Ícone do site Farofa Magazine

Inteligência artificial chega às churrasqueiras

A Scheer Churrasqueiras e Parrillas, maior fabricante de churrasqueiras profissionais do mundo, acaba de lançar uma inovação inédita no mundo: o sistema Firetech, software que utiliza tecnologia da informação para controle de temperatura com a melhoria de processos, economia de tempo e precisão nos assados. Tudo isso controlado e visualizado por um monitor, o FIREPAD.  A tecnologia pode ser um divisor de águas para estabelecimentos que trabalham com grelhados, assados e churrasco.

Através de sensores, o sistema faz o controle de altura das grelhas, para uma padronização da temperatura, conforme o ponto determinado para cada carne e corte. Assim, otimiza o consumo do carvão, consegue prever a necessidade de manutenção do equipamento e libera mão-de-obra para outras atividades. Com isso, há mais controle de todo o processo, que é padronizado desde o momento de acender o fogo até levar o corte pronto à mesa, no ponto desejado pelo cliente.

Desenvolvimento do projeto

O sistema FIRETECH demandou 1 ano e meio de pesquisas e desenvolvimento.

“O controle da temperatura sempre foi um grande desafio nas churrasqueiras a carvão ou lenham pois é inconstante”, ressalta Daniel Scheer Viapiana, CEO da Scheer Churrasqueiras e Parrillas.

“Em outros nichos da cozinha industrial, há esse controle. Para o churrasco tradicional, isso é inédito. Sempre ficou por conta do feeling dos profissionais a hora certa para abastecer o equipamento, o momento para puxar a brasa p/baixo da carne, dentre outras providências que dependem da mão-de-obra especializada”, explica o executivo. Nos restaurantes do exterior esse desafio é ainda maior, por conta da escassez de profissionais especializados.

Temperatura, brasa, ponto da carne: tudo controlado remotamente via aplicativo | Imagem: divulgação

FIRETECH registra padrões e gera previsibilidade, sem a necessidade da intervenção humana. Todo o processo pode ser acompanhado por meio de relatórios de análise e comparação. Permite conectar a operação interna e externa do estabelecimento. Também é uma poderosa ferramenta para os restaurantes maiores, que operam em redes.

A tecnologia inédita foi apresentada ao mundo na 101ª National Restaurant Association Show, maior feira profissional de foodservice do ocidente, que aconteceu de 21 a 24 de Maio, em Chicago–EUA. “Recebemos a visita de alguns dos melhores chefs de cozinha, dos quatro cantos do mundo. Eles foram unânimes em aprovar a inovação e elogiar a possibilidade de padronização de critérios e parâmetros”, relata Mauricio Della Giustina, gerente de exportações da Scheer. De 7 a 10 de Junho, a indústria faz o lançamento nacional da tecnologia, na Fispal Food Service, maior feira do setor no Brasil.

Como funciona o sistema FIRETECH

– Utiliza dispositivos IoT, trazendo o conceito da ‘internet das coisas’ para esse universo da gastronomia.

– Sensores inteligentes, conectados às grelhas, permitem a regulagem automática da altura.

– Conta com 3 comandos de temperatura.

– FIREPAD com interface amigável, de fácil operacionalização e interpretação de dados, permite o controle de todo processo na palma da mão.

– Painel de Controle com Tela Touchscreen.

– Registro da memória de uso ideal, gerando previsibilidade, sem a necessidade da intervenção humana durante o processo.

– Dashboard inteligente, que facilita o processamento dos dados colhidos durante a operação.

– Geração de relatórios para análise e comparação entre várias unidades de negócio.

Sair da versão mobile