Ícone do site Farofa Magazine

12 lugares charmosos em Ribeirão Preto para uma experiência gastronômica

Espaço super charmosos do restaurante Amici, em Ribeirão Preto

Conforme a gastronomia foi avançando nas suas técnicas culinárias, os locais onde as comidas e bebidas são servidas também foram evoluindo. Hoje, sabemos que mais do que só os sabores, para ter uma ótima experiência sensorial todo o conjunto deve fazer sentido. Os espaços mais aconchegantes, com ótimo serviço e cardápio bem executado, são mais charmosos do que os demais e sustentam uma aura com aquele “que” a mais. Jardim bem cultivado, conceito bem desenhado e ambiente bem cuidado fazem nos sentir mais bem acolhidos.

E por essas e outras, escolhemos alguns dos lugares mais lindos e deliciosos de Ribeirão Preto pra você colocar em sua programação e ter uma verdade experiência sensorial.

 

Grassy Spazio Café

Você poderia estar em Lisboa, São Paulo ou Buenos Aires, mas é aqui em Ribeirão mesmo que temos um padrão de café internacional em ambiente super charmoso e tranquilo para colocar o papo em dia ou passar depois do almoço para um café rápido.

Com excelente atendimento e cafés selecionados, a cafeteria tem ótima carta com diferentes métodos de preparo dos grãos, que passam pela curadoria do barista Rafael Ferraz. Mas chás, sodas e sucos têm seu espaço também para acompanhar um docinho.

Endereço: R. Clemente Ferreira, 945 – Jardim São Luiz

Salão do Grassy Café. Foto: Rafael Almeida

 

Le Bonbon

A famosa loja de chocolates em uma esquina escondida de Ribeirão parece ter saído de um livro de contos há mais de 20 anos. A cada estação, a casa se decora com os mais lindos e delicados objetos que tratam do tema da data. As embalagens seguem a moda também e o presente se torna ainda mais doce.

Mas nem só de chocolate se vive e o pão de mel com geléia de damasco e os bolos de especiarias são itens a serem avaliados de perto, bem de perto 😉

Endereço:

Frente da Le Bonbon, sua charmosa entrada e docinhos. Foto: Divulgação.
R. João Penteado, 2560 – Jardim São Luis

Abraçaço

No bairro do Boulevard, é capaz de você passar na frente desta casinha e não perceber. Esta cozinha de comida afetiva serve  cafés e almoços em um ambiente bastante aconchegante. Tem comidinhas que atendem um café da manhã ou um lanche da tarde e também servem almoço. Tem um vasto cardápio de bebidas que incluem cafés espresso, filtrados, cold brew. Vale uma isita romântica, papo com amigos e até um almoço solo.

Endereço: R. Cerqueira César, 1652 – Jardim Sumaré

Salão aconchegante do Abraçaço. Foto Divulgação

Matuto

No meio da fazenda, comida de fazenda. No alto da cidade, uma chef muito capaz. O cardápio do Matuto vem a cada estação mudando, conforme a natureza manda. Era assim antigamente, é assim ainda hoje. Quase chegando em Cravinhos, entrando (com reserva) no condomínio Santa Maria, você vai avistar um pequeno vilarejo, com casinhas coloridas em linha reta. Bem na esquina, a charmosa casinha de cor ocre está com as luzes da sala acessas e um menu muito honesto a sua proposta.

Louças lindas, atendimento muito cordial, uma ótima carta de vinhos e a certeza de sair dali com vontade de voltar.

Endereço: Rodovia Anhanguera, Km 299, s/n – Residencial Fazenda Santa Maria, Cravinhos

Charmosa entrada (mas tudo lá é um charme) do Matuto em uma quente noite.

Noipê

Recém-inaugurado, este restaurante com clima de bar poderia estar em qualquer rua do Itaim Bibi em São Paulo ou em alguma sombra das árvores dos Jardins, bairro também da capital. Com arquitetura grandiosa, carta de bebidas e comidas seguem a linha artesanal “homemade”. Embutidos, burrata e pães são preparados na casa.

A varanda é o lugar perfeito para quem gosta de boa vista e ser visto. Fizemos uma resenha completa de lá, no LINK.

Endereço: Av Luiz Eduardo Toledo Prado 1000 – Alto da Boa Vista

Um bar bem lindo.

O Pastifício

Em uma pequenina casinha no bairro Santa Cruz, na descida antes da praça da igreja, ficava essa lojinha de massas comandada por um ex publicitário. Amante da culinária italiana, Gabriel capricha na escolha dos ingredientes e receitas tradicionais. Esse ambiente criou um aconchegante lugar para comprar as massas congeladas, em um pequeno espaço cheio de flores penduradas da planta trepadeira. Agora está em novo endereço e funciona para almoço e jantar a preços excelentes para comer uma massa com a família, tomar um vinho, ou até coquetel.

Melhor ainda quando tem molho cozinhando e o cheiro sai pela porta que separa a pequena sala da cozinha. Mas peça mesmo o cannoli, que é para comer fresco!

