Conexão Cerveja Brasil encerra o ano de muitas atividades da Abracerva

Conexão Cerveja Brasil encerra o ano de muitas atividades da Abracerva

- em Beber, Eventos, Matérias
Marcos Moraes, tributarista e consultor da Abracerva, apresentará estudos sobre impostos no setor. Divulgação Abracerva

A cidade de São Paulo recebe de 5 a 8 de dezembro a etapa final do Conexão Cerveja Brasil, road show cervejeiro que já passou pelas cinco regiões brasileiras. Composto por um concurso de cervejas artesanais, palestras e eventos ligados à gastronomia, essa é uma iniciativa da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.

“Estamos desde julho presencialmente em capitais das cinco regiões com concurso e congressos. O formato de road show valoriza o conceito de “beba local”, fortalece as cenas regionais do mercado cervejeiro e seus elos com a gastronomia. Além disso, estamos unindo o segmento debatendo dificuldades e oportunidades, compartilhando sobre nossos pleitos na redução de impostos e simplificação”, explica o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva. Divulgação Abracervarasil, 

As atividades na capital paulista começam na terça-feira (5) com os julgamentos da final da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso cervejeiro promovido pela Abracerva. Depois de passar pelas cinco regiões do país, com etapas em Vitória, Salvador, Brasília, Belém e Curitiba, a Copa chega à São Paulo já tendo avaliado 1125 rótulos de 158 cervejarias de 18 estados e do Distrito Federal. O concurso envolveu até agora 86 jurados e concedeu 315 medalhas.

Agora, uma nova equipe de jurados, com experiências nacionais e internacionais na avaliação sensorial e de estilos, fará os julgamentos às cegas das cerca de 300 cervejas que foram premiadas nas etapas regionais. As cervejas que receberem medalha de ouro nesta fase final, ganham inscrição para a World Beer Cup, competição cervejeira mais prestigiada do mundo, que tem a Abracerva como único parceiro oficial no Brasil.

Reuniões e palestras
Na quarta-feira (6), das 13h às 18h, no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, será realizado o “Observando a Cerveja”, promovido pela Abracerva. O evento acontece em consonância com a 4ª Reunião de Governança do Observatório da Gastronomia de São Paulo e incluirá degustações com café, cerveja e chocolate, conduzidas pelo consultor em gestão sensorial Ensei Neto e harmonizações de Cerveja e Queijo com o especialista Andre Vasque, sócios do bar de queijos Teta Cheese, de Brasília.

A semana conta também com a reunião da Câmara Setorial da Cerveja, órgão consultivo ligado ao Ministério da Agricultura e que reúne os principais elos da cadeia produtiva da cerveja para discutir as políticas para o setor. O encontro é fechado aos membros.

Na sexta-feira a partir de 9h Abracerva realiza o Congresso Cerveja Brasil, gratuito e aberto à comunidade cervejeira, onde serão discutidos temas institucionais e estratégicos para o setor. Na sequência das palestras serão anunciados a partir das 15h30 os vencedores nacionais da 3ª Copa Cerveja Brasil e do concurso Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio. Todas as atividades no dia 8 acontecem no ICB – Instituto Cerveja Brasil, em Moema.

A programação do Congresso traz assuntos como os desafios do setor no curto, médio e longo prazos e as ações da Abracerva, que será apresentado por Gilberto Tarantino, presidente da entidade. Na sequência, o consultor e tributarista Marcos Moraes apresenta um panorama tributário da cerveja no Brasil, as propostas da Abracerva para melhorar o atual sistema e os possíveis impactos da reforma tributária sobre o segmento e os pleitos da entidade para sua regulamentação.

O Congresso Cerveja Brasil inclui ainda uma rodada de negócios com a rede varejista eChope, que está abrindo a oportunidade para cervejarias artesanais locais estarem presentes em suas lojas. Já a Abralatas apresentará soluções de envase em latas e suas soluções sustentáveis para cervejarias.

Programação da semana
5 e 6/12 – Julgamentos da etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil
5/12 – Reunião da Câmara Setorial da Cerveja (evento fechado)
6/12 – “Observando a Cerveja” (4ª Reunião de Governança do Observatório da Gastronomia de São Paulo)
8/12 – Congresso Cerveja Brasil – Premiação da 3ª Copa Cerveja Brasil e Lata Mais Bonita do Brasil

Informações sobre o congresso: https://www.conexaocervejabrasil.com.br/congresso 

Você também pode gostar

Cerveja artesanal um olhar em 2024

O mercado da cerveja artesanal como conhecemos atualmente