Farofando desde 2015

Farofando desde 2015

Conheça a trajetória da Farofa Magazine e suas criadoras.

Em 2014, a sommelière Bia Amorim e a jornalista Fran Micheli se conheceram quando se tornaram sócias de um evento em Ribeirão Preto. Desde então, as trajetórias das duas se encontram na paixão pelo universo da gastronomia e na vontade de colaborar para um cenário mais humano e pensante sobre comida e bebida. 

 

 

 

A FEIRA

Em março de 2015, o evento foi realizado no RibeirãoShopping, reunindo dezenas de food trucks e restaurantes, com exposição fotográfica, música ao vivo e workshops para um público de 15 mil pessoas.

 

 

 

SURGE A IDEIA

Em 2016, Bia foi trabalhar no escritório compartilhado da Fran e as ideias começaram a pipocar entre um trabalho e outro: por que não fazer um guia de gastronomia de Ribeirão Preto? A proposta foi ganhando corpo e então a Farofa Magazine surgiu como uma aposta. 

JANTAR E ORQUESTRA – CERVEJARIA PRATINHA

Bia foi uma das organizadoras de um evento para a Cervejaria Pratinha, que reuniu cerca de 20 formadores de opinião brasileiros. A Fran estava presente e passou a trabalhar na comunicação da Cervejaria desde então. A proposta foi oferecer uma experiência sensorial, com harmonização entre comida + cerveja + composições clássicas executadas ao vivo por um quarteto de cordas. 

 

 

 

A PRIMEIRA REVISTA

Em junho de 2017, estava lançada a primeira edição impressa da Farofa Magazine com 10 mil exemplares. Na matéria de capa, um mergulho sobre a relação entre comida e afetividade. A distribuição foi feita pessoalmente e o lançamento oficial aconteceu no bar Apotek, em São Paulo.

CONVERSAS DE CONTEÚDO

Rodada de debates com especialistas e agentes de transformação social a convite da Fran Micheli. Sempre sentado com os convidados na mesa do Bar do Urso em um ambiente informal e regado a chope. Evento patrocinado pela Cervejaria Colorado.

conversas de conteudo fran micheli farofa magazine_poster

 

 

 

 

A ROTA DA COXINHA

A Farofa realizou uma análise (com ficha de sommelier e tudo) das coxinhas de Ribeirão Preto. Uma caravana com formadores de opinião saiu de bar em bar provando a iguaria e o resultado foi um ranking das 6 melhores coxinhas da cidade. A vencedora foi a coxinha do Bar da Dona Nena, estabelecimento familiar e periférico que ganhou notoriedade e teve sua trajetória transformada. 

tia_nena_coxinha_ipiranga_ribeirao_farofa_ste_fratesqui
Tia Nena, a simpatia e coxinha incrível. Foto: Sté Fratesqui

 

OCTFEST

A Farofa Magazine fez sua primeira cobertura internacional, marcando presença no OctFest, festival de cerveja produzido pela Pitchfork. 

LANÇAMENTO MAGIC BOOZE

Também colaboramos no lançamento do que ficou conhecido como “Cerveja Instantânea”. A Magic Booze foi lançada no Mondial de la Biere, em São Paulo e o buzz gerado em torno dessa novidade ecoa até hoje entre o público e a mídia. 

A cerveja instantânea que rodou o mundo. Foto: Bia Amorim
A cerveja instantânea que rodou o mundo. Foto: Bia Amorim

ANÚNCIO PREMIADO

Um anúncio institucional da Agência Onlime criado especialmente para a campanha na Farofa Magazine, foi medalha de prata no FestGraf, evento da APP que premia os melhores da publicidade do ano.

A SEGUNDA REVISTA

A 2ª edição impressa da Farofa Magazine trouxe como matéria de capa um mergulho nas causas da “chatice” para comer, além de colaboradores de peso como Rafael Tonon, Carlos Alberto Dória e Luiz Horta. 

segunda edição capa farofa magazine

JURI NO REALITY

Bia Amorim foi uma das juradas do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, junto com Juliano Mendes e Sady Homrich. O programa foi ao ar no canal TNT (2017) e depois pela Multishow (2018 e 2019) e também pela Rede Globo (2018 e 2019). 

Titi Muller, Juliano Mendes, Bia Amorim e Sady Homrich. Eisenbahn Mestre Cervejeiro, 2018
Titi Muller, Juliano Mendes, Bia Amorim e Sady Homrich. Eisenbahn Mestre Cervejeiro, 2018. Foto Divulgação

 

 

 

PALESTRA NA USP

Fomos convidadas como palestrantes na Jornada da Faculdade de Nutrição da Universidade de São Paulo. Contamos sobre a trajetória da Farofa e compartilhamos ideias sobre comer e beber com centenas de alunos participantes. 

MINIDOC

A Fran foi roteirista do minidocumentário “Tale of a beer and a Forest”, que conta sobre a origem do cacau baiano até ele se tornar ingrediente da cerveja Dark Moon, da Cervejaria Pratinha. Para o trabalho, a equipe fez uma imersão em plantações de cacau Cabruca em Ilhéus – BA. 

LIVRO DA FRAN

Com apoio da Farofa, a editora Fran Micheli lançou seu livro “Impróprio para Consumo: crônicas sensoriais da cabeça à boca do estômago” durante a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O livro está à venda na Amazon.

A TERCEIRA REVISTA

A 3ª edição impressa da Farofa Magazine trouxe como matéria de capa um a questão da estética, das redes sociais e como nos comportamos ao comermos na época onde o Instagram é uma ferramenta “você é o que você fotografa” foi uma produção caprichada em uma capa que teve como inspiração Rembrandt (leia mais aqui sobre a produção), além de colaboradores de peso como Rafael Tonon, Carlos Alberto Dória e Marcos Nogueira.

terceira edição farofa magazine revista impressa 

 

 

 

COLUNA NA RÁDIO

A Farofa Magazine foi convidada a ter uma coluna na Rádio Difusora, com transmissão para toda a região de Ribeirão Preto. O projeto foi muito bem aceito pelo público, que participava ao vivo nas discussões bem humoradas sobre gastronomia, porém os planos foram interrompidos com a chegada da pandemia. Foi quando os trabalhos da Farofa entraram em pausa de dois anos. 

Fran e Bia na rádio Difusora FM em Ribeirão Preto
Fran e Bia na rádio Difusora FM em Ribeirão Preto

 

 

 

 

EXPERIÊNCIA CORPORATIVA

Bia e Fran participaram da execução e serviço de um evento exclusivo para 60 convidados do Banco do Brasil. O encontro ofereceu degustação de meles e queijos nacionais guiada por Jerônimo Villas Boas, ecólogo especialista na cadeia de produtos da sociodiversidade. 

 

 

 

 

 

LIVRO GUIA DA SOMMELIERIA DE CERVEJA

Reunindo 30 autores, o Guia da Sommelieria foi lançado pela Editora Krater e contou com a organização de Bia Amorim. O livro é fruto de um financiamento coletivo que bateu a meta em menos de 48h e foi lançado em fevereiro de 2022.

Guia da Sommelieria de Cerveja. Editora Krater

RETOMADA

Após 2 anos em stand-by devido à pandemia de Covid-19, a Farofa Magazine retoma suas atividades, com nova plataforma online, novos colunistas e novo posicionamento no mercado.