Ícone do site Farofa Magazine

Salada de tomate – sem segredos

diferentes tomates cortados sob uma tábua de madeira

diferentes tomates cortados sob uma tábua de madeira

Algumas receitas parecem simples demais para estarem em um livro. Outras são tão incríveis que parecem inalcançáveis por pessoas que não são profissionais. O mundo da culinária é um grande paradoxo. Pensando em receitas aqui para o site da Farofa Magazine, fui observar as saladas que eu como em casa, na rotina. E folhendo o livro Dona Benta para escrever o artigo sobre ele, caí na categoria SALADAS e ali temos 2 receitas.

 

SALADA DE TOMATE 1 (Dona Benta)

Ingredientes:

 

Modo de Fazer (seguindo o livro):

  1. Escolha tomates grandes e não de todo maduros, corte-os em rodelas finas, polvilhe sal, pimenta e regue com um fio de azeite e vinagre.
  2. Para dar à salada um gosto mais delicado e estimulante, fragmente por cima, esfregando as mãos, um galho seco de orégano.

Mais fácil, impossível. O tomate é um alimento incrível, cru, cozido, assado. Tem textura, tem sabor e mesmo sozinho, apenas com temperos consegue ser incrível. Aqui em casa, fazemos os tomates picados (e cada dia é de um jeito, meia lua, cubos, rodelas grossas ou muito finas), sal, pimenta e um rio de azeite (como diz Sandro Macedo, colega especialista no assunto). E para acompanhar, pedaços de pão puxados sem ordem, fazendo um barquinho para tudo.

Bonitos tomates em uma tigela. Um chamariz ao paladar. Fotos: Canva

Na SALADA DE TOMATE 2 do livro de Dona Benta, ovos cozidos e azeitonas são convidados à mistura, além de um molho mais caprichado, além do azeite e sal.

Sair da versão mobile