Ícone do site Farofa Magazine

El Cielo: o restaurante que faz os clientes comerem chocolate com as mãos

El Cielo: o restaurante que faz os clientes comerem chocolate com as mãos

Chocolate em mãos. Foto Divulgação

O mundo da gastronomia é um universo paralelo e subjetivo muito parecido com o da arte: às vezes rolam conceitos que não são perfeitamente entendíveis, ou até são entendíveis, mas não muito bem aceitos.

Nesta semana, um restaurante viralizou quando clientes publicaram um vídeo deles tendo uma experiência inusitada: “lavando as mãos” com chocolate derretido em um prato que parecia uma pia e depois se deliciando ao lamber os dedos.

O restaurante é o colombiano El Cielo, localizado em Medelín e com unidades em Bogotá, Miami e Washington,  e dedicado à cozinha contemporânea colombiana. Comandado pelo chef Juan Manuel Barrientos, a casa é conhecida por oferecer experiências para todos os sentidos humanos, o que ficou claro com a história do chocolate. Por lá, ingredientes e profissionais são sempre locais.

No prato batizado de “Chocolaterapia”, o chocolate colombiano, mundialmente famoso, é servido derretido, jogado nas mãos dos clientes, que esfregam as mãos para depois degustar a iguaria lambendo os dedos, literalmente.

Dica: Essa “experiência gastronômica” você pode fazer em casa. pic.twitter.com/saTJ5YMgUF

— Flávio Costa (@flaviocostaf) January 22, 2022

Segundo Barrientos, o El Cielo utiliza conhecimentos da neurociência na criação dos pratos, que são elaborados a partir da observação de picos emocionais em diversas experiências sensoriais humanas.

O chef também afirma que, além de priorizar as raízes ancestrais colombianas nos ingredientes, também proporciona uma espécie de “experiência científica” através do menu.

Chocolate nas mãos. El Cielo (Foto: Divulgação)

Neste sentido, o “lavar as mãos com chocolate” seria uma ação que ativa o sistema límbico cerebral, despertando memórias e estimulando tato, olfato, paladar, audição e visão, em uma viagem às primeiras recordações da infância.

Apesar de parecer, o “Chocolaterapia” não é uma sobremesa, e sim, uma entrada, servida antes do prato principal e que faz parte de um menu degustação. O valor para a experiência gastronômica completa é de $218.000,00 pesos colombianos, o que equivale a pouco mais de R$300,00.

Sair da versão mobile