Mococa, que fica a 260 km da capital. Mais informações, acesse www.iluminafestival.org.
(Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa, que recebe os músicos. Foto Felipe Janicsek)
Serviço e Programa dos Concertos
MOCOCA, SP
Igreja da Matriz
7 de janeiro de 2018
Domingo, 11h
Entrada gratuita
David Popper [1843-1913]
Requiem op.66 [arranjo para seis violoncelos]
Bartholomew Lafollette, violoncelo
Giovanni Gnocchi, violoncelo
David Carrasco, violoncelo
Lucas Santos, violoncelo
Lucas Muramoto, violoncelo
Haziel Cândido, violoncelo
Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791]
Io ti lascio, oh cara, addio, K 621a
Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival
Johann Sebastian Bach [1685-1750]
Concerto para dois violinos em ré menor BWV 1043
I. Vivace
II. Largo, ma non tanto
III. Allegro
Roman Simovic & Hanan Santos, violino
Alexandra Soumm & Bogdan Hudzelaits, violino
Tai Murray & Thierry De Lucas Neves, violino
Músicos do Festival
Improvisação sobre Chorinho
Gabriele Mirabassi, clarinete
Pedro Gadelha, contrabaixo
Músicos do Festival
Felix Mendelssohn [1809-1847]
Quinteto n.2 para cordas em si bemol maior op.87
I. Allegro vivace
II. Andante scherzando
III. Adagio e lento - attacca
IV. Allegro molto vivace
Tai Murray & Alexandra Soumm, violino
Asbjørn Norgaard & Jennifer Stumm, viola
Giovanni Gnocchi, violoncelo
SÃO PAULO, SP
Auditório MASP Unilever
12 de janeiro
Sexta, 20h
Entrada gratuita
Olivier Toni [1926-2017]
Recitativo IV para violino solo
Samuel Barber [1910-1981]
Dover beach op.3
Matthew Rose, baixo
Alexandra Soumm, violino solo
Nathan Oliveira, violino
Abner Brasil, viola
Lucas Santos, violoncelo
Johann Sebastian Bach [1685-1750]
Invenções a três partes em sol menor e maior BWV 787-801
Georg Friedrich Haendel [1685-1759]
Sarabande, de Suíte em sol menor HWV 432
Haendel-Johan Halvorsen
Passacaglia em sol menor HWV 432
Tom Poster, piano
Alexandra Soumm & Roman Simovic, violino
Jennifer Stumm & Asbjørn Norgaard, viola
Giovanni Gnocchi, violoncelo
Maurice Ravel [1875-1937]
“Blues” de Sonata para violino e piano
Bela Bartók [1881-1945]
Contrastes para violino, clarinete e piano
I. Verbunkos II.
Piheno
III. Sebes
Tai Murray, violino
Gabriele Mirabassi, clarinete
Tom Poster, piano
Piotr Ilitch Tchaikóvski [1840-1893]
Souvenir de Florence, op.70
I. Allegro con spirito
II. Adagio cantabile e con moto
III. Allegretto moderato
IV. Allegro vivace
Roman Simovic & Alexandra Soumm, violino
Jennifer Stumm & Asbjørn Norgaard, viola
Bartholomew Lafollette and Giovanni Gnocchi, violoncelo
Pedro Gadelha, contrabaixo
Auditório MASP Unilever
13 de janeiro
Sábado, 15h
Entrada gratuita
Franz Schubert [1797-1828]
Winterreise, D 911
Matthew Rose, baixo
Tom Poster, piano
Auditório MASP Unilever
13 de janeiro
Sábado, 20h
Entrada gratuita
Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 1: Andante (de Quarteto n. 2 “Cartas Íntimas”)
Ele disse
Robert Schumann [1810-1856]
Widmung op.25 n.1
Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 2: Adagio – Vivace
Estrelas diferentes
Karlheinz Stockhausen [1928-2007]
Sagittarius e Scorpio, de Tierkreis
Ela disse
Nina Simone [1933-2003]
Wild Is the Wind
Ele disse
Anônimo francês (século XVII)
(Ela voou)
Ernest Chausson [1855-1899]
Decide, de Concerto para violino, piano e quarteto de cordas op.21
Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 3: Moderato
Ele disse
Improvisação sobre Separação
(Ele voou)
Leoš Janáček [1854-1928]
Carta Íntima 4: Allegro
O fim é também um começo
Richard Wagner [1813-1883]
Prelúdio de Tristão e Isolda (Arr. Sebastian Gürtler)
Um beijo de despedida
Tai Murray, Roman Simovic, Alexandra Soumm, violino
Nathan Amaral, Thierry de Lucas Neves, Hanan Santos, violino
Jennifer Stumm, Asbjørn Norgaard, viola
Giovanni Gnocchi, Bartholomew Lafollette, violoncelo
David Carrasco, violoncelo
Pedro Gadelha, contrabaixo
Gabriele Mirabassi, clarinete
Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival
Auditório MASP Unilever
14 de janeiro
Domingo, 16h
Entrada gratuita
I. A Pergunta não respondida
Charles Ives [1874-1954]
A pergunta não respondida
Gabriele Mirabassi, clarinete
Gonzalo Guerra, clarinete
Victor Hugo Rego, clarinete
Músicos do Festival
Arvo Pärt [1935]
Fratres
Roman Simovic, violino
Tom Poster, piano
Georg Friedrich Haendel [1685-1759]
De O Messias e Te Deum
Before you know it, I will shake up sky and earth But
who will be able to stand up to that day?
Vouchsafe
Why do nations so furiously rage together?
Matthew Rose, baixo
Músicos do Festival
II. “Venha, me dê sua mão”
Maurice Ravel [1875-1937]
A valsa
Tom Poster, piano
Improvisação sobre Chorinho
Gabriele Mirabassi, clarinete
Pedro Gadelha, contrabaixo
Músicos do Festival
III. Eu estava cego, mas agora vejo
Paul Hindemith [1895-1963]
Ritmo furioso de Sonata op.25 n.1
Jennifer Stumm, viola
Ludwig Van Beethoven [1770-1827]
Heiliger Dankgesang (Canto de Graças) de Quarteto de cordas op.132
Músicos do Festival
Auditório MASP Unilever
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3251-5644
Duração média dos concertos: 60 minutos (aproximadamente)
Capacidade: 374 lugares Acessibilidade: Sim
Retirada de ingressos: 2 horas antes das apresentações
Concertos didáticos: meia hora antes das apresentações
(Participantes do Projeto. Violino. Foto divulgação)
CONCERTOS EXTRAS - INTERIOR SÃO PAULO
Paróquia Santa Luzia, Mococa - SP
6 de janeiro
Sábado, 19h
Praça de Tapiratiba
8 de janeiro
Segunda, horário a confirmar
Serraria da Fazenda Ambiental Fortaleza, Mococa - SP
9 de janeiro
Terça, 16h30
Coreto de Igaraí
10 de janeiro
Quarta, 20h30
Praça da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucessoa, Caconde - SP
11 de janeiro
Quinta, horário a confirmar
* todos entrada gratuita
Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa da Cultura Artística Conteúdo Comunicação
11. 5056-9800
© 2017 Ilumina Festival. Images: Miles Essex, David Kaye, Stela Morato, Melissa Osborne, Marcos Issa.