Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Quentinhas »

Ribeirão terá festival de gastronomia e cultura afro em abril

08/03/2019

por: Redação Farofa
Ribeirão terá festival de gastronomia e cultura afro em abril

O Centro Orùnmilá, que dissemina e valoriza a cultura afro na região de Ribeirão Preto, irá promover o 1º Festival de Cultura e Gastronomia Afro. O evento ocorrerá ao longo do mês de abril, aos sábados, e incluirá diversas atividades ligadas às matrizes africanas.

A programação contará com oficinas teóricas e práticas de capoeira, hip hop, maracatu e de culinária afro. Serão preparados pratos da culinária afro-yoruba, preservada no Brasil pelas comunidades tradicionais de origem africana.

De acordo com a organização do festival, a cultura africana mantêm na alimentação rituais que remetem a uma ancestralidade enraizada na identidade nacional, não somente nos ingredientes, como também como estratégia de preservação e de transmissão de valores simbólicos.

Serão trabalhados 6 diferentes pratos: Akará, Vatapá, Moin Moin, Efo Riro, Obe Eran e Gbegiri. 

A participação nas oficinas é gratuita e as inscrições poderão ser feitas através do email oficinasorunmila@gmail.com. O número de vagas é limitado.


Entre as atrações já confirmadas para o 1º FESTAFRO estão Afoxé Omó Orúnmilá, Maracatu Navegante, Grupo de Capoeira Terra Preta e Batmacumba Samba Reggae.
 

PROGRAMAÇÃO

30 de março: 15h às 20h - Oficina teórica e prática de capoeira, iniciada com roda de conversa sobre a história da capoeira e sua importância na promoção da cidadania das populações periféricas. Oficina e degustação de culinária afro-yorubá: Akará, Vatapá.

06 de abril: 15h às 20h: Oficina teórica e prática de hip hop, iniciada com roda de conversa sobre a história do hip hop e sua importância na promoção da cidadania da juventude periférica. As atividades práticas acontecerão concomitantemente. Oficina e degustação de culinária afro-yoruba: Moin Moin e Efo Riro;

13 de abril: 15h às 20h: Oficina teórica e prática de Maracatu, envolvendo música e percussão. Oficina e degustação de culinária afro-yoruba: Obe Eran e Gbegiri.

20 de abril: 18h às 23h: GRANDE FESTIVAL: Roda de Capoeira; Apresentação do Afoxé Omó Orùnmilá, Maracatu Navegante, Discotecagem, Encerramento com a Banda BATMACUMBA – SAMBA REGGAE. Degustação de culinária afro-yorubá de todos os pratos trabalhados nas oficinas. 

SERVIÇO

1º Festival de Cultura e Gastronomia Afro 
Quando:
de 30 de março a 20 de abril (aos sábados)
Onde: Centro Cultural Orunmilá -  Estr. Cinco - Chácaras Pedro Corrêa de Carvalho, Ribeirão Preto - SP
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail  oficinasorunmila@gmail.com 

Sugestões da casa:

 

Quentinhas
Sesc promove evento em torno da cultura alimentar

Sesc promove evento em torno da cultura alimentar

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura acontece em 14 unidades do interior paulista. Até 28 de outubro, a iniciativa vai abordar reflexões sobre o comer e oferece atividades como cursos gratuitos, feiras e debates.
02/10/2018
Quentinhas
Empresa lança primeiras bebidas alcoólicas em cápsulas do Brasil

Empresa lança primeiras bebidas alcoólicas em cápsulas do Brasil

B.blend, marca de bebidas em cápsulas da Ambev e Whirlpool traz Gin & Tonic, Orange Spritz e Skol Beats Senses em cápsulas
05/12/2019
Quentinhas
Mondial de la Bière começa nesta quarta-feira no Rio

Mondial de la Bière começa nesta quarta-feira no Rio

Evento chega ao Rio com mais de 100 cervejarias, vila de produtos artesanais, bandas ao vivo e concurso fotográfico.
03/09/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais: