Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

CHORIZO BLACK ANGUS COM PURÊ DE MOZZARELLA, BATATA SUFLÊ E FAROFA

16/07/2019
No inverno, pense em uma refeição saborosa e que possa harmonizar com um vinho. Aqui a sugestão do Chef Thomas Salaar do D’autore Restaurante e a harmonização de Silas Honorato, sommelier.
1 hora
1 pessoa
45

ingredientes:

Bife de Chorizo (contra filé) 300g
Batata cozida 150g 
Queijo mozarela 70g
Batata para suflê 40g
Farinha de mandioca 50g
Proteína de soja 25g 
Óleo de soja 100ml
Cebola 20g
Mix de ervas desidratadas (alecrim, tomilho, orégano) 10gr de cada 
Azeite 80ml
Vinagre de vinho tinto 30ml

preparo:

1) Bater as batata cozidas em um processador juntamente a mozarela até homogeneizar 

2) Laminar as batatas (não muito finas), pré fritá-las em óleo por 180 graus, voltar ao congelador e após congeladas, retornar a fritar com a mesma temperatura, utilizando uma escumadeira para gerar movimento e a batata estufar

3) Para a farofa, começamos com óleo, cebola cortada em cubos até soar bem, proteína de soja e mexer em fogo médio até sentir crocante, desligar fogo e colocar a farinha juntamente com o sal à gosto  

4) Para o preparo da carne, simplesmente tempere  sal e pimenta do reino à gosto e finalize onde desejar, em uma grelha ou frigideira
 

Chef: Thomas Salaar - D’autore Restaurante. Foto: Divulgação



Não existe estação certa para se apreciar um bom vinho, é claro! Mas, é fato que durante o inverno, a bebida se torna um item quase indispensável à mesa. Por essa razão, refeições harmonizadas se tornam uma ótima opção de programa, seja para reunir os amigos ou a família em casa, ou então para se arriscar na cozinha em um jantar romântico. 

Pensando nisso, o sommelier e o chef do D´autore Restaurante, casa de gastronomia contemporânea de Campinas (SP), se uniram para dar a dica de uma combinação perfeita para aproveitar os dias mais frios: Cabernet Sauvignon e chorizo Black Angus. 

Para Silas Honorato, sommelier do estabelecimento, mesmo que os vinhos brancos ainda sejam pedidas atraentes para o inverno, as combinações gastronômicas da época ainda clamam pelos tintos intensos. 

“Vinhos que são encorpados e com maior teor alcoólico combinam muito bem com pratos quentes e densos, os favoritos da temporada. Essas características, em sua maioria, nos vinhos que são elaborados pela uva Cabernet Sauvignon”, explica o profissional.

E, para variar do fondue e das tábuas de queijos, o chef do restaurante, Thomas Salaar, sugere uma opção diferente e saborosa para harmonizar com o vinho indicado: chorizo Black Angus acompanhado de purê de mozzarella, batata suflê e farofa. “O típico corte argentino é macio, suculento e fácil de preparar”, segundo Thomas. 



Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02

saiba antes, saiba mais:

artigos

Luiz Horta

Luiz Horta

O testamento de um enochato

Bia Amorim

Bia Amorim

Quando floriu o cafezal

Bia Amorim

Bia Amorim

Diversity in the beer market

Bia Amorim

Bia Amorim

Pense por um minuto apenas. E se o mundo não tivesse IPA e Burger?