Ícone do site Farofa Magazine

Bia Amorim lança Guia da Sommelieria de Cervejas em Ribeirão Preto

Guia da Sommelieria de Cervejas, com organização de Bia Amorim | Foto: divulgação

Obra realizada por financiamento coletivo reúne capítulos de 28 especialistas de vários países, com organização da sommelière. Noite de autógrafos acontece no Empório Toscana na próxima sexta-feira.

O Guia da Sommelieria de Cervejas, livro referência para profissionais e amantes da área, será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 18, no Speakeasy do Empório Toscana, em Ribeirão Preto. A sommelière e organizadora da obra, Bia Amorim, irá autografar exemplares e contará também com a presença da sommelière Marta Rocha, que assina um capítulo da obra.

Lançado pela Editora Krater, o Guia conta com participantes emblemáticos, como o escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo em cerveja, que escreveu a seção dedicada à Escola Britânica. Além de Cornell, Daiane Colla, Fernanda Meybom, Guto Procópio, Marcio Beck e Sady Homrich estão entre os autores convidados.

O material servirá como um manual prático, visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros. A obra traz orientações sobre: atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; história e cultura, entre outros.

Bia Amorim atua como sommelière desde 2010 e acompanhou o desenvolvimento no mercado brasileiro | Foto: Hugo Battaglion

BRASIL É O Nº1 EM FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

O Brasil, atualmente, é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias. Para Bia, que acompanha a evolução da profissão no Brasil desde 2010, o Guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de literatura no país.

Apesar de já se dedicar à escrita em sua revista digital, a Farofa Magazine, há seis anos, Bia Amorim comemora a publicação do primeiro livro de sua carreira. “Já tinha pensado em escrever um livro antes e estou sempre entre os artigos de opinião sommelier e algumas crônicas mais ébrias, mas nunca tinha imaginado participar de uma obra coletiva, um Guia. Quando o Diego e o Pedro da Krater me fizeram o convite para ser a organizadora desta obra, fiquei refletindo sobre o propósito do livro e senti que seria um grande desafio e por isso aceitei”.

A sommelière reforça ainda o compromisso de lançar um trabalho dedicado a profissionais e feito por profissionais.

“Este não é um livro escrito por escritores. É um livro escrito por referências na área, onde cada um, em seu tema, trouxe sua perspetiva e entendimento. A base do nosso trabalho como sommeliers é servir a outros paladares e transformar o consumo do mercado para melhor, não importa em que etapa, do campo ao copo”, diz.

FINANCIAMENTO COLETIVO

O projeto do Guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto foi batida nas primeiras 24h. Esse é um modelo de financiamento cada vez mais popular entre pequenas empresas, especialmente editoras independentes como a Krater, e ajudou muitas marcas a se manterem durante a pandemia.

Com projeto gráfico especial, capa dura e colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada. O livro está à venda no site da Krater. 

Em março, o livro terá um evento de autógrafos para o mercado paulistano.

LANÇAMENTO “GUIA DA SOMMELIERIA DE CERVEJAS” – Editora Krater

Noite de autógrafos com Bia Amorim
18/02 – das 18h às 22 horas
Local: Speakeasy do Empório Toscana, Av. Anhanguera, 1087 – Alto da Boa Vista
Entrada: o evento é aberto ao público (limitado à capacidade de público do local) e exigirá comprovante de vacinação na porta.

Sair da versão mobile