Ícone do site Farofa Magazine

Bacalhau tá caro? Selecionamos 10 receitas econômicas para a Páscoa

Com o preço do bacalhau nas alturas, a Páscoa de 2022 anda pedindo receitas um pouco mais econômicas. E, para quem não quer apostar errado nos peixes “tipo bacalhau”, ou prefere variar com ingredientes mais em conta sem perder a qualidade, a FAROFA selecionou 10 receitas que vão te dar uma mãozinha no cardápio do feriado.

Confira:

Chef Anouk Migotto – Restaurante Donna Pinha (Santo Antônio do Pinhal/SP)

Escondidinho de truta defumada com batata baroa (para 2 pessoas)

Ingredientes:

Modo de preparo: Misture os filés de truta defumada com o queijo cremoso e adicione sal a gosto caso seja necessário. Reserve. Lave bem a batata e cozinhe na pressão com casca e pouca água. Cinco minutos após pressão, retire e veja se a cocção está boa. Esprema e faça um purê com a própria água do cozimento. Adicione sal a gosto.

Em um refratário, coloque uma camada de purê, no meio o creme finalizado de truta e por cima o restante do purê. Finalize com parmesão fresco ralado fino. Leve ao forno para gratinar.


Moquequinha de truta (para 6 pessoas)

Ingredientes:

Modo de preparo: Corte as trutas em três pedaços e tempere com limão, sal e pimenta. Reserve. Refogue em uma panela o azeite de dendê com o alho. Coloque as trutas, as cebolas, os tomates, o leite de coco e um pouco da água. Deixe que incorpore todo o caldo. Não mexa. Deixa ferver por 10 minutos. Coloque o molho de tomate. Deixe o caldo dar uma encorpada. Se houver necessidade coloque um pouco mais da água. Coloque o cheiro verde picado antes de servir. Para acompanhamento, uma farofa de dendê e arroz branco.


Chef Fernanda Luvezuto – Chef em Casa 

Terrine de queijo

Ingredientes base

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Reserve. Dica da Chef: utilizar outros queijos para saborizar e temperos a gosto, frutas secas etc.

Molho Pesto (recheio)

Modo de preparo: No liquidificador, adicione todos os ingredientes e utilize a função pulsar até todos os ingredientes estarem processados. Dica da chef: 1 pedra de gelo para deixar mais verdinho.

Tomate confitado (cobertura)

Modo de preparo: Leve em uma assadeira todos os ingredientes e deixe ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20min. Reserve.

Montagem: Forre a fôrma de bolo inglês ou o recipiente que desejar com filme ou saquinho plástico. Faça uma camada com metade do creme de queijo e pressione bem. Em seguida o pesto e por último o restante o creme. Feche bem com o filme e leve para gelar por pelo menos 4 horas.

Depois que estiver gelado e firme, desenforme e decore com os tomatinhos confitados. Sirva com torradinhas, nozes, amêndoas, alecrim.


Vinhos Dom Bosco

Lagarto ao molho de pimentão 

Ingredientes:

Modo de preparo: – Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o óleo em uma panela de pressão e frite a carne até que esteja bem dourada em todos os lados. Junte o tablete de caldo de carne, a água fervente e os pimentões. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 45 minutos, após dar a pressão. Tire a panela do fogo, espere esfriar até tirar toda a pressão. Corte a carne em fatias e coloque-as em uma travessa.

Prepare o molho batendo em liquidificador o molho da carne com o creme de leite. Regue as fatias de carne com o molho. Sirva a carne com o Vinho Dom Bosco Tinto Suave gelado, à temperatura de 14⁰C.


Nestlé

Arroz Cremoso com Amêndoas, Nozes e Passas

Ingredientes

Modo de preparo: Em uma panela, doure o alho com o azeite e refogue o arroz. Acrescente o sal, NESFIT Bebida de Amêndoas, a noz-moscada e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Acrescente as amêndoas, as nozes, as uvas-passas e a salsinha. Misture tudo e sirva.


Batatas gratinadas

Ingredientes:

Modo de preparo: Em uma panela, cozinhe as batatas em água fervente com o sal por cerca de 10 minutos. Escorra-as e reserve-as. Em uma panela, misture o Requeijão NESTLÉ, o queijo parmesão, o Leite NINHO, e o NESTLÉ Creme de Leite e leve ao fogo baixo até obter um creme homogêneo. Adicione a noz-moscada e a pimenta-do-reino, misture e reserve. Corte o alho ao meio, esfregue cada metade no fundo de um recipiente refratário (30 cm x 19 cm) e unte com manteiga. Arrume as batatas reservadas no recipiente e cubra-as com o molho de queijo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva a seguir.


Renata Nunes, do canal Ideia Vegana

Peixe vegano

Ingredientes:

Modo de preparo: misture o shoyu com alga nori picada, páprica e deixe os pedaços de tofu marinando por no mínimo uma hora. Depois disto, retire os tofu do shoyu e misture este shoyu com amido de milho e um pouquinho de água, faça um “leite ralinho”. Prepare um prato com farinha de arroz, sal , amido de milho e páprica picante. Outro prato com farinha de linhaça e farinha de mandioca. Passe os pedaços de tofu na mistura de arroz ,”leite” novamente e depois na mistura de farinha de mandioca e farinha de linhaça. Cubra todos e deixe na geladeira por 1 hora. Depois você pode ou fritar ou assar na airfryer com um fio de azeite por 15 minutos, vira eles mais fio de azeite e mais 15 minutos!


Divino Fogão

Frango à caçadora

Ingredientes

Modo de preparo: Descasque, lave e corte a cenoura, o pimentão, o manjericão, o tomate e a cebola. Reserve. Tempere o frango apenas com o sal e deixe descansar por 1 hora. Em uma panela grande, doure o frango no óleo e junte o tomate, o manjericão, a cebola, a ervilha, a cenoura, o pimentão e o vinho tinto. Tampe a panela e cozinhe até o frango por cerca de 1 hora ou até ele ficar macio, mexendo de vez em quando. Se necessário, adicione água, para não secar o frango e os legumes. Quando o frango estiver macio e o molho encorpado, sirva.


A Ventana Bar

Ceviche à brasileira

Ingredientes:

 Modo de preparo: Em uma tábua, corte a tilápia no sentido do comprimento, em tiras de 1 cm de espessura. Coloque-as em uma tigela e regue-as com o suco de limão siciliano e com a cachaça. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos. Pique fino a cebola e o gengibre. Após 1 hora e 30 minutos, retire o peixe da geladeira, acrescente a cebola e o gengibre e leve à geladeira por mais 30 minutos. Em seguida, retire e escorra todo o líquido que se formou. Tempere com açúcar, coentro e folhas de hortelã. Misture delicadamente, para não quebrar as tiras de peixe. Finalize com as raspas de rapadura e sirva imediatamente, com os chips de mandioquinha como acompanhamento.


Água Doce

Torta delícia de atum

Ingredientes para a massa:

Ingredientes para o recheio:

Modo de preparo: Em uma travessa, misture todos os ingredientes do recheio. Experimente e caso necessite, tempere a seu gosto. Reserve. Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma assadeira e despeje uma camada de massa e sobre ela, uma de recheio. Intercale até finalizar com a camada de massa. Leve ao forno pré-aquecido em 180°C. Desenforme e corte a torta em pedaços, acomode os pedaços em uma travessa e decore com tomate e alface. Sirva.

 

 

Sair da versão mobile