CBCA assina acordo de fusão com cervejaria Startup Brewing

CBCA assina acordo de fusão com cervejaria Startup Brewing

- em Beber, Empreender, Matérias
35
Galpão da fábrica da Startup Brewing | Foto: Bia Amorim

Com a estratégia, Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal eleva as projeções de faturamento em 2022 para R$ 70 milhões

A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) e Startup Brewing, com sede em Itupeva (SP), assinaram acordo de fusão entre as duas cervejarias. Com esse movimento, a CBCA passa a contar com três unidades produtivas, sendo uma em Pomerode (SC), e duas no interior do estado de São Paulo: Piracicaba e agora Itupeva, além dos Centros de Distribuição na capital paulista e Tijucas (SC).

A fusão foi motivada pelas diversas sinergias entre as empresas. De acordo com Gustavo Barreira, CEO da CBCA, a Startup Brewing tem uma fábrica muito bem construída, com equipamentos novos e um grande potencial de expansão.

“Essas características vão ao encontro do que está previsto no plano de ações estratégicas da CBCA para o momento. Estamos crescendo acima de 50% ao ano nos últimos 24 meses e no final de 2021, já havíamos chegado no nosso limite de capacidade produtiva”, afirma o CEO.

Gustavo também enfatiza os benefícios logísticos que serão incorporados com a fusão. “São Paulo tem um potencial enorme e, por isso, estamos reforçando nossa distribuição no estado, criando um corredor logístico que liga o oeste paulista à região de Campinas, capital e litoral. A Startup Brewing é a parceira ideal para fortalecer essa estratégia”, conclui.

André Franken, um dos sócios fundadores da Startup Brewing, destaca que a união com a CBCA é uma forma de expandir a marca e colocar a cervejaria em um novo ciclo de crescimento. “A união da CBCA fortalece nossa capacidade de expansão e nos permite acelerar o projeto da marca Unicorn, que desenvolvemos desde a fundação da cervejaria, em 2018”, explica André.

Juntas, as três unidades produtivas da CBCA somam capacidade próxima a 500 mil litros mensais e devem atingir, neste ano, R$ 70 milhões de faturamento. Com o espaço que ainda há disponível para crescimento nas unidades, o projeto prevê investimentos de R$ 7 milhões nos próximos três anos, o que elevará a produção para 800 mil litros mensais.

Gustavo comenta que o objetivo não é ser a maior, mas construir uma operação eficiente, voltada ao mercado de cervejas artesanais no Brasil, de forma a fazer marcas premiadas e conhecidas estarem disponíveis nos principais centros consumidores a preços justos. “Unir o Brasil pela boa cerveja, com gestão profissional e de excelência, esse é o nosso propósito”, afirma.

Rótulos da CBCA | Foto: divulgação

SOBRE A CBCA – A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) nasceu a partir da fusão de duas empresas de expressão no mercado, as cervejarias Leuven (Piracicaba-SP) e Schornstein (Pomerode-SC), com o objetivo de fortalecer e difundir o consumo de cerveja de qualidade no Brasil. Com um histórico de tradição, inovação e premiações, a paixão pela bebida aliada à gestão profissional e visionária resultaram em um crescimento consolidado da empresa. Seu fundador e CEO, Gustavo Barreira, é engenheiro agrônomo com especialização em finanças, atuou por cerca de 20 anos na área financeira em grandes empresas. Sua experiência em projetos de empreendedorismo, turn aroundM&A e startups levaram a CBCA ao seu atual estágio de desenvolvimento. Foi responsável pelo primeiro equity crowdfunding do setor cervejeiro, em 2017, ainda como CEO da Leuven e liderou sua fusão com a Schornstein, em 2019. Atualmente, a CBCA tem três fábricas localizadas em Piracicaba (SP), Pomerode (SC) e agora Itupeva. Seu portfólio é composto pelas marcas Leuven, Seasons, Schornstein, The Drummer (vendida apenas no exterior) e agora Unicorn, orginária da StartUp Brewing.Tendo uma base muito engajada de cerca de 800 investidores, a meta da CBCA para 2022 é chegar a R$ 70 milhões de faturamento, com expectativa de dobrar esse valor em 2024, seguindo o ritmo de crescimento de 70% ao ano desde 2016.

SOBRE A STARTUP BREWING – A StartUp Brewing nasceu da paixão por fermentar, pelo encontro, ciência, pesquisa e toda tecnologia envolvida. Os sócios fundadores trabalhavam em empresas de tecnologia, do mercado financeiro, onde existe um ambiente favorável às startups. Ao saírem de seus antigos empregos para empreender no mercado cervejeiro, levaram a sério a missão e misturaram tudo que gostavam, para criar a marca e sua história. Em seu guarda-chuva cervejeiro alcançaram diferentes canais, pontos de venda e público. A empresa tem as marcas de cerveja: Unicorn, estilos clássicos e valores acessíveis, Ux Brew, receitas sem amarras, criativas, únicas e ousadas, Juan Caloto, cervejas de alta qualidade com storytelling, Ciganas, cervejas com curadoria e aceleração e White Labels, cervejas com curadoria e aceleração. Na fusão, apenas a Unicorn foi incorporada pela CBCA.

Você também pode gostar

Bev Hack Lab: o que acontece na garagem de inovação da Ambev

Novos produtos e soluções nascem em um ambiente