Ícone do site Farofa Magazine

10 Podcasts de gastronomia para seguir e ouvir

Juja Han via Unsplash

O Podcast chegou para ficar e fizemos uma seleção de 10 canais que falam sobre gastronomia, seja para amantes, foodies ou gestores de negócios na área. Papos sobre comida, bebida, tendências e profissão. São especialistas na área e seus convidados.

1. A hora do chá – Cultura e história da alimentação.

Grupo de pesquisa em cultura e história da alimentação do Instituto Federal de Brasília IFB (Campus Riacho Fundo), o podcast fala sobre “aspectos da alimentação, além de dicas de livros (comida para ler), filmes (comida para ver) e, claro, comidas (comida para comer).”

Criadores do podcast são os docentes Thiago de Faria, Tatiana Rotolo e Giuliane Pimentel.

#14 episódios

Entre 30 minutos e 1 hora.

2. Bar Talks por Mixology News

#13 episódios

Em média 1 hora.

1º Podcast brasileiro de bebidas & bar. Marco de la Roche (Mixology News, Drink Lab e Bar Convent São Paulo) entrevista os principais profissionais da área de coquetelaria e conta as novidades e tendências. “A voz do bartender brasileiro. Hora etílica.”

Convidados que já passaram por lá:

Tony Harion, Diogo Sevílio, Rodolfo Bob, Stephanie Marinkovic, Marquinhos Feliz, Laercio Zulu, Sylas Rocha, Alê D´Agostino, André Bueno, Rafael Mariachi, Marcelo Serrano, Kascão Oliveira, Spencer Amereno Jr.

3. Beercast Brasil

Desde maio de 2013, onde tudo era mata nesse tipo de mídia, o pessoal do Beercast já trazia e novidades do mercado cervejeiro.É um canal de divulgação online da cultura cervejeira, artesanal e industrial, em todas as suas vertentes: cultural, comercial, criativa, social e econômica.

#341 episódios (dá para maratonar uma vida!)

Média de 45 minutos.

No episódio #208 eu fui falar sobre a Farofa Magazine, que tava nascendo <3 (AQUI)

Os guerreiros são eles: Anselmo Mendo, Gustavo Passi, Renato Martins, Ricardo Shimoishi.

4. Coffea

#35 conteúdos de 17 episódios. Versão em inglês disponível.

Média de 30 a 50 minutos.

Do campo à xícara. Um dedo de prosa é uma boa forma de resumir o tom da conversa no Coffea.

Kelly Stein é uma apaixonada por café. Depois de três anos intensos como editora do blog Mexido de Ideias, ganhou o mundo e hoje é correspondente internacional responsável pela América Latina das revistas STIR Tea&Coffee e Barista Magazine. Eventualmente, escreve sobre o tema para a Revista Espresso.

5. Foodcast

#39 episódios

Média de 40 minutos.

Destemperados  é mais do que falar sobre gastronomia, sobre tendências, sobre verdades. É rir muito com as piadas, conversa leve, se sentir em uma roda de amigos bêbados (rs) e que sabem o que estão falando. O elenco é estrelado com o pessoal de sotaque gaúcho. Multiplataforma de conteúdo gastronômico, foi criado em 2007.

O time titular é: Lela Zaniol, Diogo Carvalho, Bárbara Zarpelon, Alice Castiel, Natália Frighetto e Felipe Costinha.

6. Foodness Talk

#11 episódios

1 hora duração

Um convite para falar sobre gestão de negócios de alimentação, falando com especialistas da área sobre dificuldades, gestão, olhar sobre tendências e muito mais. A responsável é a Re Cruz, que tem sites com educação online, mas é gestora e sócia de negócios de sucesso na área.

Alguns convidados que já passaram por lá são: Arnaldo Lorençato, Lena Mattar, Ailin Aleixo, Jose Barattino, Dani Dahou, Benny Goldenberg, Paulo Bitelman, Raphael Despirite, Renata Vanzetto, Fábio Prado e Rafael Tonon.

7. Por aí – Estadão

#100 episódios

Rapidinhas de 3 minutos em média

Patricia Ferraz é editora do caderno Paladar do jornal Estadão e neste podcast ela fala sobre os restaurantes na cidade de São Paulo.

8. Pura Caffeina

#13 episódios

Média de 1 hora.

Apaixonadxs por café é o público fiel deste podcast, que traz assuntos diversos e dicas para profissionais de serviço e torra. O Pura Caffeina também é um site que vende itens para fazer café e cursos.

A responsável é a jornalista e barista Gisele Coutinho.

9. The Dave Chang Show

#96 episódios

Média de 1h30

Em inglês

Entrevistas, dicas de utensílios e compras para cozinhar e assuntos diversos de um dos chefs mais famosos do mundo, Dave Chang. O conhecido e cultuado Momofuku trouxe fama a esse cozinheiro. Ugly Delicious e The mind of a Chef são dois especiais que ele fez para a Netflix.

10. Varados de Fome

#32 episódios

30 minutos

Os jornalistas Fabio Wright e José Flavio Junior fazem um divertido papo sobre lugares divertidos e algumas dicas culturais e até de música.

Sair da versão mobile