Ícone do site Farofa Magazine

Ribeirão Preto vai sediar eventos cervejeiros em setembro

Antonio Balieiro. Foto: Fábrica de Retratos

O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Programa Empreender da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, apresentou na segunda-feira (18/04) o calendário e a programação completa dos eventos cervejeiros que serão realizados na cidade no mês de setembro.

O evento contou com a presença de autoridades, convidados e representantes das 11 cervejarias que integram o Polo.

De 9 a 11 de setembro, o Craft Beer Ribeirão vai reunir cervejarias de todo o Brasil em torno da realização da 10ª South Beer Cup (festival sul-americano) e da 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal, além de promover rodadas de negócios, cursos para profissionais, atrações musicais e gastronômicas.

“A cultura da cerveja gera influência e é importante no desenvolvimento econômico, urbano e cultural da cidade e da região. Ribeirão já foi tida como capital do chope e estamos resgatando essa história que começou em 1890”, comentou Antônio Balieiro, integrante do Polo Cervejeiro.

O destaque da programação ficará por conta da South Beer Cupa primeira competição cervejeira dedicada à América do Sul. Realizada pela primeira vez em 2011, o torneio chega a Ribeirão Preto em sua 10ª edição depois de passar por Buenos Aires (2011, 2013 e 2019), Blumenau (2012), Belo Horizonte (2014), Mar del Plata (2015 e 2017), Curitiba (2016) e Belém (2018). A cada ano, Brasil e Argentina se revezam para sediar o evento.

Em sua última realização, em 2019 (o evento foi cancelado nos últimos dois anos em razão da pandemia), a South Beer Cup recebeu 250 inscrições e distribuiu 42 medalhas entre 16 estilos. O Brasil ficou com 12 das 13 medalhas de ouro e o Chile com a outra. Foram premiadas 18 cervejarias brasileiras.

“A South Beer Cup 2024 já está confirmada e novamente Ribeirão Preto está cotada para receber o evento, o que demonstra a importância do setor na cidade”, comenta Tio Limongi, integrante do Polo Cervejeiro.

Durante o anúncio da programação, o prefeito Duarte Nogueira lembrou que o município foi reconhecido pelo Ministério do Turismo com nível A, sendo considerada uma das cidades com maior fluxo turístico e geração de emprego no setor, ao lado de importantes capitais brasileiras. “Sediar eventos como o South Beer Cup atestam a importância da nossa cidade com a chancela do setor cervejeiro”, pontuou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Maraca, o mercado cervejeiro foi um dos que soube se reinventar durante a pandemia, trazendo novos mecanismos e buscando o consumidor em sua casa. “Hoje o setor mostra sua força mais uma vez com o anúncio de eventos importantes que vão gerar emprego e renda para a cidade”, completou.

O gestor de Marketing e Relações Institucionais da ACIRP, Carlos Ferreira, aproveitou o momento para enaltecer o Programa Empreender, que possui 18 núcleos setoriais ativos, entre eles o Polo Cervejeiro, que beneficiam 400 empresas.

“Graças à metodologia que favorece o associativismo, é possível que empresários se unam para que seu segmento cresça e se desenvolva e, consequentemente, a cidade também cresce”, concluiu Ferreira.

Polo Cervejeiro Ribeirão Preto. Foto: Fábrica de Retratos

10ª Edição do South Beer Cup

De 8 a 10 de setembro

Local: Hotel Royal Tulip JP

A South Beer Cup é restrita às cervejarias que dão ênfase à qualidade e tem a finalidade de premiar cervejas de excelência da América do Sul. Edição formato ‘The Champions’, voltada para as micro cervejarias que tenham rótulos já premiados com ao menos uma medalha de ouro em uma das seguintes competições:  Copa Argentina de Cervezas 2020 e 2021; Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 e 2022; Brussels Beer Challenge 2020 e 2021; European Beer Star 2020 e 2021, além de determinadas competições internacionais realizadas em América Latina.

1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal

Data: 8 a 10 de setembro

São Paulo contempla atualmente 220 fábricas de cervejas e está no 2º lugar no Ranking Nacional em números de cervejarias do Brasil. Este campeonato tem o propósito de reunir as bebidas artesanais fabricadas no Estado de São Paulo, promovendo a cultura cervejeira, incentivando a melhora da qualidade dos produtos e trazendo os principais produtores, distribuidores, fornecedores e entusiastas do ramo.

Craft Beer Ribeirão

Data: 9 a 11 de setembro

O evento contempla atrações musicais, gastronomia, as premiações da South Beer Cup e da Copa Paulista, além de feira de negócios, cursos, espaço kids e as melhores cervejarias da região.

Sair da versão mobile