Ícone do site Farofa Magazine

Restaurante de Curitiba tem menu interativo em homenagem ao leite

Queijo do dia, servido na ratoeira, abre o menu degustação | Foto: divulgação

Restaurante MIUQ oferece pratos com leite e cria menu degustação elaborado com diferentes tipos da bebida.

Focado em pratos elaborados com diferentes tipos de leite, o restaurante MIUQ, de Curitiba, acaba de lançar dois menus degustação exclusivos: um em 10 etapas e outro vegetariano, com 8 pratos. Os clientes são servidos no balcão do restaurante, de onde podem acompanhar o preparo dos chefs.

A degustação começa com o Queijo do Dia, com pedidas que variam com frequência. Os chefs Vitor Verona e Felipe Machoski explicam a seleção de cada peça, geralmente algum queijo nacional premiado. Sucesso das entradas, a Coxinha de camarão com catupiry de castanha de caju é apresentada como segunda etapa, e acompanhada de vinagrete de pimentão verde. Depois, tem o Taco de pão de queijo recheado de carne cruda e queijo Tulha, o primeiro queijo artesanal brasileiro a ganhar medalha de ouro em um concurso internacional de queijos.

Com uma pegada criativa tanto nos pratos quanto nas apresentações, o MIUQ ganha os clientes pela experiência. O Taco, por exemplo, é apresentado em um manequim articulado de madeira com rosto de vaca, segurando a entrada, enquanto o queijo vai em uma pequena tábua que imita ratoeira.

A quarta parte do menu tem um Carpaccio de beterraba com sorvete de queijo de cabra e neve de castanha-do-pará, seguido por uma releitura criativa do Spaguetti Carbonara: o Carbonara em bocados e muito pecorino, servido como um croquete. O sexto prato tem influência francesa: Pera la BÉÉÉ-lle hélène com mousse de queijo labneh (tipo de coalhada tradicional da cozinha árabe) e calda de cebola caramelizada. A sétima apresentação tem Kachapuri de queijo Boursin, gema e azeite de trufas brancas. O prato é típico da Geórgia, na Europa Oriental.

Cinco leites

Os nomes das criações costumam identificar qual tipo de leite é usado na receita. Pera la BÉÉÉ-lle hélène descreve de forma divertida o uso de leite de ovelha. “Cada leite tem sua riqueza, é um universo muito amplo”, comenta Olivia Brenner, que comanda o MIUQ ao lado da mãe, Cristiana. A casa trabalha com leites de vaca, cabra, ovelha, búfala e leite vegetal, e o menu degustação traz uma oportunidade de experimentar um pouco de cada em variadas receitas. Alguns pratos da sequência são releituras do cardápio do restaurante, como explica o chef Verona: “Usamos os mesmos ingredientes ou parecidos, mas mudamos alguma técnica, alguma apresentação, valorizando a experiência única de degustar o menu”. Já outros pratos foram criados exclusivamente para esse formato.

A oitava fase do menu é um desses originais: o MIUQ Dog tem linguiça artesanal de queijo coalho e goiabada, acompanhada de tapenade de azeitona, cubos de laranja e stracciatella. A sequência continua com Pot Pie de fricassé de cordeiro com requeijão cremoso de búfala. A sobremesa encerra a degustação com duas possibilidades: o Romeu & Julieta, um sorvete de iogurte de ovelha com goiabada, folha de ouro e chocolate branco no palito, ou Torta da teta: uma torta de chocolate com creme de pistache e gorgonzola.

O menu vegetariano tem alguns pratos diferentes, oferecendo a possibilidade de aproveitar uma cozinha que celebra os diferentes leites sem usar carnes. Aqui, aparecem por exemplo os Bombons de queijo de cabra (com damasco, alho frito e tomilho fresco) e a Caramelle de cogumelo com fonduta trufada de parmesão.

Quanto custa

O menu vegetariano de oito etapas sai a R$ 149 por pessoa. Já o menu degustação tradicional, com dez etapas e pratos com carnes, fica a R$ 159 por pessoa.

O Menu Degustação do MIUQ é servido exclusivamente no balcão do restaurante. A casa abre de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h, e de quinta a sábado, das 19h às 23h30. O MIUQ está localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1160. Mais informações no Instagram oficial do restaurante.

Confira algumas criações do MIUQ para os menus degustação:

Sair da versão mobile