Marca de açúcar quer rebatizar pratos com nomes preconceituosos

Marca de açúcar quer rebatizar pratos com nomes preconceituosos

- em Inovar, Matérias, Notícias
Doce conhecido como "Teta de Nega" será um dos rebatizados

Maria mole, espera marido, teta de nega, bolo nega maluca. Estes doces tradicionais podem ter marcado a infância de muitos brasileiros, mas a nova campanha do Açúcar Guarani quer estimular a reflexão sobre seus nomes. Com viés preconceituoso, as denominações destes doces vêm de épocas em que a discriminação não encontrava barreiras na sociedade.

Com o mote “Respeito Na Medida”, a campanha busca trazer visibilidade para o tema e disponibiliza uma votação online para que as receitas sejam rebatizadas, ganhando novas identidades. O filme da nova campanha já traz algumas sugestões dadas por crianças, que reagem aos nomes dos doces e estranham as denominações. O vídeo mostra um experimento feito com crianças e adultos, em que, a partir das percepções das crianças em relação aos doces, os nomes das receitas são questionados.

“A partir da perspectiva infantil apresentada no filme, trazemos a reflexão sobre como estamos condicionados a reproduzir pensamentos e comportamentos sem muita atenção ou tom crítico. Com a campanha, nossa ideia é fazer as pessoas refletirem sobre esses nomes de receitas que parecem tradicionais e inofensivos, mas que acabam ofendendo as mulheres”, diz Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Estímulo à mudança dos nomes e doação

Além do apoio popular para rebatizar os nomes dos doces via votação no site, a campanha também vai realizar um trabalho para conscientizar padarias a alterarem voluntariamente a denominação de suas receitas e exibir os materiais informativos sobre a iniciativas em seus pontos de venda.

A campanha vai, ainda, reverter cada voto recebido no site em uma doação de R$ 1,00 direcionado para a ONG Mãos de Maria. O projeto, que cresceu dentro da comunidade de Paraisópolis e já atendeu a mais de 4 mil mulheres, hoje é um negócio de impacto social no ramo alimentício e traz um espaço de fala para a população feminina em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia econômica e capacitação profissional.

Período de votação é de 03/11/22 a 17/12/22. Para ajudar a rebatizar as receitas e sugerir novos nomes, basta acessar o site oficial.

Você também pode gostar

Black Friday de chá: onde encontrar bons produtos com descontos que valem a pena

Se você é amante de chás e queria