Ícone do site Farofa Magazine

Profissão de sommelier ganha reconhecimento do Ministério do Trabalho

Sommelier Jayro P. Neto fazendo um serviço de cerveja. Foto: Camila Sugai

Sommelier Jayro P. Neto fazendo um serviço de cerveja. Foto: Camila Sugai

A profissão de sommelier passou a ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência em março de 2022. A pasta atualizou a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), incluindo sommelier e outras 21 profissões na lista, entre elas skatista profissional, profissional da organização e analista de e-commerce. Agora, o Brasil possui 2.269 profissões oficialmente reconhecidas.

Segundo a pasta, o reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria. Para isso, são analisadas as novas dinâmicas de oferta e demanda da sociedade, assim como a evolução do mercado de trabalho brasileiro. Esta atualização permitirá que sejam levantados dados demográficos e criados subsídios para estratégias públicas de emprego

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério do Trabalho, participou na elaboração da CBO.

“A CBO tem como unidade de descrição a Família Ocupacional, um conceito ampliado de emprego, que abrange várias ocupações sob um mesmo título. Cada Família Ocupacional é descrita por meio da aplicação de um método intitulado DACUM, que permite o amplo levantamento de um conjunto de atividades realizadas pelo profissional.

Segundo o método, a descrição e a análise ocupacional são desenvolvidas por meio de dinâmicas de grupo, denominadas Painéis de Convalidação, com profissionais que efetivamente trabalham na ocupação a ser descrita, reconhecidos como profissionais de alto desempenho em suas funções. O resultado dessas dinâmicas são descrições detalhadas de cada Família Ocupacional e suas ocupações, como pode ser conferido no site disponível para consulta”. www.mtecbo.gov.br.

Essa descrição é feita com a participação e colaboração das entidades, empresas e organizações profissionais.

Foram convidados a participar do projeto CBO do Ministério da Economia para a inclusão das titulações SOMMELIER DE CERVEJA, SOMMELIER DE CACHAÇA e SOMMELIER DE SAQUÊ os profissionais: Priscilla Colares, Bia Amorim, Jayro Pinto Neto, Fê Bressiani, Maurício Maia, Yasmin Yonashiro, Pedro Barcellos e José Padilha.

A reunião contou também com a participação da equipe técnica e do coordenador técnico do Projeto CBO da FIPE e da equipe da CCBO – Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério da Economia.

As titulações SOMMELIER DE CERVEJA, SOMMELIER DE CACHAÇA e SOMMELIER DE SAQUÊ foram incluídas na ocupação SOMMELIER de código 5134-10 na Família Ocupacional 5134:  TRABALHADORES NO ATENDIMENTO EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E HOTELARIA.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES CBO: MINISTÉRIO DO TRABALHO

Descrição

(acesse AQUI)

5134 :: Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
Títulos

5134-05 – Garçom

Atendente de buffet, Atendente de mesa, Auxiliar de maître, Garçom de bar, Garção, Passador de guarnição

5134-10Sommelier

Atendente de estabelecimento com cervejas artesanais, Cachacier, Cachacista, Degustador de vinho, Escanção, Especialista em cerveja, Especialista em vinho, Garçom (serviços de vinhos), Organizador de degustações e harmonizações de bebidas, Sommelier de cachaça, Sommelier de cerveja, Sommelier de saquê, Sommelier de vinho

5134-15 – Cumim

Auxiliar de garçom, Auxiliar de mesa em restaurantes, hotéis e outros, Carregador de utensílios de cozinha

5134-20 – Barman

Atendente de bar, Auxiliar de barman, Balconista de bar, Preparador de drinques e bebidas

5134-25 – Copeiro

Auxiliar de serviço de copa, Chefe da copa, Copeiro de bar, Copeiro de eventos, Copeiro de hotel, Copeiro de lanchonete, Copeiro de restaurante

5134-30 – Copeiro de hospital

5134-35 – Atendente de lanchonete

Ajudante, auxiliar de bar, Ajudante, auxiliar de lanchonete, Atendente de balcão de café, Balconista de lanchonete, Cafeteiro, Cantineiro (escola), Chapista de lanchonete, Servente de lanche

5134-40 – Barista

Atendente barista, Atendente de cafeteria

Descrição Sumária

Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, empórios, navios cruzeiros, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam bebidas (sucos, coquetéis, drinques, aperitivos e cafés). Analisam sensorialmente bebidas, degustando amostras e classificam bebidas. Realizam serviços de bebidas, montando cardápio harmonizado, elaborando carta de bebidas e sugerem bebidas e harmonizações.

Confira a lista completa de profissões reconhecidas:

Sair da versão mobile