Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

Bisteca Fiorentina

13/11/2018
O chef Matheus Grobe, do restaurante La Madunina, compartilhou a receita de sua criação com a gente pra você se aventurar na cozinha e dar aquela impressionada nos convidados.  Bora botar essa mão na massa?
45 min
2 pessoas
R$35

ingredientes:

- 1 Prime Rib Angus de aprox. 600g

- 2 batatas médias

- 100g de nozes

- Folhas de sua preferência (agrião, rúcula, espinafres, alface romana, etc)

- 2 beterrabas médias

- 2 colheres de queijo mascarpone ou ricota

- Tomates cereja

- Azeite

- Sal grosso

- Ervas como alecrim, manjericão, tomilho, etc

preparo:

A Bisteca

Tempere a bisteca com sal grosso, sele na chapa e finalize no forno. Retire-a e deixe descansar por 5 minutos para os caldos internos assentarem.

A gremolata
Mix de ervas (salsinha, manjericão, tomilho e hortelã) bem picadas embebidas no azeite. Alho, sal e pimenta do reino a gosto.

A Salada
Faça um mix de folhas de sua preferência, descasque as beterrabas e as envolva individualmente em papel alumínio. Asse-as a 180° por 40 minutos ou até ficarem tenras. Confite os tomates em azeite e ervas a gosto, sal e açúcar mascavo a 80° no forno por uma hora. Se seu forno não alcança essa temperatura, deixe a porta do mesmo entreaberta usando uma colher.

Vinagrete de nozes para a salada
Faça uma emulsão de 1 parte de ácido (de preferência limão) para 3 de azeite. Macere um dente de alho, insira nozes picadas e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.

A batata
Descasque as batatas e corte-as ao meio. Coloque-as em uma caçarola onde fiquem bem acomodadas e felizes. Não as empilhe. Cubra de água fria para que possa circular água entre elas com folga. Tempere com sal, uma folha de louro e um ramo de alecrim. Assim que ferver, baixe o fogo pro mínimo possível. Quando estiverem tenras, retire-as e acomode-as em uma assadeira untada com manteiga com a superfície cortada virada para cima. Coloque-as em forno a 100° por uma hora ou até estiverem secas. Retire do forno, deixe esfriar, corte ao seu gosto e frite em óleo a 200°.

Monte o prato e aproveite em boa companhia.

Fotos: Matheus Urenha



Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02

saiba antes, saiba mais:

artigos

Luiz Horta

Luiz Horta

O testamento de um enochato

Bia Amorim

Bia Amorim

Quando floriu o cafezal

Bia Amorim

Bia Amorim

Diversity in the beer market

Bia Amorim

Bia Amorim

Pense por um minuto apenas. E se o mundo não tivesse IPA e Burger?