Ícone do site Farofa Magazine

Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro estreia na TNT

Programa inédito terá oito episódios exibidos às quintas-feiras na faixa das 23h30, o reality foca nas receitas de uma cerveja do estilo APA produzidas por cervejeiros caseiros

Na próxima quinta-feira (26/10), às 23h30, o canal TNT começa a estreia o Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, promovido pela cervejaria Eisenbahn. Pela primeira vez na televisão, o programa, que conta com episódios de 30 minutos cada, é a oitava edição da tradicional competição Mestre Cervejeiro Eisenbahn que, até então, acontecia longe das telas. Idealizado pela Eisenbahn e criado e produzido pela Endemol Shine Brasil (mesma produtora que faz o Masterchef), o formato possui o objetivo de levar o conhecimento cervejeiro para mais pessoas, descobrir e valorizar a autêntica cerveja artesanal do Brasil.

As inscrições para o reality começaram em julho. Centenas de participantes enviaram amostras de suas receitas de estilo APA (American Pale Ale) que, após passarem por um equipamento avançado de avaliação de cerveja (Beer Analyser), foram degustadas por um júri técnico especializado que utilizou critérios como aparência, aroma, sabor, sensação de boca e fidelidade ao estilo proposto em agosto. Como resultados, nove participantes foram eleitos para participar do programa.

Com oito episódios, o reality vai mostrar os conhecimentos cervejeiros dos participantes, suas habilidades de harmonização, paladar e entendimento sobre produção de cervejas artesanais. A avaliação das performances será feita por um corpo de jurados cervejeiros muito experiente e renomado. O comando do programa ficou por conta de Marina Person, atriz, cineasta e apresentadora.

(Bia, Sady, Marina Person, Juliano e Kathia  foto: arquivo pessoal)

Bia Amorim

Bia é sommelière de cerveja e colunista nos sites Papo de Homem, Mixology News, Rádio CBN Ribeirão e Farofa Magazine (sim, teremos novidades por aqui), formada em Hotelaria e pós-graduada em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação. Já compôs o júri do Acerva Catarinense em 2011, do Mestre Cervejeiro em 2016 e mais uma série de premiações pelo País, acredita que “a técnica é importante e ter uma base para poder julgar, é fundamental. Para fazer uma cerveja muito boa precisa ter conhecimento técnico e experiência, vivência de hora copo com diversos estilos, ler livros de diferentes autores, saber mais sobre o que cerca a cerveja e afins”

Juliano Mendes

Juliano foi que deu início à história de Eisenbahn. Sócio fundador e Diretor de Vendas Marketing da Cervejaria Eisenbahn ele é especialista e consultor para o mercado de cervejas especiais e produtor de queijos especiais com a empresa Pomerode Alimentos.  Foi jurado do primeiro festival brasileiro da cerveja, em Blumenau, de várias edições do Acerva e componente do júri desde a primeira edição do Mestre Cervejeiro, levar a iniciativa para a TV é ter a “certeza de que até as pessoas que não possuem muito envolvimento com o mundo cervejeiro vão se interessar pelo assunto, se divertir e se emocionar”

Sady Homrich

O baterista da banda gaúcha Nenhum de Nós também é especialista em cervejas e já escreveu para o jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto. É formado em engenharia química e um apaixonado pela boa gastronomia.Cervejeiro caseiro desde os anos 1980, participou de quase todas as edições do Mestre Cervejeiro, é jurado do Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau desde 2013 e do Mondial de la Bière RJ 2014, com jurados da Bélgica, EUA, Dinamarca e Argentina. Ele acredita que os competidores “vêm de lugares e realidades muito diferentes, são um retrato do Brasil cervejeiro de hoje. Cada um desenvolveu sua própria técnica, equipamento e abordagem cervejeira”.

O programa ainda conta com as participações especiais dos cervejeiros Káthia Zanatta, mestre cervejeita e sócia do Instituto da Cerveja, Gerhard Beutling, mestre cervejeiro da Eisenbahn, Fernanda Gabriela Fregonesi, especialista em leveduras e atualmente responsável pelo setor na Cervejaria Dádiva e professora na Yeast Facts, Amanda Felipe Reitenbach, mestre cervejeira e fundadora do Science of Beer. Anderson Carlos Faller e Lucio Rogério Botelho foram ganhadores de outros concursos do Mestre Cervejeiro e tiveram suas cervejas executadas e vendidas pela Eisenbahn. E também uma participação chef Rodrigo Martins, cheg executivo do Master Chef Brasil.

(Marina Person, Bia, Amanda Reitenbach, Juliano e Sady  foto: arquivo pessoal)

Os participantes eleitos vêm de várias regiões do país e são das mais diversas áreas de atuação profissional no mercado, mas tem uma paixão em comum: a produção caseira de cerveja artesanal. Os 9 candidatos são:

Alan Daniel Weiss, 32 anos

Feliz com o fato de ter em seu sobrenome o nome de um estilo de cerveja (Weiss), Alan é gaúcho e mora atualmente em Curitiba (PR). O analista de sistemas estudou produção de cerveja na Bodebrown nos cursos básico e intermediário e se tornou sommelier de cervejas pela Universidade Positivo.

Fernando Azevedo, 32 anos

De Bragança Paulista (SP), o engenheiro mecânico possui mais de 50 brassagens (processo de produção da cerveja). Se especializou em cursos básicos e avançados de cerveja caseira, é sommelier de cerveja e mestre em estilos. Em seu casamento, produziu 300 litros de sua própria receita para servir aos convidados.

Gustavo Cruz, 32 anos

O publicitário de Campina Grande (PB) é um autodidata na disciplina cervejeira. É apaixonado por produzir novas receitas e tem mais de 25 brassagens.

Gustavo Reis, 36 anos

O mineiro que hoje mora em São Caetano do Sul (SP) é engenheiro mecânico e possui mais de 25 brassagens. Sua especialização foi um curso de produção caseira. Para seu casamento, recebeu os convidados com sua própria receita de IPA.

Ivan Tozzi, 43 anos

O jornalista de São Paulo (SP) tem mais de 35 brassagens, se especializou na arte cervejeira com o curso Fabricação de Cerveja e Off Flavors, workshops sobre malte, lúpulo, água, levedura e ainda buscou conhecimento em química, física, biologia e história para se aprofundar.

João Biato, 26 anos

O advogado de Ribeirão Preto já passou de sua primeira centena de brassagens. Seu conhecimento cervejeiro vem de um curso básico pelo Senac, outro de produção de cerveja caseira pelo EDUK e é técnico em Cervejaria pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Lucas Ladwig, 31 anos

De Florianópolis, o designer com mais de 50 brassagens se especializou em cursos de fabricação caseira, lúpulo, análise sensorial, lambics e sours e sobre como de montar a própria cervejaria.

Raul Rangel, 27 anos

O turismólogo que nasceu em Natal e mora em Ubatuba (SP) já tem mais de 50 brassagens e é um autodidata e possui histórias bastante interessantes de sua produção de cerveja.

Rodrigo Teixeira, 36 anos

O carioca que mora em Vitória (ES) é educador físico e autodidata cervejeiro com 15 brassagens.

Equipe incrível da Endemol Shine Brasil, produtora do programa

Serviço

Eisenbahn Mestre Cervejeiro

Estreia na próxima quinta-feira (26/10), às 23h30, na TNT.

Um episódio por semana, toda quinta-feira e reprises às terças-feiras e aos sábados, na faixa das 12h30.

*editado: Temos aqui o LINK com o primeiro episódio.

http://mestrecervejeiro2017.com.br


Sair da versão mobile