Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Tira- gosto »

Não dê mignon ao seu filho: 7 cortes saborosos de carne

23/07/2019

por: Bia Amorim
Não dê mignon ao seu filho: 7 cortes saborosos de carne
Segura firme e faça um corte preciso. Foto: Armando Ascorve Morales via Unsplash

Dias atrás o filé mignon causou fervor nas redes sociais. Mais uma vez a peça foi colocada à mesa como se fosse a melhor parte do boi. É apenas isso que queremos dar a nossos filhos, privilegiando apenas a maciez das leis da física? A peça elite do boi tem fama, mas acho que está na lama quando queremos potência de sabor. Será que o filé tem esse verdadeiro privilégio de sabor?

A notoriedade do Mignon chega longe, mas não atinge aqueles que sabem valorizar cortes menos sofisticados e com técnicas a seu favor, exacerbando o sabor que cada corte tem. Dê ao seus filhos textura, sabor, tempero e amor. Aprenda a cortar carnes nestes vídeos AQUI e AQUI

Para dar novas ideias e opções, separamos 7 cortes de carne para substituir o caro filé.

  1. FRALDINHA

Este corte é aquele que faz sucesso calado. Tem o custo até 30% mais baixo que as carnes mais famosas, é muito saborosa e rápida de preparar. Não precisa de temperos fortes, só saber cortar a peça na direção correta das fibras (faça um corte bem comprido na transversal) para deixar ainda melhor a garfada.

  1. CUPIM

O corte da discórdia divide opiniões. Mas é certo que feito de maneira correta é uma carne muito saborosa. O cupim “casqueirado” é uma receita típica. A carne pode ser feita na churrasqueira, panela de pressão ou forno, sempre com tempo de cozimento longo por conta da gordura entremeada.

  1. ANCHO

É o contra-filé, mas cortado na ponta oposta. Com gordura entremeada fica muito macia e tem sido o corte estrela de churrascarias e casas de carne. Apenas sal e pimenta do reino. Um novo luxo à mesa, mas continua sendo nosso contra.

  1. PICANHA

É aquela peça em formato de triângulo. É um corte que encontra a ponta do coxão duro. A capa de gordura da peça é ponto essencial para sua maciez. Existem casas especializadas, estão espalhadas as “Casa da Picanha”, “Picanha na Grelha”, nomes próprios de uma carne que tem o amor do brasileiro na brasa.

  1. COSTELA

Esse corte precisa ficar muito, muito tempo no fogo. Com os ossos para baixo, tem que morar cerca de 3 a 4 horas em uma direção não tão perto do braseiro. Só precisa de sal. Depois de muito tempo no fogo, a gordura derrete e tempera a carne.

Costela, foto Alexandru Bogdan Ghita via Unsplash

  1. LAGARTO

Na parte traseira do animal fica o lagarto. É um corte de carne interessante para se fazer carpaccio, cortado bem fininho, com temperos a base de ervas e azeites. Tem pouquíssima gordura, outro fator positivo, mas é preciso cuidado para não ressecar.

  1. PATINHO

É a carne da panela do Brasil. Fica na parte traseira do animal. Muito usada no formato moída, para hambúrguer e no quibe Faz ótimos bifes à milanesa e até o requintado steak tartar. Uma carne magra, com pouca gordura e com ótimo preço.

Para quem se interessa em ler mais sobre tipos de cortes no Brasil e no mundo, neste site AQUI tem uma variedade bacana.

Sem mignon no futuro

plant based murger patties  da Beyond meat

Não precisa mesmo ser mignon, nem mesmo ser carne animal. Pode ser uma novidade que não tem saído das mídias nos últimos meses. A “carne” do futuro, já ouviu falar? Laboratórios no mundo inteiro estão pesquisando novas formas de alimentar a população no futuro.

A fome já é um fator extremamente grave nos dias de hoje, mas daqui 30 anos pode ser algo fora de controle com a demanda de uma grande população mundial. A plant-based meat é uma tentativa de fazer carne, à base de plantas e células animais, mas em laboratório. Saiba mais AQUI.

Sugestões da casa:

 

Tira- gosto
O que está acontecendo com o Mc Donald’s?

O que está acontecendo com o Mc Donald’s?

Loja faraônica, mudança de nome nas fachadas, pão de queijo burger. Listamos as 9 maiores mudanças da gigante do fastfood nos últimos anos para você entender toda essa transformação de posicionamento.
21/10/2019
Tira- gosto
20 baladas extintas em Ribeirão Preto que marcaram sua história

20 baladas extintas em Ribeirão Preto que marcaram sua história

Compilamos alguns dos bares e baladas mais famosos da cidade nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Quantos deles fazem parte da sua história?
11/12/2017
Tira- gosto
25 sorveterias em Ribeirão Preto pra refrescar o calor intenso

25 sorveterias em Ribeirão Preto pra refrescar o calor intenso

Com tanto calor, criamos um guia com muitas opções de sorveterias, gelatos e picolés para apaziguar essa temperatura surreal de maneira saborosa! Chame os amigos e faça seu próprio tour refrescante!
24/01/2019
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #3

saiba antes, saiba mais:

artigos

Camilla Cristini

Camilla Cristini

"Diz-me o que comes e te direi quem és”

Gabriel Castaldini

Gabriel Castaldini

Flor indesejada pode virar comida

Bia Amorim

Bia Amorim

O prêmio de pior cerveja

Marcia Daskal

Marcia Daskal

A dieta do bom humor

Igor Maurício Barreto

Igor Maurício Barreto

Será a iminência da era do Temakiojo?

Guto Procópio

Guto Procópio

#1 - A nova cerveja Padrão