Ícone do site Farofa Magazine

Origem Week reúne produtos artesanais em Salvador, com destaque para café e chocolate

Chef Lucas Corazza comanda o Cozinha Show | Foto: divulgação

Durante os quatro dias da Origem Week, que acontece em Salvador – BA, entre 9 e 12 de junho, o público poderá apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais em convenções como o Salão do Café e o Origem Brasil, além da primeira edição soteropolitana do Chocolat Festival, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina. Nesta estreia na capital baiana, o evento contará com 150 expositores e cerca de 250 marcas de chocolate. Além disso, haverá nova edição do projeto Bahia Descobre a Bahia, com apresentação de destinos turísticos.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira

8h – Encontro do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia — FEAGRI. Às 9h começa a rodada de negócios do Origem Brasil.

14h – Abertura oficial

15h30 – Cozinha Show, espaço no qual há execução de receitas ao vivo e workshops. As atrações da Cozinha Show na estreia do evento são os chefs Laurent Rezette (15h30), Thiago Sá (17h30) e Manoel Franklin (19h30).

Em paralelo à Cozinha Show, acontece o Salão do Café, a partir das 14h, com Filtrando Sabor – Oficina de Preparo de Café com Lucas Campos (Café Blenditto).

16h – Degustação Bahia: Cafés da Região da Chapada Diamantina com Tulio Fernando (Coopiatã) e às 18h tem Degustação com preparos de café expresso e filtrados com Sara Carvalho (Garimpo da Barista).

O evento conta ainda com Ateliê do Chocolate — Esculturas de Chocolate ao comando dos chefs Lucas Corazza (jurado no programa Que Seja Doce, do GNT, especialista em chocolate e formado na França), Rafael Barros (eleito pela revista Veja o melhor Confeiteiro de São Paulo) e Tati Benazzi (Cake designer especialista em bolos esculpidos e aerografia).

Sexta-feira

9h – rodada de negócios do Origem Brasil

10h – a Feira estará aberta apenas para convidados B2B, entidades setoriais, compradores, empresas e imprensa.

14h – abertura para o público.

Na Cozinha Show, é dia dos chefs Kaywa Hilton (15h30), Mariana Brito (17h30) e Lucas Corazza (19h30).

16h – Seminário Bahia Descobre a Bahia com a palestra “Luz, câmera, exportação” de Maurício Manfré.

17h40 – SETUR apresenta “Um país chamado Bahia”

18h30 – palestra “O valor Global do Produto local” com Rogério Ruschel.

14h (Salão do Café) – Workshop: Tendências para Cafeterias com Mariana Proença, da Yolo Coffee Bar; depois tem papo sobre Cafés Especiais: Produção com Sustentabilidade, com Luca Allegro do Latitude 13; e, por fim, Degustação Orientada sobre diferença entre café especial e tradicional, com Lucas Campos do Café Blenditto.

O evento conta ainda com Ateliê do Chocolate — Esculturas de Chocolate ao comando dos chefs Lucas Corazza (jurado no programa Que Seja Doce, do GNT, especialista em chocolate e formado na França), Rafael e Tati Benazzi (Cake designer especialista em bolos esculpidos e aerografia).

Sábado

14h – abertura da Feira para o público.

15h30 – Cozinha Show com os chefs Marcos Almeida e Bruno Tupinambá.

No auditório, entre 15h30 e 20h, acontece o Fórum do Cacau e Chocolate, que reúne nomes como Orlantildes Pereira (Leilão do Cacau), Adriana Reis e Pedro Magalhães Neto (Fazenda Lajedo do Ouro), Beatrix Cacao, Secretário João Carlos Leão Ramos (SEDAP Pará) e Valnei Pestana e Tales Rocha.

No Salão do Café, a partir das 14h, é dia de Degustação de diferentes extrações e preparos de expresso com Ramon Silva e Luca Allegro, do Latitude 13; Degustação da marca Nescafé Origens e o projeto Colmeia – Café e Mel com Fábio Lúcio Martins Neto, e Degustação Orientada de cafés da Bahia.

O Ateliê do Chocolate segue sob o comando dos chefs Lucas Corazza, Rafael Barros e Tati Benazzi.

Domingo

14h – abertura da Feira para o público.

15h30, tem Cozinha Show com os chefs Cida Pescadora (15h30), Rafael Barros (17h30) e Tati Benazzi (19h30).

Já o último dia de Salão do Café conta com a palestra “Aprenda sobre drinques alcoólicos de cachaça, chocolate e café” de Raimundo Freire; Degustação Orientada de cafés da Bahia e, por fim, Filtrando Sabor – Oficina de Preparo de Café com Lucas Campos, do Café Blenditto.

O Ateliê do Chocolate segue sob o comando dos chefs Lucas Corazza, Rafael Barros e Tati Benazzi.

Sobre o Festival do Chocolat

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.

Origem Week – Feira de Negócios conta com participação do Governo do Estado da Bahia através das secretarias da Cultura, do Turismo, do Desenvolvimento Rural, de Agricultura, de Ciências Tecnologia e Informação, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Bahia Gás, Associação Dos Produtores de Cacau (APC), APEX Brasil, CNI, Ceplac, entre outras instituições, e conta com a realização da MVU Eventos.

Sair da versão mobile