Ícone do site Farofa Magazine

6 livros de gastronomia para apaixonados pelo tema

Livros na minha estante. Fotos por Bia Amorim

A gastronomia está presente em nossa rotina. Acordamos e precisamos nos alimentar, para termos combustível para os afazeres diários, para pensar, nos mover e viver. A leitura e aprendizado sobre cultura, história, ingredientes e futuro nos dão ferramentas para compreender melhor quem somos e o momento que passamos. O futuro está aí todos os dias e é com o passado que podemos observar quais aprendizados foram úteis e quais erros não podemos mais cometer. A alimentação mudou muito ao longo dos milênios e buscamos cada vez mais saborear, nos nutrir e nos divertir neste processo.

A Farofa separou 6 livros para quem curte gastronomia.

  1. HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO

por Massimo Montanari (Autor), Jean Louis Flandrin (Autor), Luciano Vieira Machado (Tradutor), Guilherme João de Freitas Teixeira (Tradutor)

Capa dura: 888 páginas

Editora: Estação Liberdade; Edição: 9 (14 de abril de 2003)

Uma relíquia para aqueles que gostam de organização e pesquisa bem feita. O livro é um “tratado histórico e antropológico sobre a alimentação”. Vai desde a Pré-História até os dias de hoje, é exibido de forma cronológica e dissertando sobre assuntos como função social dos banquetes, sistemas alimentares e modelos de civilização, a dietética contra a gastronomia, etc. Livro fundamental para historiadores, sociólogos e defensores das boas causas gastronômicas. Tem no miolo dois ricos cadernos de ilustrações coloridas.

  1. O TERCEIRO PRATO: Notas de campo sobre o futuro da comida

por Dan Barber (Autor), Ana Deiró (Tradutor)

Capa comum: 480 páginas

Editora: Bicicleta Amarela; Edição: 1ª (9 de outubro de 2015)

Dan Barber é um dos mais importantes chefs de cozinha da atualidade. Famoso pelo seu histórico, suas pesquisas e batalhas. Está no documentário Chefs Table, da Netflix mostrando seu restaurante e fazenda. Neste livro, ele imagina um cenário daqui a 35 anos. Com muitas conversas, histórias e passagens, o livro nos mostra como é importante pensar no futuro e revolucionar a maneira como comemos nos dias de hoje. “Barber construiu esse impressionante panorama para uma alimentação ética e, ao mesmo tempo, ainda mais suculenta.”

  1. ESTRELAS NO CÉU DA BOCA: Escritos sobre culinária

por Carlos Alberto Dória (Autor)

Capa comum: 272 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 2 (31 de julho de 2006)

Sempre reflexivo, Dória nos traz neste livro algumas histórias e uma investigação culinária. Fala sobre vanguarda e sobre tradição. Ele fala sobre comida, mas discute também os arredores do tema. Ele divide o livro em 3 etapas, sendo a primeira uma experiência pessoal em São Paulo, depois um contexto geral da gastronomia e por fim uma reflexão nacional sobre o pensar e o comer.

Ganhou o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2007 – Melhor Livro sobre Literartura Gastronômica.

Carlos Alberto Dória é também colunista da Farofa Magazine nas versões impressas e seus textos podem ser lidos AQUI.

  1. A ARTE DA FERMENTAÇÃO

por Sandor Ellix Katz (Autor)

Capa dura: 632 páginas

Editora: Tapioca (8 de setembro de 2014)

Este livro é considerado a “Bíblia” da fermentação. Mais do que um livro que tem receitas com alimentos fermentados, Sandor traz um aprendizado, respeito e cultura sobre este conhecimento, tão antigo e acontecimento tão natural, que é a fermentação.

“Fermentar a sua própria comida significa fazer um eloquente protesto – dos sentidos – contra a homogeneização dos sabores e das experiências alimentares que hoje se estende como uma vasta planície indiferenciada por todo o nosso planeta.”

Em 2017 Sandor Katz veio ao Brasil e ministrou diversos cursos e palestras junto com a equipe do Bora Fermentar. Participei de uma imersão na Fazenda Ambiental Fortaleza e conto tudo AQUI.

  1. CACHAÇA:  história, gastronomia e turismo

Por Jairo Martins da Silva (autor)

Capa dura: 322 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 1 (28 de junho de 2018)

Os diferentes caminhos que a produção de cana-de-açucar faz para se tornar uma das bebidas mais apreciadas no país e que também mais nos representa. Trazendo junto aspectos culturais e sociológicos da bebida, Jairo consegue ensinar processos, tipos, regiões produtoras e serviço da bebida.

  1. GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

por Dolores Freixa (Autor), Chaves (Autor), Guta (Autor)

Capa comum: 320 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 1 (23 de outubro de 2017)

Uma história completa da globalização da gastronomia. Com uma linha histórica bem construída e de simples leitura, as autoras fazem as amarrações necessárias para entendermos nossa cultura e como foi construída a culinária em diversos países e como nos fundimos e trocamos experiências como seres humanos.

O destaque brasileiro vem com descrições sobre hábitos alimentares, heranças e influências que nos moldaram ao longo dos séculos.

Boa leitura a todos, deliciem-se.

Sair da versão mobile