Copa Guaraní: concurso internacional de cervejas tem categoria dedicada ao lúpulo brasileiro

Copa Guaraní: concurso internacional de cervejas tem categoria dedicada ao lúpulo brasileiro

- em Beber, Eventos, Matérias
Lúpulo brasileiro. Foto: DivulgaçãoLúpulo brasileiro. Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a Copa Guaraní de Cervezas incluirá uma categoria dedicada exclusivamente a produções com lúpulo brasileiro. O evento, fruto de uma parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), será realizado de 5 a 11 de agosto em Assunção, no Paraguai.

Em sua terceira edição internacional, a Copa Guaraní reunirá mais de 60 juízes de pelo menos 20 países para julgar mais de mil amostras. Além do concurso, a programação também inclui um festival.

Cervejarias e cervejeiros caseiros podem competir na categoria Brazilian Hop Beer, que aceita qualquer estilo base com destaque para lúpulos brasileiros. O insumo nacional também estará presente nas premiações para as categorias Best of Show, como parte da parceria com a Aprolúpulo.

“Será uma grande oportunidade de apresentar o lúpulo brasileiro para a comunidade cervejeira de toda a América Latina. Vários dos principais especialistas em cerveja do continente terão a chance de avaliar cervejas em que o insumo produzido aqui é o grande protagonista. Esperamos que seja mais um passo na abertura de mercado para o lúpulo nacional”, disse Daniel Leal, vice-presidente da Aprolúpulo.

O lúpulo brasileiro vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados do Mapa do Lúpulo Brasileiro, produzido pela Aprolúpulo, o volume produzido no Brasil entre 2022 e 2023 chegou a 88 toneladas, 203% a mais do que no ano anterior. A área cultivada avançou 133%, totalizando 111,8 hectares. O insumo nacional também vem se destacando por sua qualidade, muitas vezes equivalente ou até superior ao importado.

Copa Guaraní de Cervezas ocorrerá em agosto no Paraguai
Copa Guaraní de Cervezas ocorrerá em agosto no Paraguai

O presidente da Acerva Paraguay, Francisco Montanaro, comemorou a parceria e a possibilidade de novos negócios a partir deste movimento pioneiro da Copa Guaraní. “O Paraguai é muito próximo do Brasil, não só em fronteira e cultura. Aqui, consumimos muitos serviços e produtos brasileiros, então acredito que seja um passo importante para negócios e investimentos futuros”, afirmou.

As inscrições da Copa Guaraní vão até 1º de agosto, com o valor de US$ 50 por amostra. O Brasil conta com pontos de recepção de amostras no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Foz do Iguaçu. Confira abaixo os links para inscrição:

Você também pode gostar

Entendendo a alta do azeite de oliva: produtos estão até 80% mais caros

Preço do azeite de oliva pressiona custos no