Ícone do site Farofa Magazine

Livro sobre mercado cervejeiro artesanal de Santa Catarina é lançado

Anuário. Imagem divulgação

Com um mercado recheado de cervejarias Santa Catarina ganhou um anuário para chamar de seu. Em maio, será lançado um anuário especial sobre o mercado cervejeiro de um dos estados mais cervejeiros do Brasil.

A ideia do livro começou como uma pesquisa acadêmica de Jorge Mattos, que estudava o mercado e viu uma oportunidade de compartilhar os dados de sua pesquisa com o máximo de pessoas possível. Jorge é empresário, proprietário do Arqueiros Pub e Gastrobar Zé Perri, ele contribui para o cenário cervejeiro há mais de 30 anos, atuando principalmente no comportamento de consumo voltado para o segmento. 

A escassez de dados atualizados sobre o mercado de cerveja brasileiro ainda é uma realidade, e isso inspirou Jorge a tomar para si a responsabilidade e o desafio de transformar uma pesquisa acadêmica em um livro completo com as informações mais relevantes sobre as cervejarias de Santa Catarina. 

Os dados foram coletados durante o ano de 2021 e grande parte do mapeamento foi realizado pelo próprio Jorge. Com a demora ou perda de respostas via e-mail, o autor entrou em seu carro numa aventura em busca das cervejarias de todo o Estado para garantir o maior alcance e autenticidade das informações.

Pré lançamento anuário. Foto: Divulgação

Além de dados e insights sobre o mercado, a obra traz informações sobre fornecedores, instituições de ensino, bares e estabelecimentos relacionados à cerveja. Um verdadeiro retrato cervejeiro do Estado de Santa Catarina. 

Somos apaixonados por cerveja! Essa paixão vem de nossos ancestrais alemães, italianos, austríacos e belgas que aqui aportaram no período da imigração. Na bagagem, trouxeram as primeiras receitas e um pouco de lúpulo, malte e leveduras. Não foi o acaso que nos condecorou com o título de Capital Nacional da Cerveja para Blumenau. Foi nossa paixão e a determinação de criarmos a primeira receita genuinamente brasileira, denominada Catharina Sour. Nas nossas terras germinaram, também, os primeiros lúpulos e maltes.

O lançamento oficial do Anuário das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina acontecerá durante o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, de 04 a 07 de maio.

O livro poderá ser comprado com desconto durante o festival e também pode ser adquirido no link: https://bit.ly/3x2WKv2 


Ouça a entrevista de Jorge Mattos no podcast Beercast #458 AQUI

Assista uma entrevista sobre o Anuário no Guia da Cerveja – Guia Talks #3 AQUI

 

Sair da versão mobile