Endereço: Rua Platina, 318 
Massas artesanais. Foto: Divulgação

Salamandra

O centro da cidade tem muito a nos mostrar. Em um despretensioso imóvel na subida da rua São José, fica esse restaurante de tempero espanhol. É lá que há mais de 15 anos uma família espanhola tempera para os ribeirão-pretanos os camarões e frutos do mar que falam outro idioma quando em nossas bocas. O charme fica por conta dos contrastes entre uma gastronomia sofisticada ao mesmo tempo que simples.

Hugo, o chef da casa é quem acolhe os clientes e constrói as receitas para os paladares que buscam mais do que um local luxuoso, uma experiência.

Endereço: Rua São José, 839 – Centro
Especialidades da casa e o acolhedor salão. Foto: Divulgação.

Una Empório e Gastronomia

O mais novo bar, empório e adega da cidade é extremamente sofisticado. Com arquitetura que chama a atenção, a casa da esquina da avenida Independência com a Itatiaia tem uma belíssima árvore que sombreia o terraço do bar. Com ares cosmopolitas, as entradinhas podem acompanhar uma bela taça de vinho, uma cerveja gelada ou um coquetel da moda.

Para levar ou para ficar, novidades não faltam nas prateleiras e geladeiras.

Endereço: Av. Itatiaia, 1077 – Jardim Sumaré
Adega climatizada em uma bela paisagem aconchegante. Foto: Divulgação.

 

Varanda Orgânica

Na frente da pracinha, uma plaquinha. Com letra escrita à mão, o cardápio do restaurante Varanda Orgânica muda de acordo com as compras do dia. Com o buffet de saladas caprichadas, podemos fazer ali mesmo uma refeição principal e saudável. Travessas com quinoa, abóboras grelhadas e diversos legumes e verduras, abacates e outras frutas e molhos mais exóticos estão sempre em diferentes formas. O prato do dia mais a sobremesa são escolhas opcionais, mas sempre interessantes. O salão parece que saiu de uma revista de decoração ou programa de TV.

O cuidado com o ambiente foi especial e tudo ali enchem os olhos. Só abre para almoço.

Endereço: Av. Anhanguera, 1145 – Alto da Boa Vista
Ambiente do salão. Foto: Rafael Almeida

Marê Café

No bairro Boulevard, uma esquina abriga um pequeno café. Dali muitos métodos de preparo do grão são feitos em objetos bonitos, e com precisão. No cardápio deliciosos itens fazem você voltar várias vezes. Ótimo lugar para bater papo com amigxs, levar trabalho ou estudar. Dá para comprae cafés de torra fresca da região e os mais atuais da moda.

Endereço: R. Eliseu Guilherme, 235 Boulevard (Eles estão prestes a mudar de endereço! Confirme no Instagram da marca)

Cardápio Marê. Foto: Divulgação.

Conjunto Santini

Na mão de Marcia Santini, decoradora, qualquer pedaço de tecido, livro e uma muda de planta se transforma em um arranjo ou uma decoração. Foi desta forma que pouco a pouco, a família Santini mostrou que faz mais do que boas massas frescas, tem um dom admirável de transformar os lugares em cenário.

Amici

Já na calçada da rua Olavo Bilac, a entrada do restaurante apresenta um lindo jardim. Passando pela portinha mágica, você é teletransportado para uma praça em plena Itália. Assim como as terras europeias com sotaque acentuado, Ribeirão também tem uma fonte com escultura e água. Romântico. Pode escolher entre as mesas ao ar livre ou dentro do casarão reformado. A carta de vinhos é caprichada e a adega, no andar abaixo do piso normal, quase escondida. O lugar é descrito nas redes sociais como perfeito para ocasiões especiais. Muita gente já deve ter noivado, casado e comemorado por ali. Um ambiente super aconchegante e sofisticado. Peça trufas e aspargos com ovo, uma das especialidades da casa.

Endereço: R. Olavo Bilac, 1280 – Jardim Sumaré

Praça pronta para um lindo e caprichado casamento. Foto: Divulgação.

La Cucina di Tullio

Nossa última parada na visita sensorial à Itália. Vamos para uma autêntica cantina em Cremona, cidade de Tullio Santini, famoso e querido restauranter da cidade. Faz 20 anos que o restaurante abriu as portas em Ribeirão e talvez não imaginasse que iria mudar a forma como comemos por aqui. Com cardápio caprichado e criações exclusivas, este é um lugar onde muita gente passou e provou que Ribeirão poderia ser uma cidade gastronômica.

Os pratos como La Gôndola e Lasantuly são ícones da gastronomia da cidade e acompanham uma carta de vinhos que sempre teve grandes clássicos do universo de tintos, brancos, espumantes e rosés, ajudando na fama do local. Cuidado até hoje pela família Santini, é um espaço onde dá para sentir o cheiro da Itália enquanto escuta o velho sanfoneiro tocar os clássicos que nos envolvem. O atendimento super cordial é também a prata da casa.

Endereço: Av. Antônio Diederichsen, 485 – Jardim São Luis
Salão à la cantina. Foto: Divulgação.

 

Conhece um lugar super charmoso na cidade? Conta pra gente! Manda mensagem pelo nosso Instagram 
Sair da versão mobile